Lições das tradições. Tefilin

Tefilin

T'filin, ou filactérios, são caixas pretas quadradas tradicionalmente usadas na cabeça e no braço. O t'filin para a cabeça é chamado t’filin shel rosh e tem quatro compartimentos separados. O shel yod t’filin para o braço e a mão tem um compartimento. Dentro do t’filin estão rolos de papel com citações dos livros de Deuteronômio e Êxodo. Uma caixa é amarrada no braço esquerdo e a outra na testa. Este ritual de colocar t'filin existe há séculos. Normalmente, eles são usados durante a adoração matinal, mas não no sábado ou feriados. Normalmente, apenas homens com mais de treze anos usam t'filin.

As porções do Êxodo são referências a Deus redimindo os filhos primogênitos na Páscoa. Em Deuteronômio, são referências à Lei de Deus. Assim, a redenção e a lei estão ligadas. Em Deuteronômio, capítulo 6, versículo 6, a Torá afirma que

"estas palavras que hoje te ordeno estarão em teu coração."

As palavras que Deus ordenou foram os Dez Mandamentos, que são registrados no capítulo anterior, capítulo 5. Embora o texto se refira aos Dez Mandamentos, não são os Dez Mandamentos de Deuteronômio capítulo 5 que estão no t’filin, nem as referências ao resgate da Páscoa, mas sim as instruções sobre t’filin que estão no t’filin.

O texto em Deut. 6:6 diz que esses mandamentos precisam estar em nossos corações. Em outras palavras, devemos amá-los. Eles devem se tornar parte de nosso sangue. O texto continua no versículo 8 dizendo:

"...as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os olhos."

Isso precisa ser entendido da mesma maneira como quando foi dito "em seu coração". Deus deseja que nossas mãos sejam ativas em fazer Sua obra e ações. Ele quer que nossas mãos sigam Sua lei. Ele não as quer roubando ou trapaceando; Ele as quer ajudando e edificando. Em referência a Deus, Salmos 48:11 diz:

"a tua mão direita está cheia de justiça.”

E com referência ao Rei Davi, o Salmo 18:21 declara:

“O Senhor me tratou conforme a minha justiça; conforme a pureza das minhas mãos recompensou-me.”

Assim, não é uma manifestação física de escrevê-los em nossas mãos que Deus está se referindo, mas sim, como com o coração, uma aplicação figurativa.

O mesmo seria verdade com a referência a tê-los como um símbolo em nossa testa. Ele quer que Sua lei guie nosso pensamento. É interessante notar que a área do cérebro na testa é o lobo frontal. Esta é a área do nosso cérebro onde tomamos decisões. Adonai não só quer que estejamos fazendo coisas boas, mas Ele quer que escolhamos fazer essas coisas. Há uma promessa maravilhosa escrita pelo profeta judeu Jeremias no capítulo 31, versículo 33, no livro das Escrituras Hebraicas que leva seu nome. Ele declara:

“Diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis; também no coração lhas inscreverei...”

O próprio Deus escreverá Suas leis em nossas mentes! Deus nos ajudará a fazer a escolha certa se permitirmos que Ele governe nossas vidas.

Elohim está nos dizendo para escrever as leis em nossos corações - amá-los. Escreva-os em nossas mãos - fazê-los. Escreva-os em nossa testa - pense sobre eles, decida fazê-los, queira fazê-los. Deus quer que nossas mentes, nossos corações e nossas mãos estejam sob Sua direção.

É interessante que no livro do Apocalipse, a Bíblia se refere à marca da besta sendo colocada nas mãos e testa. Enquanto o selo de Deus tem a lei de Deus figurativamente escrita em nosso coração, mãos e testas, a marca da besta será o uso das mãos ou da testa para quebrar a lei de Deus. A essência da marca da besta é escolher com a mente desobedecer à lei de Deus e então quebrar Sua lei com ações ou omissões. Assim como a escrita dos mandamentos de Deus em nossos corações, mãos e cabeças é figurativa, então também a marca da besta não é uma marca literal do lado de fora dos corpos, mas uma escrita figurativa nas mãos e testas, escolhendo desobedecer a Deus e seguir as leis artificiais da instituição do chifre pequeno/besta.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.