Lições das tradições. Bar Mitzvah

Bar Mitzvah

Quando um menino atinge a idade de 13 anos, ele é denominado bar mitzvah, que significa literalmente "filho de mandamentos" ou "filho de boas ações". Para as meninas, o termo é bat mitzvah. É nessa idade que a criança é considerada velha o suficiente para começar a participar do serviço de adoração. De acordo com o costume judaico, os pais são responsáveis perante Deus pelas ações da criança até então. Mas, com 13 anos, as crianças são consideradas velhas o suficiente para responder por si mesmas diante de Deus no dia do julgamento.

Tradicionalmente, no Shabbat que antecede o 13º aniversário, a criança é chamada a ficar na frente da congregação e ler da Torá, bem como uma parte dos profetas judeus, também conhecida como haftarah. Foi nessa época que o Messias Y’shua foi ao templo em Jerusalém pela primeira vez em Sua vida.

É bom que as crianças aprendam a se envolver no culto público e a assumir a responsabilidade por suas ações. Pais com filhos pequenos devem perceber a sagrada responsabilidade de ensinar e treinar seus filhos a amar e seguir a Deus com todo o coração, alma e mente. Quando ensinamos as Escrituras e somos exemplos amorosos, quando nossos filhos são jovens, à medida que amadurecem, é muito mais provável que estejam tão cheios da presença de Deus que possam realmente ser chamados filhos e filhas de boas ações, bar e bat mitzvah. Como o rei Salomão disse:

“Ensine a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.