Lições das tradições. Shofar

Shofar

O shofar, feito de chifre de carneiro, tem sido usado por nosso povo há milhares de anos. O sopro do shofar foi usado para convocar as pessoas para a guerra e chamá-las ao Santuário para arrependimento. Ambos eram chamados para preparação e batalha. Deus fez os homens de Josué usarem shofares para derrubar os muros de Jericó. Foram shofares que Gideão usou em sua batalha contra os midianitas.

No chamado ao arrependimento, a batalha é contra nossas naturezas pecaminosas e os pecados que cometemos. Deus nos ama e nos deu t’shuva, o dom do arrependimento. Em Rosh Hashaná, o shofar é soprado, chamando-nos a nos arrepender de nossos pecados antes que o Yom Kippur venha. Hoje, durante o Rosh Hashaná, o shofar é soprado quase cem vezes, usando quatro notas diferentes; tekiah, shevarim, teruah e tekiah gedolah.

T’shuva (הבושת) é uma palavra hebraica que significa arrependimento ou retorno. O arrependimento é uma volta do pecado para Elohim, um retorno ao nosso Criador. O mês judaico de Elul é conhecido como o mês de T’shuva, pois é o mês que precede o mês de Tishri, que contém os Grandes Dias Sagrados. (Mais adiante na série, há uma lição inteira sobre os Grandes Dias Sagrados.)

T’shuva prepara nossos corações para receber o amor de Deus. A vida de Jacó é um maravilhoso exemplo de T’shuva. Deus o transformou de um enganador egoísta para um príncipe com Deus, um prevalente com Deus e com o homem. A mudança do nome de Jacó para Israel era uma indicação externa do que havia acontecido no interior. T’shuva não é algo que podemos fazer sozinhos; é um presente que Elohim nos dá. Deus nos dá uma mágoa por nossos pensamentos, ações, palavras e motivos pecaminosos. Ele então nos dá o poder de mudar quando convidamos o Seu Espírito para trabalhar em nós. Assim como o profeta judeu Zacarias escreveu: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6. Deus mudou Jacó pelo dom de T’shuva e Deus

 pode mudar você também. Deus originalmente criou o homem à sua própria imagem. O desejo de Deus é nos devolver à imagem original em que Ele nos formou. Deus deseja que Sua imagem, Seu caráter, se manifeste em nossas vidas. O começo desse processo de “retornar” à imagem original que Deus criou a humanidade começa com T’shuva, arrependimento.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.