Lição 1. Abraão (Avraham), Pai Da Nossa Fé

Abraão (Avraham), Pai Da Nossa Fé

Bem-vindo à primeira lição do Jewish Discoveries (Descobertas Judaicas). Cada lição desta série baseia-se na anterior e irá ajudá-lo a conhecer melhor a Deus e a aprender a amá-lo e a confiar mais nele.

É importante ler as lições em ordem. Pular para ler uma lição com um título interessante pode tornar esses capítulos difíceis de entender, já que alguns dos fundamentos para compreendê-los são abordados nos capítulos anteriores.

Cada lição cobrirá a vida de um de nossos patriarcas ou matriarcas e uma lição específica que podemos aprender de suas vidas. Por exemplo, esta primeira lição é sobre Abraão, mas também sobre fé. Se você é bem versado nas Escrituras, pode estar familiarizado com os fatos sobre cada personalidade bíblica, mas os tópicos, por exemplo, fé, são tópicos que nunca podemos esgotar. Ao aplicar os valiosos princípios dessas lições à sua vida todos os dias, você terá uma caminhada mais rica e completa com Adon ha-shamayim v’ha-eretz (Mestre dos céus e da terra). Por outro lado, se você for um iniciante no estudo da Bíblia, encontrará essas lições simples de entender e seguir, e experimentará uma onda de frescor e novidade à medida que você passa a conhecer a Deus por meio de Sua Palavra. Assim, tanto para o iniciante quanto para o experiente, os Estudos das Escrituras da Herança Judaica serão valiosos à medida que você aplicar as lições à sua vida individual.

Nesta série de lições, responderemos a questões tão grandes como: Deus está preocupado com o Seu povo escolhido? Como eu sei que as Escrituras Sagradas podem ser confiáveis? Deus nos livrará de nossos inimigos? Deus pode me ajudar a superar maus hábitos? Por que Deus permite o sofrimento? O que ocorre quando nós morremos? Como posso ter paz (shalom) na minha vida? Como posso ter relacionamentos verdadeiramente satisfatórios com os outros? O que posso fazer sobre a culpa que carrego por erros do passado? Como posso obter alívio das mágoas que experimentei? A palavra de Deus pode me dar orientação financeira para minha situação atual? Deus tem um plano e direção para minha vida?

Você pode ter se perguntado algumas dessas mesmas perguntas quando pensou nos séculos de sofrimento e perseguição que nos afetaram. Talvez você tenha sido tentado a desistir completamente de Deus. Nós desafiamos você a acreditar que Deus é REAL! Suas Escrituras podem ser confiáveis. Suas promessas serão cumpridas.

Ele não nos abandona nas provações. Devemos decidir confiar nEle como Abraão fez. Deus chamou Abraão, assim como Ele está chamando você agora. Deus promete honrar seu pedido de ajuda para entender as Sagradas Escrituras e de ter mais fé NEle. Ele é seu Criador. Encorajo-lhe a fazer uma pausa por um momento e pedir a Deus que lhe dê sabedoria e entendimento enquanto continua a ler o restante desta lição.

1. Quem era Abraão?

Agora esta é a linha de Terah: Terah begot Abram, … na sua terra nativa, Ur dos Caldeus… E tu não mais te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque eu te farei pai de uma multidão de nações. Gên. 11:27, 28; 17:3,5,6

O nome de nascimento de Abraão foi Abrão. Ele originalmente viveu em um país chamado Ur. Elohim mudou o nome de Abrão para Abraão, significando que Ele tinha um plano especial para a vida de Abraão.

2. O que Deus pediu que Abraão fizesse?

Disse o SENHOR a Abrão: “Sai da tua terra natal e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei”. Gên. 12:1

O Senhor chamou Abraão a deixar a casa que ele conhecera e a sair pela fé e ir a uma terra que Deus ainda não lhe revelara.

3. Como Abraão respondeu ao comando de Adonai?

Abrão saiu como o Senhor lhe ordenara... Abrão tinha setenta e cinco anos quando deixou Harã (ou Ur). Gên. 12:4

Abraão saiu pela fé. Deus ordenou e Abraão confiou em Deus e deixou sua terra natal, mesmo tendo setenta e cinco anos de idade. Que forte ato de fé da parte dele! Vamos ver em nosso estudo quantas vezes Deus pediu a homens e mulheres para tomar decisões difíceis, e eles fizeram isso porque tinham fé no amor de Deus por eles. Você quer que Adonai lhe dê a fé necessária para tomar as decisões difíceis que você enfrenta? Você está disposto a sair pela fé e seguir a direção de Deus como Abraão fez?

4. Que promessa poderosa Deus deu a Abraão?

“Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; Tornarei o teu nome grande e serás uma bênção. Eu vou abençoar aqueles que te abençoarem e amaldiçoar aqueles que te amaldiçoarem; e todas as famílias da terra serão abençoadas em ti.” Gên. 12:2,3

Note que a promessa feita a Abraão não foi apenas uma bênção sobre ele e a nação que virá dele, mas também que todas as famílias da terra seriam abençoadas através de Abraão. Esta é realmente uma promessa surpreendente quando diz “todas as famílias da terra”. Em lições futuras, veremos exatamente como Deus cumpriu essa promessa aos descendentes de Abraão e a todas as famílias da Terra, incluindo a sua família.

5. Abraão sabia que sua esposa (Sarai, mais tarde chamada Sara) era idosa demais - aos 90 anos - para ter um filho, mas como ele respondeu a essa promessa de que Elohim faria dele uma grande nação? O que havia em sua resposta que era contado como “mérito” ou “justiça” aos olhos de Deus?

Ele depositou a sua confiança no SENHOR; (Deus) considerou isso ao seu mérito. Gên. 15:6

Abraão confiou no Senhor, embora o que Deus havia prometido fosse humanamente impossível. Isso é o que a fé realmente é. Confiar quando podemos ver todas as possibilidades não é realmente fé; é expectativa. A fé verdadeira acredita no que Deus disse apenas porque Deus disse isso. Este é o tipo de fé que Abraão teve. Deus “contou” ou “considerou” essa fé ao mérito de Abraão como uma ação justa.

Nem todos ouviram Deus falar diretamente com eles como Abraão, mas todos nós temos a Palavra de Deus, a Bíblia, disponível para nos mostrar Seu plano para nossa vida. É por isso que estamos lendo Sua Palavra juntos agora. Enquanto é nossa oração que você seja abençoado pelas ideias trazidas neste livro, a única fonte completamente confiável para a fé é a Santa Palavra de Deus.

6. Depois de quase 12 anos de espera, como Abraão tentou cumprir a promessa de Adonai de se tornar pai?

E disse Sarai a Abrão: “Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela.” E ouviu Abrão a voz de Sarai… E Abrão atendeu ao pedido de Sarai. … E ele conheceu a Agar, e ela concebeu. Gên. 16:2-4

Hagar, serva de Sara, deu à luz um menino e o deu o nome de Ismael. Deus não aceitou Ismael como cumprimento da promessa de que a semente de Abraão abençoaria todas as famílias da terra. A fé de Abraão escorregou e ele tentou cumprir a promessa de Deus à sua maneira, com seu próprio plano e por meio de suas próprias habilidades. Abraão nem sempre exerceu a fé perfeita. Sua fé cresceu e às vezes vacilou, mas Deus nunca desistiu de Abraão e ele não desistiu de buscar a Deus. É assim conosco também. Ao ler esta lição e as lições que se seguem, sua fé aumentará ou até poderá vacilar algumas vezes, mas Deus nunca desistirá de você. E mesmo se você desapontá-Lo - como Abraão fez - Ele nunca, nunca deixará de amar você.

Note: não precisamos quebrar os mandamentos de Deus para cumprir Suas promessas. Não é pelo nosso poder ou habilidades que Deus cumpre as Suas promessas, mas é trabalhando através de nós que Ele cumpre as Suas promessas. Abraão não teve que conceber com a criada de Sara para cumprir a promessa de Deus.

7. Por quem Deus disse que a promessa viria?

“Todavia, Sara, tua mulher, te dará um filho, e você o dará o nome de Isaque; e Eu vou manter o meu pacto com ele como um pacto eterno para a sua descendência por vir”. Gên. 17:18,19

8. O que era uma realidade para Abraão no momento em que essa promessa lhe foi dada?

(Sara) A esposa de Abrão não lhe deu filhos ... Abraão se, e riu, dizendo a si mesmo: “Pode uma criança nascer a um homem de cem anos de idade, ou pode Sara ter um filho com noventa?” Gên. 16:1; 17:17

Sarah não apenas não tivera um filho, mas também já havia passado da idade fértil. Era humanamente impossível para ela ter um filho. Como a sua fé tem permanecido durante situações difíceis pelas quais você passou?

9. Que sinal Elohim deu a Abraão para selar seu pacto?

Tal será o pacto entre Mim e tu e a tua descendência, a fim de seguirdes, o qual guardareis: t odo macho entre vós será circuncidado. Você deve circuncidar a carne do seu prepúcio, e esse será o sinal da aliança entre Mim e ti . Gênesis 17:10, 11

É interessante que a circuncisão foi dada a Abraão depois que ele teve um filho com Agar, a serva de Sara. Poderia ter sido uma repreensão a Abraão por ter tido relações com alguém que não era sua esposa e um lembrete para ele, e todos os seus filhos depois dele, para manter a aliança do casamento pura.

10. Depois que Abraão e sua família foram circuncidados, ele recebeu três convidados muito interessantes. Quem eram eles e que mensagem eles tinham para Abraão e Sara?

O SENHOR lhe apareceu pelos terebintos de Mamre; ele estava sentado na entrada da tenda ... Olhando para cima, viu três homens em pé perto dele ... Ele correu ... para cumprimentá-los e, inclinando-se para o chão, ele disse: "... deixe-me buscar um pedaço de pão para que possam se refrescar ...

"Abraão correu para a tenda para Sara e disse: "Rápido... Misture e faça bolos! Ele tomou coalhada e leite e o bezerro que havia sido preparado e colocou estes diante deles; e os esperou debaixo da árvore enquanto eles comiam.

Então um deles disse: “Eu voltarei a você no ano que vem e sua esposa Sara terá um filho!… Abraão e Sara eram velhos, avançados em anos; Sarah parou de ter o costume das mulheres. Sara riu, no seu íntimo, dizendo: “Agora que estou velha, terei prazer - com meu marido tão velho?” Então o SENHOR disse a Abraão: “Por que Sara riu…? Há algo maravilhoso demais para o Senhor?” Gên. 18:1,2,5,6,8,10-14

O que mais esses visitantes disseram a Abraão e seu sobrinho Ló?

Os homens saíram de lá e olharam em direção a Sodoma, Abraão andando com eles para vê-los. Ora, o Senhor dissera: “Devo esconder de Abraão o que vou fazer, visto que Abraão se tornará uma grande e populosa nação e todas as nações da terra devem se abençoar por ele? Então o SENHOR disse: “O ultraje de Sodoma e Gomorra é tão grande, e seu pecado é tão grave!”

Os homens foram de lá para Sodoma, enquanto Abraão permaneceu em pé diante do SENHOR. Os dois anjos chegaram em Sodoma à noite, quando Ló estava sentado no portão de Sodoma. Então os homens disseram a Ló: “… estamos prestes a destruir este lugar; porque o clamor contra eles perante o SENHOR se tornou tão grande que o SENHOR nos enviou para destruí-la.” Gên. 18:16- 18,20,22; 19:1,12,13

Elohim, em Sua misericórdia e respeito por Abraão, parou para contar a Abraão e avisar a Ló que Ele ia destruir as cidades de Sodoma e Gomorra.

11. Quando o filho prometido finalmente chegou?

Agora, Abraão tinha cem anos quando seu filho Isaac nasceu para ele. Gên. 21:5

Deus esperou até Abraão perceber que era impossível para ele realizar o cumprimento da promessa de Deus por seus próprios esforços. Deus o havia lembrado de Seu poder perguntando: “Existe algo maravilhoso demais para o SENHOR?” Gên. 18:14

12. Quando Abraham se aproximava do fim de sua vida, ele enfrentou outro teste monumental. Leia sobre isso em Gên. 22.

Algum tempo depois, Deus colocou Abraão à prova. Ele disse, “Abraão”, e ele respondeu: “Eis-me aqui”. E Ele disse: " Leve seu filho, seu único filho, Isaac, a quem você ama, e vá para a terra de Moriá, e oferece-o lá como holocausto em um dos montes que te mostrarei.” Gên. 22:1,2

Como Adonai poderia fazer uma grande nação a partir da descendência de Abraão e abençoar todas as famílias da terra se seu filho estivesse morto? Como Deus tirou Isaque de um ventre estéril, teve Abraão fé para acreditar que Deus poderia de alguma forma poupar o filho ou até mesmo ressuscitá-lo dos mortos? Essas perguntas foram o teste de fé que Abraão enfrentou. Deus registrou esses eventos em Sua Palavra para que possamos saber que Ele é capaz de fazer o impossível em nossa vida diária.

13. Ao se aproximarem do monte Moriá, Isaac levantou uma questão que Abraão devia estar temendo. Como Abraão mostrou sua confiança em Elohim?

Então Isaac disse a seu pai Abraão: "Pai!" respondeu: "Sim, meu filho." E ele disse: "Eis o fogo e a lenha; mas onde está o cordeiro para o holocausto? E Abraão disse: "Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto.” E os dois caminharam juntos. Gên. 22:7,8

Durante a longa subida de três dias até o Monte Moriá, ocorreu a Isaac que eles tinham tudo o que precisavam para oferecer um sacrifício a Deus, exceto o cordeiro. Ele perguntou ao pai a pergunta que deveria arder na mente de Abraão desde que eles deixaram suas tendas.

Abraão falou pela fé, embora ele ainda não havia visto nenhum cordeiro. Ele confiou que o próprio Deus providenciaria a Sua própria oferta. Em Ur não era incomum as pessoas sacrificarem seus filhos para seus deuses. O povo de Ur acreditava que eles tinham que satisfazer seus deuses. Abraão tinha fé que o Deus do Céu e da Terra não era um deus que precisava ser satisfeito, mas sim Ele era o Deus Todo-Poderoso, que é sempre capaz de satisfazer as necessidades de Seu povo. Abraão confiou que Deus proveria Seu próprio substituto para a Sua própria oferta.

14, Leia os próximos versos e veja como Deus miraculosamente atendeu às necessidades de Abraão.

Abraão construiu um altar ali; ele estendeu a madeira; amarrou seu filho Isaac; colocou-o no altar, em cima da madeira. E Abraão pegou a faca para matar seu filho. Então um anjo do Senhor chamou-o do céu: “Abraão! Abraão! ”E ele respondeu:“ Eis-me aqui”. E ele disse: “Não estendas a mão contra o menino, nem faça nada com ele. Por agora eu sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o seu favorecido, de mim.” Tendo Abraão erguidos os olhos, viu um carneiro, preso no mato por seus chifres. Então Abraão foi e tomou o carneiro e ofereceu-o como holocausto em lugar de seu filho. E Abraão nomeou esse local Adonai-yireh; daí dizer-se até o dia de hoje, "No monte do Senhor se proverá." Gên. 22:11-14

Abraão estava disposto a confiar em Deus, mesmo que isso significasse desistir de seu maior tesouro. Adonai testou Abraão para ver quem era mais importante para ele, seu filho ou Aquele que lhe deu seu filho.

Quem ou qual é a coisa mais importante em sua vida? É sua esposa, filho, carreira, casa, reputação? Você está disposto a confiar em Deus com o que é mais precioso para você? Você está disposto a entregá-lo a Deus e deixar que Deus decida se Ele quer que você o tenha?

Quando Abraão viu o carneiro que Deus havia providenciado como substituto de Isaac? Foi quando ele olhou para cima. Quando Deus colocou o carneiro na mata, antes ou depois de Abraão levantou a faca? As provisões de Deus estão lá para nós. É quando olhamos para Ele com fé que vemos Sua provisão para nós. Abraão chamou o lugar Adonai-yireh, (o SENHOR provê). É quando passamos tempo com o Adonai que teremos a fé para confiar que Ele sabe e vê Seus planos para nós.

Também vale a pena ressaltar que Isaac era um jovem saudável nessa época e poderia facilmente, se quisesse, ter se afastado de seu pai, que agora tinha mais de 110 anos de idade. Isaac, filho de Abraão, estava disposto a dar a sua vida para ser um sacrifício.

Deus, O próprio, providenciou o sacrifício. Que Deus nós temos! Ele simplesmente nos pede para acreditar e seguir Suas instruções.

15. Como Deus reafirmou Sua promessa a Abraão?

O anjo do SENHOR chamou a Abraão do céu pela segunda vez, e disse: “Por mim mesmo, eu jurei, diz o SENHOR, porque tu fizeste isto, e não reteve teu filho, teu único filho; Te abençoarei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e as areias que estão à beira-mar; e tua semente possuirá a porta de seu inimigo; e na tua semente todas as nações da terra serão abençoadas; porque obedeceste à minha voz.” Gên. 22:15-18 (versão das Sagradas Escrituras, Hebrew Publishing Company, NY, 1930).

Nas lições que se seguem, veremos mais e mais como Deus cumpriu essa mais importante promessa.

O mesmo Deus que amava Abraão ama você. Elohim foi capaz de trabalhar na vida de Abraão quando Abraão parou de confiar em seus próprios esforços e decidiu confiar totalmente no poder de Deus. Este mesmo Deus vai trabalhar em sua vida, enquanto você confia nele com todos os aspectos da sua vida. Já que nada é muito difícil para o Senhor, por que não confiar nEle agora mesmo para ajudá-lo com todos os desejos do seu coração?

* * *

Phil Bova estava curtindo sua vida ao máximo. Além de sua carreira como artista por muitos anos, ele também era um cantor para uma grande sinagoga perto de Cleveland, Ohio. Isto é, até que ele sofreu um grande derrame aos 29 anos, o que afetou muito sua fala e voz, assim como seu corpo. Ele não podia mais dirigir um carro, nem correr pelo quintal, cantar, ou ser ativo em qualquer das maneiras que ele já foi. Com todo um novo desafio físico, ele não tinha ideia do que aconteceria a seguir. Apesar dessa experiência, Phil foi atraído para mais perto de Deus do que nunca.

Joan McCallister cresceu como uma garotinha feliz, fisicamente saudável, enérgica. Ela era muito ativa em todos os tipos de atividades de jovens meninas. Isto é, até que ela foi inesperadamente diagnosticada com Artrite Reumatóide Juvenil com a idade de doze anos. Sua vida foi mudada para sempre. Sua artrite era grave desde o início e aos quinze anos ela achou necessário começar a usar muletas para proteger os já afetados quadris, joelhos e tornozelos.

Quando Joan tinha apenas 20 anos, ela foi diagnosticada com Miastenia Grave. Ela teve que permanecer na cama pelo primeiro ano, o que piorou a artrite e exigiu que ela usasse uma cadeira de rodas o resto de sua vida. Os braços dela, mãos, dedos e pernas não foram capazes de desenvolver plenamente e sua altura permaneceu em 1,49m”. Ela teria muita dificuldade em ter filhos ou viver uma vida "normal". Embora muitas vezes tentada a questionar o julgamento de Deus, ela escolheu confiar nEle.

Phil conheceu Joan. Embora as doenças tenham afetado negativamente a maior parte de seu corpo, isso não removeu seu sorriso radiante ou sua atitude positiva contagiante em relação a Deus, à vida e aos outros.

Os dois namoraram, apaixonaram-se, casaram-se, abrigaram cerca de 20 crianças maltratadas, adotaram duas e hoje são avós orgulhosos. Mesmo com suas próprias deficiências e dores contínuas, Joan trabalhou como Provedora de Serviços de Vida Independente, é palestrante e viajou pelos Estados Unidos dando seminários de conscientização sobre deficiência. Phil foi fundamental na formação de um comitê que foi o grande responsável pela criação deste livro.

Na realidade, a situação deles tem sido muito pior do que se pode dizer aqui, mas Deus continuou a segurá-los através de tudo isso. Joan diz: “Às vezes, confiar é doloroso. Às vezes é difícil. Mas confiando enquanto vivenciamos nossa própria escuridão é sempre benéfico”.

As atitudes de Phil e Joan sempre foram de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Eles viveram toda a vida em torno dessa promessa. Eles escolheram não nutrir raiva e ressentimento por suas deficiências. Em vez disso, eles realmente acreditam que Deus, em Sua grande sabedoria, permitiu que eles experimentassem tremendas provações a fim de elaborar um plano maior que Ele tem para eles.

A verdadeira fé é confiar que Deus sabe melhor, mesmo quando não somos capazes de ver onde Seu caminho para a nossa vida está indo. Você está disposto a andar com Deus na fé, confiando que, seja qual for o caminho que Ele te leve, Ele está lá com você? Você está disposto a continuar segurando a mão Dele e andar com Ele mesmo que o caminho fique escuro? Mesmo se você tiver que esperar por anos, como fizeram Abraão e Sara, pelo cumprimento de Suas promessas? Você está disposto a andar com Ele mesmo que Ele o conduza, como fez com Abraão, da sua atual zona de conforto para o lugar que Ele preparou para você? Essas são grandes questões. Peça a Deus que lhe dê a Sua fé e avance enquanto responde às perguntas de revisão desta lição.

Lição 1. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.