Lição 16. Daniel, o maior estadista judeu

Daniel, o maior estadista judeu

Certamente chamar Daniel de o "maior" estadista judeu pode ser debatido uma vez que houve muitos grandes estadistas judeus ao longo da história, incluindo José, o rei Davi, o rei Salomão, Don Isaac Abrabanel, Benjamin Disraeli, Theodor Herzl, Ben Gurion, Chaim Weitzman e Abba Eban, apenas para citar alguns. A carreira política de Daniel durou mais da metade de um século. Curiosamente, não só Daniel tinha a maior posição ao lado do rei no império da Babilônia, mas ele também se tornou o presidente, perdendo apenas para o governante do Império Medo-Persa que havia derrubado Babilônia.

O profeta judeu Daniel viveu durante um período muito trágico na história de Israel. Quando Daniel ainda era um adolescente, o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, enviou seu exército para a cidade de Jerusalém. O exército da Babilônia destruiu Jerusalém e o belo Templo que o rei Salomão havia construído. A maioria do povo judeu foi morto ou levada cativa. Daniel foi levado cativo para a Babilônia. Elohim deu ao profeta Jeremias uma mensagem de que o povo judeu permaneceria no exílio por 70 anos. Exatamente 70 anos depois, a profecia de Deus se cumpriu, assim como Jeremias havia dito. Daniel viveu durante aqueles anos e viu essa profecia se cumprir.

Uma coisa que caracterizou a vida de provações e sucessos de Daniel era seu hábito de levar imediatamente todas as situações a Deus através da oração.

1. Com quais outras pessoas famosas o profeta judeu Ezequiel comparou Daniel enquanto Daniel ainda estava vivo?

"... quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela ... ainda que estivessem no meio dela estes três homens: Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus." Ezequiel 14:13-14

Esta é uma honra incrível. Uma coisa é uma pessoa ser exaltada e lembrada depois de morrer, mas enquanto Daniel ainda estava vivo, ele foi agrupado com Noé e Jó, dois homens que a Bíblia descreveu como justos e retos. Você pode imaginar alguém comparando você com Noé e Jó? Como você se sentiria se o Senhor Deus fosse aquele que o comparasse com Noé e Jó? Isso deixaria você com uma grande expectativa para sua vida, não é? Tenho certeza de que foi uma lição de humildade para Daniel, pois ele percebeu que não havia como viver de acordo com essa expectativa sem o poder de Deus.

2. O rei Nabucodonosor desejava tirar proveito de algumas das mentes mais brilhantes de Israel, então Daniel e alguns dos outros cativos judeus receberam ofertas de cargos no serviço do rei. O primeiro teste de lealdade de Daniel a Deus veio quando o rei graciosamente ofereceu a eles um presente especial. O que ele ofereceu?

"De sua própria mesa, o rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho." Daniel 1:5

Foi uma grande honra receber a mesma comida que foi servida ao rei, mas foi um problema para aqueles que desejavam seguir a Deus de todo o coração, de toda a alma e de toda a mente. Os animais estavam provavelmente entre os que Deus ordenou não comer. O vinho que foi servido era provavelmente vinho com álcool e não suco de uva.

3. O que Daniel e seus três amigos Hananias, Misael e Azarias decidiram fazer sobre esta dieta pouco saudável, mesmo que significasse a morte?

"Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele. 'Peço que faça uma experiência com os seus servos… Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber.'” Daniel 1:8-12

Daniel e seus amigos escolheram água e uma dieta vegetariana em vez de álcool, que destrói as células cerebrais e nos torna mais suscetíveis a tentações, e a carne de animais que Deus disse para não comer.

Daniel e seus três amigos poderiam ter tentado justificar sua desobediência a Adonai. Eles estavam longe de sua terra natal, seus pais provavelmente estavam mortos e eles não tinham escolha quanto à comida que lhes era servida. Eles poderiam ser mortos por desobedecerem e seria desrespeitoso e impróprio recusar uma oferta tão generosa, dada com boas intenções, de seu anfitrião. Eles também poderiam ter raciocinado que, visto que Deus não protegeu sua cidade, seus pais ou eles, por que deveriam obedecer a Suas leis? Mesmo com todas essas razões e a pressão dos colegas, eles resolveram, se determinaram e decidiram seguir a Deus por todo o caminho, não importando quais as consequências. Você tem usado algumas dessas mesmas desculpas para desobedecer a Deus? Nesse caso, você pode renunciar a essas desculpas e permitir que Deus coloque sua vida em harmonia com a vontade Dele.

4. Como Elohim abençoou Seus servos fiéis no resultado desse teste?

"A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. O rei conversou com eles e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei." Daniel 1:17-19

Deus abençoou sua obediência e os tornou mais saudáveis e sábios do que todo o resto do povo na corte do rei. Fé é aprender a colocar Deus em primeiro lugar e confiar a Ele os resultados.

5. O próximo desafio que Daniel enfrentou foi quando o rei Nabucodonosor teve um sonho. Quando ele acordou, ele não conseguia se lembrar do que era o sonho, apenas que estava profundamente abalado por ele. Nenhum de seus conselheiros — mágicos, feiticeiros, encantadores, médiuns, astrólogos etc. — podia interpretar o sonho também. Como o rei reagiu?

"Isso deixou o rei tão irritado e furioso que ele ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia." Daniel 2:12

6. O que Daniel fez nessa situação difícil?

"Daniel voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados…" Daniel 2:17-18

Em tudo, Daniel orou. Oração, obediência e confiança em Adonai caracterizaram a vida de Daniel.

7. Como Deus respondeu às suas orações e como Daniel respondeu de volta a Deus?

"Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus e disse: Ele… Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir." Daniel 2:19, 21

Deus deu a Daniel, como José antes dele, a interpretação do sonho do rei. Daniel, como José, deu a Deus o louvor e o crédito pela sabedoria que lhe foi dada. Outra característica da vida de Daniel era a humildade diante de Deus. Todas essas coisas que caracterizaram a vida de Daniel — oração, obediência, confiança e humildade — estão disponíveis para cada um de nós. Tudo o que temos que fazer é pedir a Adonai para viver estas características em nossas vidas.

8. O que Daniel disse ao rei sobre esse sonho misterioso?

"Mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias... O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro e a interpretação é fiel." Daniel 2:45

Elohim deu ao rei Nabucodonosor um sonho que revelaria o que aconteceria no futuro até "o fim dos dias". Este sonho profético é muito importante porque estabelece as bases para o resto das profecias nos livros bíblicos de Daniel e Apocalipse. Deus usa esta linha do tempo como um esboço da profecia bíblica e, em seguida, cada profecia sucessiva adiciona carne e pele ao esqueleto.

9. Qual foi o sonho que Deus deu ao rei, conforme registrado em Daniel capítulo 2?

"...ó rei... estava uma grande estátua: uma estátua... impressionante... A cabeça da estátua era feita de ouro puro; o peito... eram de prata; o ventre e os quadris eram de bronze; as pernas eram de ferro; e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro... uma pedra soltou-se sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou... O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda... Tu, ó rei, és a cabeça de ouro. Depois de ti surgirá um outro reino inferior ao teu. Em seguida surgirá um terceiro reino, reino de bronze… Finalmente haverá um quarto reino… Como viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro... será um reino dividido... será em parte forte e em parte frágil… se farão alianças políticas… mas a união decorrente dessas alianças não se firmará, assim como o ferro não se mistura com o barro. Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído... mas esse reino durará para sempre. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro e a interpretação é fiel." Daniel 2:31-45

A história nos mostra que esses reinos sucessivos foram:

a) Babilônia como a cabeça de ouro

b) Pérsia como o peito de prata

c) Grécia como o ventre e as coxas de bronze

d) Roma como as pernas de ferro

e) A Europa como os reinos divididos representados por ferro e barro, que é parte forte e parte fraca e nunca se juntou.

f) A segunda vinda do Messias como a pedra que destrói todos os reinos terrenos.

Estamos agora vivendo no tempo do fim, conforme representado pelos dedos dos pés da estátua. A Europa está sendo descrita com precisão nesta profecia. É nesta hora que a profecia diz que o Messias virá novamente como a pedra e destruirá os reinos desta terra e recomeçará com “um novo céu e uma nova terra”. Isaías 65:17. Deus mais tarde deu a Daniel outras visões com mais detalhes sobre os mesmos períodos de tempo cobertos neste sonho que estaremos cobrindo nas próximas lições.

10. Porque Daniel foi capaz de interpretar o sonho de Nabucodonosor, o rei louvou o Deus de Daniel. Mas algum tempo depois ele mudou de ideia e fez uma estátua de ouro maciço com mais de dez andares de altura, desafiando o sonho que Deus havia lhe dado. Evidentemente o rei não gostou da ideia de que seu reino, representado no sonho como “o reino de ouro”, seria substituído por outro reino, representado pelo peito de prata. O rei da Babilônia queria que a Babilônia governasse para sempre. Ele não queria que seu reino fosse substituído. Ele não aceitou a profecia de que haveria reinos sucessivos. Então, ao invés de criar uma estátua feita de 4 metais em 5 seções, ele fez uma estátua de ouro maciço - solidamente babilônico da cabeça aos pés. Quando a estátua foi concluída, uma cerimônia de inauguração foi agendada e todos os funcionários do governo foram instruídos a comparecer. Aparentemente Daniel estava viajando em outra parte do reino na época, mas seus três amigos estavam entre os convidados. O que o rei ordenou nesta cerimônia e o que o rei disse quando a inauguração aconteceu?

"Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas... alguns astrólogos se aproximaram e denunciaram os judeus, dizendo ao rei Nabucodonosor… há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia… Não… adoram a imagem de ouro..." Daniel 3:6-12

Esses fiéis jovens judeus escolheram obedecer a Deus, embora significasse uma morte quase certa ao desafiar o rei. Eles não se curvaram e adoraram a estátua de Nabucodonosor. Ao escolher seguir a Deus nas questões do dia a dia, como o que comiam, foram fortalecidos moralmente para tomar uma posição quando foram confrontados com este problema. Eles poderiam ter se ajoelhado e feito parecer que estivessem adorando e ainda que não adorassem a estátua, mas eles não queriam nem mesmo dar a impressão de que estavam sendo desleais ao Senhor Deus do céu e da terra. Sua reputação como seguidores do único Deus verdadeiro era mais importante para eles do que a vida nesta terra. Há uma boa lição para nós em seu exemplo. Devemos evitar estar em situações ou participar de atividades que até mesmo dão a aparência de fazer o mal.

11. O rei chamou-os à frente e deu-lhes outra chance de se curvarem à imagem, avisando-os da fornalha. Como eles responderam, mostrando sua total confiança e amor por Deus, quer Deus os tenha libertado ou não?

"... o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não… adoraremos a imagem de ouro..." Daniel 3:17-18

Mesmo com uma segunda chance, eles ainda se recusaram a se comprometer. Que bela resposta eles deram. Eles tinham fé que Deus era capaz de salvá-los da morte, mas eles permitiram que Deus fosse soberano. Se Deus sabia que seria melhor para eles morrerem nessa hora, eles estavam dispostos a morrer com a promessa do céu do que desobedecer a Deus e viver. Nós amamos a Deus tanto assim? O que Deus diz e ordena são mais importantes do que a vida nesta terra para você? Quando chega à escolha de obedecer às leis feitas pelo homem ou às leis de Deus, qual você vai escolher? Como veremos nas próximas lições, seremos testados até o fim dos tempos nesta questão de decidir se seguiremos Deus e Suas leis ou as leis feitas pelo homem que estão em oposição às leis de Deus.

12. O rei ficou tão zangado com o ato desafiador que fez com que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais quente do que o normal e mandou Hananias, Misael e Azarias serem lançados na fornalha. A fornalha estava tão quente que matou os soldados que jogaram os três homens judeus nela. O que o rei viu na fornalha depois que os três homens foram jogados?

"... Estou vendo quatro homens desamarrados e ilesos, andando pelo fogo..." Daniel 3:25

13. Com quem o rei disse que o quarto homem se parecia?

"... o quarto se parece com um filho dos deuses." Daniel 3:25

Este é outro momento em que Deus assumiu a forma de um homem. Nós lemos sobre Ele vindo a Abraão e Jacó, bem como as profecias que o Messias viria à terra pela primeira vez como homem.

14. Quando o rei chamou os três amigos de Daniel para fora da fornalha, como Elohim provou Sua proteção?

"... o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio de cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados e não havia cheiro de fogo neles." Daniel 3:27

Hananias, Misael e Azarias estavam em um fogo que estava tão quente que matou os soldados que chegaram perto da fornalha, mas o fogo nem mesmo chamuscou seus cabelos ou roupas. Eles nem cheiravam a fumaça. Deus estará ao seu lado quando você O colocar em primeiro lugar em sua vida. Você está passando por uma terrível provação agora? Confie no SENHOR. Ele está ao seu lado agora e o acompanhará.

15. Por um tempo, o rei louvou novamente o Deus Altíssimo, mas logo o orgulho voltou em seu coração e Deus humilhou este homem poderoso novamente. No final da última experiência registrada nas Escrituras sobre o rei Nabucodonosor, o que ele disse em relação a Deus, mostrando a influência positiva que Daniel, seus amigos e o Espírito de Deus tinham sobre ele?

"... Eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância." Daniel 4:37

Que testemunho poderoso da vida pura de Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Se eles tivessem se comprometido em qualquer um dos ensinamentos das Escrituras em que acreditavam, ou se tivessem deixado suas mentes e convicções se entorpecerem com o álcool, ou se tivessem obedecido às leis do homem acima das leis de Deus, este rei da nação mais poderosa na terra na época provavelmente nunca teria se rendido ao Deus do céu.

É interessante que, nos tempos anteriores a isso, quando Nabucodonosor estava convencido do poder de Deus, mas não totalmente mudado de coração, ele fez leis religiosas para impor a adoração ao Deus de Daniel. Ele estava tentando usar leis feitas pelo homem para forçar as pessoas a amar a Deus. Mas não é assim que funciona com Deus. É o amor de Deus que desperta em nós um amor por ele. Quando o rei mudou totalmente de coração, ele não fez mais leis ordenando a fé; ele apenas deu seu testemunho.

16. Aproximadamente vinte e quatro anos após a morte de Nabucodonosor, o reino da Babilônia foi assumido pela Pérsia, assim como Deus revelou a Daniel no sonho do rei sobre a estátua. Vendo rapidamente o espírito extraordinário que Daniel manifestou, o novo rei Dario nomeou Daniel, agora com aproximadamente 80 anos, sobre todo o reino. Os outros líderes políticos do reino não gostaram disso, mas não conseguiram encontrar nada na vida de Daniel que pudessem acusá-lo. Eles vieram com um plano para prender Daniel usando sua vida de fiel oração. Qual era o plano deles?

"Ó rei Dario, viva para sempre! ... o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões." Daniel 6:6-7

Esta era outra lei feita pelo homem que contradizia a lei de Deus e que trazia consigo um decreto de morte por desobediência. Apesar de este ser um relato histórico da vida de Daniel, também está profeticamente apontando para as últimas grandes dificuldades que afetarão a vida do povo de Deus no fim dos tempos.

17. Como Daniel respondeu a esta lei injusta que restringia sua liberdade religiosa?

"Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa... três vezes por dia se punha de joelhos e orava e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer." Daniel 6:10

A oração era mais importante para Daniel do que a vida nesta terra. Daniel poderia ter escondido o fato de que estava orando. Ele poderia ter fechado as janelas ou se escondido em um armário ou apenas orado silenciosamente enquanto caminhava pela cidade. Mas assim como a situação com a estátua, ele não queria nem mesmo dar a impressão de que estava disposto a obedecer as leis feitas por homens em vez de ser fiel a Seu Deus.

18. Era costume de Daniel se ajoelhar, orar e confessar a Deus três vezes ao dia. Como o rei Davi expressou sua semelhante experiência?

"Eu, porém, clamo a Deus e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia…" Salmos 55:17

Seria bom seguirmos os exemplos desses homens piedosos. Devemos também orar, fazendo nossas confissões a Deus ao longo de cada dia. Se orássemos mais, teríamos mais da experiência e da vida que esses homens de Deus tiveram. Suas orações não precisam ser as que outros escreveram em um livro de orações. Suas orações podem vir do seu coração e ser pessoais. Deus quer que você fale com Ele como falaria com um amigo muito próximo. Ele deseja que você fale com Ele sobre seus sentimentos, desejos, problemas e alegrias.

19. Quando os outros políticos correram para o rei dizendo-lhe que Daniel havia infringido a lei, o rei ficou muito triste. Ele não tinha percebido, quando assinou a lei, que ela foi projetada para prender Daniel. Como o rei reagiu depois que Daniel foi lançado na cova dos leões?

"O rei disse a Daniel: 'Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!' ... Tendo voltado ao palácio, o rei passou a noite sem comer… Logo ao alvorecer, o rei se levantou e correu para a cova dos leões… chamou Daniel com voz que revelava aflição: 'Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões?'" Daniel 6:16, 18-20

O rei Dario nunca teria assinado a lei se soubesse que ela seria usada para restringir a liberdade religiosa de Daniel e ser uma causa de perseguição contra ele. Até bons líderes que desejam fazer o que é certo podem às vezes ser enganados a aprovar leis ruins que causarão a perda da liberdade religiosa. Isso novamente é uma ilustração das questões dos últimos dias. É muito importante para nós, como cidadãos, lutar pela liberdade religiosa de todos, mesmo de religiões diferentes das nossas. A menos que todos tenham liberdade igual, ninguém terá liberdade.

20. Leia a história maravilhosa conforme aconteceu naquela manhã.

"Daniel respondeu… 'O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. … fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei'... Quando o tiraram da cova, viram que não havia nele nenhum ferimento, pois ele tinha confiado no seu Deus. E… os homens que tinham acusado Daniel foram atirados na cova dos leões... E antes de chegarem ao fundo, os leões os atacaram…" Daniel 6:21-24

Existe poder na oração. Se você ainda não desenvolveu uma rotina de oração diária, eu o encorajo fortemente a fazê-lo agora. Os exemplos de Davi e Daniel de orar pela manhã, à tarde e à noite são ótimos exemplos. Uma ótima maneira de começar o dia é fazer da oração a primeira coisa a ser feita pela manhã. Isso o prepara para o dia e define suas prioridades. Uma oração à tarde mantém você focado. E uma oração à noite lhe dá a chance de refletir com Deus pelo que você é grato. A noite também é uma boa hora de confessar ao Senhor todas as áreas em que você ficou aquém da Sua vontade. Uma oração noturna prepara você para uma boa noite de descanso. Isto acalma a mente e traz a paz de Deus ao seu coração, especialmente depois de um dia agitado. Outras horas do dia que fazem boas referências para oração incluem na hora da leitura da Bíblia, hora das refeições, antes de viajar e antes de trabalhar em um projeto. Ao orar antes de ler a Bíblia, você está pedindo a Deus que lhe dê Sua sabedoria divina para entender Sua Palavra divina. Seria bom orar antes de ler ou assistir qualquer coisa e pedir a Deus para lhe dar discernimento espiritual. Ao parar para uma breve oração de louvor e ação de graças quando comer, irá lembrá-lo de sua dependência em Deus para prover para você. Enquanto você faz uma pausa para uma oração por proteção antes de viajar de carro, ônibus ou avião, você estará lembrando de sua necessidade da proteção de Deus. Quando você ora pela ajuda de Elohim antes de você assumir um projeto, ela reforçará seu reconhecimento de que todos os seus talentos vêm de Deus. Esteja você começando a preparar uma refeição, começando a trabalhar, fazendo um teste na escola ou trocando uma lâmpada, seria sábio convidar a presença de Deus para ajudá-lo. A verdadeira oração é comungar com o Deus Todo-Poderoso. Quando você está intimamente entrando em uma conversa com Deus em oração, é impossível se sentir sozinho. A oração nos eleva acima deste mundo e nos coloca bem no trono celestial de Deus.

A vida de oração de Daniel não o manteve fora de problemas, mas deu-lhe o extraordinário espírito de paz e compostura durante os tempos difíceis. Elohim nem sempre nos liberta fisicamente nesta terra. Mas se o sangue do Messias cobriu nossos pecados, assim como o sangue pascal dos cordeiros cobriu os lares judeus no Egito, temos um lugar garantido no céu. Eu gosto de como Hananias, Misael e Azarias colocaram quando disseram: "o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não… adoraremos a imagem de ouro…" Que Deus lhe dê Seu Espírito para que você possa viver uma vida fiel como esses homens viveram.

Não é necessário seguir um certo padrão de oração. Suas orações precisam ser únicas e pessoais entre você e Deus. Você pode achar útil concentrar suas orações se seguir um padrão pelo menos às vezes. Aqui está um padrão de oração que você pode achar útil.

Orando pelo Santuário: Na lição 5, estudamos o primeiro templo judaico que Deus mandou Moisés construir. Mais tarde na história, Davi financiou e Salomão construiu uma versão maior e mais permanente desse Santuário. O Templo de Deus incluía uma entrada, um altar de sacrifício para o perdão dos pecados, uma grande bacia de água para lavagem e limpeza, uma mesa de pão, uma menorá, um altar para incenso e a arca contendo os Dez Mandamentos, cobertos pelo propiciatório e anjos. Se fôssemos seguir este padrão de templo como um padrão de oração, seria mais ou menos assim (não estamos sugerindo que você tenha fisicamente esses itens do Templo. O padrão de oração do Templo serve apenas para ajudá-lo a visualizar e manter suas orações focadas):

a. Entrando no Santuário: Comece agradecendo a Deus por algo específico. "Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome." Salmos 100:4

b. Altar de holocausto: Confesse qualquer pecado específico contra o qual você está lutando e reivindique o sacrifício do Messias por seu perdão.

c. Bacia de água: Aceite o perdão de Deus e reivindique o poder de Deus para te purificar da culpa do pecado e para te lavar o hábito de cometer o pecado.

d. Mesa de pão: Assim como o pão é um alimento básico da vida e nos dá força e energia, peça a Deus que entre em sua vida

 hoje e lhe dê o poder de que você precisa para resistir às tentações e cumprir os planos que Ele tem para você hoje.

e. Menorá: Peça direção e orientação. Procure na Bíblia textos que ajudem a orientá-lo. "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." Salmos 119:105

f. Altar de incenso: Ore por outras pessoas — família, amigos, colegas etc.

g. Arca da aliança: Peça a Deus que tenha misericórdia de você, que o rodeie com Seus anjos e escreva Suas leis em seu coração e mente. "Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso." Salmos 37:31. "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33

Independentemente de você usar um padrão de oração ou não, nós fortemente o encorajamos a passar tempo diariamente com Deus em oração. Experimente o poder de Deus em sua vida entrando diariamente em comunicação com o Todo-Poderoso. Passe algum tempo abrindo seu coração para ele; passe um tempo ouvindo-o. Deus é amor e quer estar intimamente perto de você. Daniel experimentou essa conexão íntima com Adonai e você pode também.

Lição 16. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.