Lição 2. Jacó (Ya’akov) T’shuva

Jacó (Ya’akov) T’shuva

Costumamos dizer a frase “o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. Na última lição, aprendemos sobre Abraão e Isaque, mas quem foi Jacó e que papel desempenhou ao estabelecer a nação de Israel? Que lições podemos aprender da vida de Jacó para nos ajudar em nossa caminhada com Elohim? T’shuva (הבושת) é uma palavra hebraica que significa arrependimento. De que maneira a vida de Jacó foi um exemplo maravilhoso de T’shuva? Vamos olhar na Torá e descobrir.

1. Abraão e Sara tiveram um filho milagroso, Isaque. Isaque se casou com uma linda garota de caráter adorável. Seu nome era Rebeca. Quando Rebeca ficou grávida de gêmeos, eles pareciam lutar em seu ventre. Em sua aflição, ela perguntou ao Senhor. Como Deus respondeu?

O Senhor lhe respondeu: “Duas nações estão no seu ventre, dois povos separados sairão do seu corpo; um povo será mais poderoso que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo.” Gênesis 25:23.

O mais velho servindo ao mais novo era totalmente contrário à ordem tradicional. Geralmente, no tempo de nossos patriarcas, o primogênito era tido em alta estima.

2. Quem eram esses irmãos gêmeos? Qual deles era mais jovem?

O primeiro surgiu... Esaú. Então seu irmão surgiu... Jacó. Gênesis 25:25-26.

Esaú foi chamado Esaú porque ele tinha muito cabelo ruivo. Quando Esaú saiu do ventre, Jacó, que ainda estava no ventre, segurava o calcanhar de Esaú. Isaque achou isso fofo, então ele o chamou de Jacó, "agarrador de calcanhar" ou "trapaceador".

3. O costume da primogenitura dava ao filho mais velho uma porção dupla da herança e ele era designado para a liderança espiritual da família. Deus já havia indicado, quando as crianças estavam no ventre, que Jacó receberia esse direito de primogenitura. Que evento durante suas vidas mostrou a paixão de Esaú pela satisfação imediata e o interesse de Jacó pelos benefícios de longo prazo da primogenitura?

Certa vez, quando Jacó estava cozinhando um guisado, Esaú veio do campo faminto. E Esaú disse a Jacó: “Dá-me um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou faminto.” ... Jacó disse: “Primeiro, vende-me o teu direito de primogenitura.” E Esaú disse: “Estou à beira da morte; de que me serve então o meu direito de primogenitura?” ... Então Jacó deu pão a Esaú e guisado de lentilhas; ele comeu e bebeu, e levantou-se e foi embora. Assim, Esaú desprezou a primogenitura. Gênesis 25:29-34.

Deus não forçou Esaú a desprezar a primogenitura, mas, porque Deus sabia de antemão o que Esaú escolheria, Ele profetizou que o mais velho serviria ao mais novo. Esaú se importava mais com a satisfação temporal e imediata de uma tigela de sopa do que com os benefícios que a primogenitura lhe daria no futuro. Jacó, por outro lado, estava procurando maneiras de cumprir a profecia de Deus. O relato de Deus falando com sua mãe sobre o mais velho servindo ao mais novo pode ter sido sua história preferida quando ele era criança.

4. Desconsiderando a profecia de Deus a respeito de Jacó e ignorando a indiferença de Esaú ao direito de primogenitura, o que Isaque tentou fazer?

Quando Isaque era idoso e seus olhos estavam muito escurecidos para ver, ele chamou seu filho mais velho, Esaú, e disse: “Vá ao campo aberto e me procure alguma caça. Então prepare um prato e traga-o para eu comer, para que eu possa dar-lhe a minha bênção antes de morrer.” Gênesis 27:1-4.

Isaque parecia favorecer Esaú. Esaú foi seu primogênito. Apesar do que o anjo dissera, Isaque decidiu dar sua mais profunda bênção a Esaú.

5. Enquanto Esaú estava caçando, como Rebeca encorajou Jacó a enganar seu pai Isaque para dar-lhe a bênção?

Rebeca disse a seu filho Jacó: “Vá ao rebanho e traga-me dois cabritos bons, e eu farei deles um prato para o seu pai como ele gosta. Depois, leve-o ao seu pai para comer, a fim de que ele possa abençoá-lo antes de morrer.” Gênesis 27:6, 9-10.

Ainda segurando a promessa profética de muitos anos antes, Rebeca procurou cumprir a promessa de Elohim à sua própria maneira. Na lição 1, vimos como Abraão tentou cumprir a promessa de Deus tendo um relacionamento adúltero com Agar. Agora vemos como Rebeca tentou cumprir a promessa de Deus mentindo. Esse é um ponto importante a ser lembrado: nunca precisamos quebrar um dos mandamentos de Deus (mitzvot) para cumprir uma das promessas de Deus.

6. Como Jacó expressou sua resistência ao plano de sua mãe?

“Mas meu irmão Esaú é um homem peludo, e eu sou de pele lisa. Se meu pai me tocar, eu passarei a seus olhos por um zombador e trarei sobre mim uma maldição, não uma bênção.” Mas sua mãe lhe disse: “Sua maldição, meu filho, esteja sobre mim! Apenas faça o que eu digo e vá buscá-los para mim.” Gênesis 27:11-13.

Jacó não resistiu ao plano de sua mãe porque sabia que estava errado, mas porque achava que era um plano ruim. Ele não estava preocupado em ferir a Deus ou a seu pai, mas em ser pego.

7. Jacó se submeteu e foi com o engano. Quando ele trouxe a refeição para Isaque, Isaque o testou várias vezes para ver se ele era realmente Esaú. Jacó mentiu a cada vez. Isaque finalmente abençoou Jacó pensando que ele era Esaú. Assim que Jacó saiu da tenda de Isaque, Esaú entrou. Quando Esaú descobriu o que havia acontecido, ficou tão furioso que ameaçou matar Jacó. Em seu desespero, que plano Rebeca propôs em seguida?

"Agora, meu filho, escute-me. Fuja imediatamente para Harã, para meu irmão Labão." Gênesis 27:43.

Rebeca e Jacó conseguiram a bênção, mas não a conseguiram de acordo com o plano de Deus. Haveria consequências para a mentira deles. Rebeca proclamou: "... sua maldição seja sobre mim." Rebeca nunca mais viu seu filho depois daquele dia fatídico. As Escrituras não nos dizem como Deus teria impedido Isaque de dar a bênção. Deus poderia ter chamado do céu no último segundo, como fez quando Abraão estava prestes a sacrificar Isaque. Embora nem sempre saibamos como Deus cumprirá Suas promessas, sabemos que Ele fará. Nós vemos aqui que Jacó cometeu o mesmo erro que seu avô Abraão fez. Ele tentou cumprir a promessa de Deus à sua maneira. Não precisamos desobedecer a Deus para ajudá-lo a cumprir suas promessas. Não devemos tentar justificar o pecado porque o resultado final é o cumprimento do plano de Deus. Como aprendemos com Abraão, Deus nem sempre é cedo no cumprimento de suas promessas para nós, mas nunca está atrasado! Ele está sempre na hora certa.

8. Jacó partiu para Harã. Ele vagou sozinho no deserto, angustiado com a culpa de sua decepção. De que modo Deus deu a Jacó a certeza de Seu amor e misericórdia?

Ele teve um sonho; uma escada foi colocada no chão e seu topo alcançava o céu, e anjos de Deus subiam e desciam sobre ela. E o SENHOR estava ao lado dele e disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de vosso pai Abraão e o Deus de Isaque… A tua semente será como o pó da terra… e na tua descendência estarão todas as famílias da Terra abençoadas. E eis que Eu estou contigo…” Gênesis 28:12-15 (verso 14 & 15 das Escrituras Sagradas Hebrew Publishing Company, versão de 1930).

Oh, a misericórdia e amor de Elohim. Deus não veio a Jacó com condenação ou com uma carga de culpa. Em vez disso, Ele renovou a promessa de que a semente de Jacó, sua descendência, abençoaria todas as famílias da terra. (O cumprimento desta promessa tão importante será visto nas próximas lições). Como o avô de Jacó, Abraão, Jacó não tinha filhos quando esta promessa foi dada a ele.

Deus prometeu a Jacó que Ele estaria com ele. Jacó não era um caçador como Esaú. Ele era um caseiro que ficava perto do acampamento, cozinhando o ensopado. Estar sozinho no deserto deve ter sido uma experiência muito assustadora para ele. Quando jovem, longe da família e dos amigos pela primeira vez, inseguro quanto ao futuro, deve ter trazido a Jacó uma grande segurança ao ouvir Deus dizer: “Eu estarei com você”. Que Deus amoroso nós temos. Mesmo quando falhamos e estamos sozinhos por causa do nosso erro, não precisamos ter medo porque Deus está conosco!

9. Como Jacó reagiu a esse poderoso encontro com Deus?

Jacó despertou de seu sono e disse: “Certamente o SENHOR está presente neste lugar, e eu não o sabia!” Abalado, ele disse: “Que maravilha é este lugar! Esta não é senão a morada de Deus, e esta é a porta de entrada para o Céu.” … Ele nomeou aquele lugar de Betel … Jacó então fez um voto, dizendo: “O SENHOR será o meu Deus… de tudo o que me deres, eu por ti separarei o dízimo.” Gênesis 28:16-19, 22.

Betel significa "casa de Deus".

Talvez pela primeira vez na vida de Jacó, ele tenha tido uma experiência pessoal com Adonai. A fé e a crença de Jacó no que Deus lhe prometeu o fizeram responder com louvor e ação de graças. Ele também determinou agir de acordo com sua fé, devolvendo a Deus 10%, um dízimo de tudo o que Deus lhe daria a capacidade de ganhar. Quando tivermos uma experiência real com Deus, isso fará com que a fé em Deus se desenvolva em nós e nos faça reagir com louvor, gratidão e obediência.

10. Finalmente, após uma longa jornada, Jacó chegou a um poço perto da terra de Harã, onde um grupo de pastores apresentou Jacó a Raquel, filha de Labão. Jacó foi morar e trabalhar com a família de Labão. O que Jacó pediu quando seu tio Labão lhe perguntou que salário ele desejava?

“Eu te servirei sete anos por sua filha mais nova, Raquel.” Assim, Jacó serviu sete anos por Raquel, e estes lhe pareceram apenas alguns dias por causa de seu amor por ela. Gênesis 29:18-20.

11. Depois de esperar e trabalhar por sete longos anos pelo amor de sua vida, Jacó foi enganado por Labão, que trocou sua filha mais velha, Leah, por Raquel na noite de núpcias. O que vai, volta. Jacó, o enganador, foi enganado. Quando Jacó protestou, Labão prometeu a Jacó que ele poderia ter Raquel também por mais sete anos de serviço. Labão mudou continuamente o salário de Jacó durante os vinte anos em que Jacó trabalhou para ele. O que Deus instruiu Jacó a fazer neste momento difícil?

… O Senhor disse a Jacó: “Volta para a terra de teus pais, onde nasceste, e estarei contigo.” Gênesis 31:3.

Por pior que fosse a situação com Labão, ir para casa deve ter sido um pensamento assustador. Jacó não via seu irmão há 20 anos. Ele deveria estar se perguntando: “Ele me perdoou? Ele vai me aceitar? Esaú ainda está zangado? Ele vai tentar me machucar?”

12. Como Deus mostrou fielmente amor e preocupação por Jacó e sua família em sua jornada de volta para casa?

Jacó seguiu seu caminho e anjos de Deus o encontraram. Quando os viu, Jacó disse: “Este é o acampamento de Deus.” Gênesis 32:2.

Deus nunca nos deixa ou nos abandona. Nunca. Como o salmista cantou, “o anjo do Senhor acampa em torno daqueles que O temem.” Salmos 34:8.

13. Quando Jacó chegou perto de casa, ele enviou uma mensagem a Esaú. Que palavras Jacó especificamente disse a seus mensageiros para usar, mostrando que ele sentia muito por seus erros do passado?

“Ao meu senhor Esaú, assim diz o teu servo Jacó: Eu fiquei com Labão e fiquei até agora... envio esta mensagem ao meu senhor na esperança de ganhar o teu favor.” Gênesis 32:5-6.

Jacó poderia ter dito: “Lembre-se, Deus disse que você me serviria. Lembre-se, você me vendeu seu direito de primogenitura. Lembre-se, nosso pai me abençoou.” Mas não, ele veio humilde e arrependido. Que grande lição para nós aprendermos ao respondermos àqueles com quem tivemos desentendimentos.

14. Quando Esaú recebeu a mensagem, ele veio atrás de Jacó com 400 homens. Ele obviamente ainda estava com raiva, mesmo 20 anos depois. Isso assustou Jacó. Ele dividiu seu acampamento em duas partes para protegê-los. Então, ele foi orar. O que ele disse a Deus mostrando seu arrependimento por seu pecado?

“… Oh SENHOR... sou indigno de toda a bondade que tens mostrado tão firmemente a teu servo: só com o meu cajado atravessei este Jordão… Livra-me, te peço…” Gênesis 32:10-12.

Jacó estava verdadeiramente arrependido. Ele confessou seus pecados e se rendeu nas mãos de Adonai. Jacó não estava tentando esconder, negar ou justificar seus pecados. Ele estava determinado a seguir o plano do Senhor, mesmo diante do medo e do perigo.

15. Jacó enviou 550 animais em pequenos grupos, um após o outro, a Esaú como oferta de paz. O que aconteceu com Jacó naquela noite que mudou sua vida para sempre?

Jacó foi deixado sozinho. E um homem lutou com ele até o amanhecer. Quando ele viu que não havia prevalecido contra ele, torceu o quadril de Jacó em seu encaixe, de modo que a junta de seu quadril estava tensa enquanto ele lutava com ele. Então (o homem) disse: “Deixe-me ir, pois a aurora está quebrando.” Mas (Jacó) respondeu: “Eu não vou deixar você ir, a menos que você me abençoe.” Disse o outro: “Qual é o seu nome?” Ele respondeu: “Jacó.” Disse ele: “O teu nome não será mais Jacó, mas Israel...” Gênesis 32:25-29.

Nota: Israel significa literalmente "Príncipe com Deus", "prevaleceu com Deus" ou "venceu com Deus".

16. Com que palavras Deus mostrou a Jacó que tanto Deus quanto Esaú perdoaram seu pecado?

“Como um príncipe com Deus, você tem lutado com Deus e com o homem e tem prevalecido.” Gênesis 32:29.

Jacó prevaleceu em segurar quando tudo parecia contra ele. Esta luta física real era simbólica da luta interna de Jacó com a culpa que ele tinha por enganar seu irmão e mentir para seu pai. Ele prevaleceu em receber o perdão de Deus através de seu arrependimento. Através do poder de Deus, o caráter de Jacó havia mudado de um que agarrou, enganou e mentiu para alguém que superou com o poder de Deus. Assim, Deus mudou seu nome de Jacó, que significa "enganador", para Israel, que significa "Príncipe com Deus" ou "aquele que prevalece com Deus".

Cada um de nós precisa ter um tempo de “lutar” com Deus. Não é lutar contra Deus; é lutar contra nossas tendências naturais para fazer o errado, pensar errado e ter motivos errados. Na "luta”, Deus não está lutando contra nós - Ele está lutando conosco! Ele está do nosso lado contra nossos erros e pecados do passado. É por isso que Deus teve que deslocar o quadril de Jacó. Jacó teve que chegar ao ponto em que ele percebeu que não poderia ficar em pé sozinho. Ele precisava que Elohim o segurasse. Jacó precisava entender que ele não poderia enfrentar Esaú com sua própria força; ele só poderia fazer isso com a ajuda de Deus. Jacó precisava entender que não podia lutar e vencer suas tendências naturais ao pecado; ele precisava de Deus para lhe dar a vitória. Deus não está lutando contra nós, Deus está lutando conosco, do nosso lado, enquanto lutamos com os pensamentos sobre se podemos ou não confiar Nele em todos os aspectos de nossas vidas, se devemos ou não nos entregar a Ele, se podemos ou não ter fé total no que a Bíblia diz, se devemos ou não seguir o que Ele diz, se devemos ou não nos livrar das coisas em nossas vidas que estão dificultando nossa caminhada com Adonai. Precisamos nos apegar a Deus e não soltar até que tenhamos Sua bênção, Sua certeza de que temos a vitória, a paz de que fizemos as escolhas certas para Ele.

17. Quem era esse “homem” com quem Jacó lutou?

Então Jacó nomeou o lugar Peniel... (entendido como "face de Deus"). Gênesis 32:31.

Deus inicialmente apareceu para Jacó como um homem, assim como Ele fez quando veio contar a Abraão sobre Sodoma e Gomorra. No escuro, Jacó poderia ter pensado que era Esaú ou um dos homens de Esaú. Ele lutou com ele. Em algum momento na luta, Jacó percebeu que esse “homem” era na verdade Deus em forma humana e se recusou a deixar ir a menos que Deus o abençoasse. Jacó chamou o lugar de “a face de Deus”, honrando e reconhecendo que era Deus com quem ele estava lutando e que o havia abençoado e que havia mudado seu caráter e seu nome.

18. Quando Jacó novamente mostrou humildade e tristeza pelo seu pecado, como Esaú demonstrou suas emoções?

Jacó... inclinou-se para o chão sete vezes até estar perto do irmão. Esaú correu para cumprimentá-lo. Ele o abraçou e, caindo em seu pescoço, ele o beijou; e eles choraram. Gênesis 33:1, 3-4.

Este deve ter sido um momento muito comovente quando Esaú, o grande guerreiro, chorou no pescoço de seu irmão. A humildade e o arrependimento de Jacó diante de Deus e Esaú conquistaram seu irmão. Humildade e arrependimento diante de Deus e daqueles com quem você se associa podem trazer reconciliação para os relacionamentos tensos em sua vida.

19. Deus instruiu Jacó a voltar para Betel, o lugar onde Deus lhe apareceu em sonhos quando fugiu de seu irmão. Como Jacó e sua família responderam a esse chamado de Deus?

“Vinde, subamos a Betel e eu edificarei um altar ali ao Deus que me respondeu quando eu estava aflito e que esteve comigo onde quer que eu tenha ido.” Eles deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham e os anéis que estavam em suas orelhas, e Jacó os enterrou. Gênesis 35:3-4.

Quando Jacó e sua família se aproximaram de Deus, eles se livraram das coisas em suas vidas que os distraíam de Deus. Nós vemos na vida de Jacó um crescimento contínuo com Deus. Ele não teve apenas uma experiência única e permanente com Deus; ele teve encontros contínuos e profundos com Ele. Jacó deve ter ouvido falar de Deus através de seus pais. Jacó experimentou Deus quando estava sozinho sob as estrelas, fugindo de sua casa por causa de seu pecado. Ele encontrou os anjos de Deus quando estava voltando para casa da casa de seu tio Labão. Jacó ficou cara a cara com Deus enquanto lutava com Ele antes de se encontrar com seu irmão. Então, mais de 20 anos após sua primeira experiência em Betel, Jacó ainda estava se aproximando de Deus e se livrando de mais coisas que o afastavam de Deus. Assim deveria ser conosco. Não devemos confiar apenas em nossa experiência passada com Deus. Precisamos estar continuamente, até mesmo diariamente, crescendo com Deus e tendo experiências com Ele através da oração e da leitura de Sua palavra. Mesmo se tivermos tido uma experiência com Deus por 20 anos ou mais, ainda podemos nos aproximar de Deus, e mesmo depois de muitos anos andando com Deus, ainda haverá outras coisas em nossas vidas que deveríamos estar enterrando ou jogando fora. Podem ser coisas físicas que distraem você de Deus, como Jacó se livrou, ou pode ser um rancor, culpa ou ressentimentos dos quais Elohim quer libertá-lo. Não importa quanto tempo nossa caminhada com Deus possa ter sido, ainda temos muito a conhecer sobre Ele, muito mais para entender sobre Seu maravilhoso plano para nós, muito mais amor para receber. Mesmo que você tenha lido as histórias de Abraão, Isaque e Jacó, ainda há mais lições para nós em suas vidas à medida que aplicamos os princípios bíblicos aos dias de hoje. Enquanto você leu essa história hoje, o que você sentiu que Deus quis dizer especialmente a você? Algumas das grandes questões sobre as quais falamos são o perdão dos outros, lidar com a culpa, lidar com nossos erros do passado, ter a coragem de continuar mesmo quando o futuro parece sombrio e incerto, continuando a crescer com Deus e nos libertando das coisas que nos distraem de Deus. Algum desses temas tem uma mensagem específica para você hoje?

20. Em cada uma de nossas vidas, é preciso haver um dia de “lutar com Deus” pelo perdão dos erros do passado, como Jacó fez. Que garantia Deus dá através do profeta judeu Jeremias falando de nossa prevalência com Deus?

Por que todos os rostos ficaram pálidos? Ah, esse dia é incrível; não há ninguém como ele! É um tempo de angústia para Jacó, mas ele será libertado disso. Naquele dia, declara o SENHOR dos Exércitos, arrancarei o jugo do seu pescoço e arrancarei as suas ataduras. Servirão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, o rei que levantarei por eles. Jeremias 30:6-9.

Quando enfrentamos nossa culpa e nossos medos, pode parecer um período de dificuldade, mas Adonai prometeu quebrar nosso cativeiro do pecado e da culpa e nos fazer servir a Deus. Israel (Jacó) não obteve a primogenitura porque ele era perfeito. Foi porque ele era humilde o suficiente para admitir seus erros a Deus e aos homens. Israel (Jacó) venceu e prevaleceu pelo poder de Deus em seus caminhos errados. Israel (Jacó) se arrependeu de seu erro e se submeteu à vontade de Deus para sua vida. Deus deu-lhe a capacidade de parar de fazer as coisas do seu jeito e começar a fazer as coisas do jeito de Deus. Deus pode te dar essa mesma experiência. Ele pode mudar sua vida de hábitos ruins, palavras e ações erradas para pensamentos, palavras e ações de Deus. Peça a Ele que lhe dê uma tristeza divina por seus erros passados. Em seguida, peça a Ele que lhe dê um espírito humilde e a coragem de admitir quando você estiver errado. Peça-lhe que lhe dê o poder de não repetir esses erros novamente.

Steven Wohlberg estava caminhando ao longo da praia com Seth, seu filho de 2 anos de idade, quando Seth viu alguns outros meninos jogando pedras na água. Seth pegou uma pedra e, com toda a força, jogou a pedra no ar. A pedra foi para trás e atingiu o pai bem na boca. Recuando, Steve sentiu para ver se ele tinha quebrado algum dente. Sentindo o sangue vindo de seus lábios, ele pensou que deveria ensinar a Seth uma lição sobre ser responsável por suas ações. "Seth", disse Steve quando seu filho se virou em direção a ele, "você bateu no papai na boca com essa pedra. Diga que você sente muito.” Seu garotinho apenas olhou para ele. "Seth, você bateu no papai na boca com essa pedra", repetiu Steve. "Diga ‘me desculpe, papai’". Seth disse: "Sinto muito, papai", virou-se e começou a se afastar. Steve podia perceber que Seth não estava realmente arrependido. Ele só estava dizendo isso porque o pai dele mandou. Quando Seth estava se afastando de seu pai, ele parou e se virou para seu pai novamente. Desta vez, havia lágrimas em seus olhos quando ele disse: "Papai, sinto muito." (A história de vida de Steve Wohlberg está registrada no livro "From Hollywood to Heaven").

Há uma diferença entre admitir o erro e arrependimento. Admitir o erro vem da culpa. Verdadeira tristeza divina, o verdadeiro arrependimento vem de Deus movendo sobre nossos corações.

Lição 2. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Israel (Jacó) teve doze filhos que se tornaram os pais das doze tribos de Israel. Nossa próxima lição examinará por que José, um dos doze filhos, se destacou apesar da perseguição e dos problemas que encontrou. Se você já se sentiu magoado, decepcionado ou maltratado, a vida de José terá um significado profundo para você.

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.