Lição 15. O Rei mais jovem

O Rei mais jovem

Pare e visualize uma criança de sete anos que você conhece. Talvez ele seja um filho seu, uma sobrinha, sobrinho ou neto. Agora tente imaginar que essa criança é o atual primeiro-ministro de Israel ou o presidente de seu país. Bem, isso é um pensamento chocante, não é? Sete anos e chefe de nossa nação? No entanto, ao mesmo tempo, Israel era governado por um rei menino de sete anos; seu nome era Joás.

A Bíblia nos diz que, quando Joás tinha apenas um ano de idade, seu pai, Rei Acazias, foi morto. A avó malvada de Joás, Atalia, decidiu aproveitar esta oportunidade para governar a nação. Atalia era filha de dois dos governantes mais ímpios do povo judeu, o rei Acabe e a rainha Jezabel. Atalia começou seu governo ordenando que toda a linhagem real fosse morta, o que significava matar todos os seus filhos e netos. Joás foi o único da linha real que sobreviveu. Joás sobreviveu porque sua tia o escondeu no Templo. Ele permaneceu lá por seis anos enquanto sua avó Atalia governava a terra. Quando Joás completou sete anos, todos de Judá se uniram com o cohen gadol (o sumo sacerdote) e os levitas para coroar e ungir Joás como rei. Eles fizeram uma grande celebração, proclamando-o como rei. E "bateram palmas e gritaram: Viva o rei!" 2 Reis 11:12. Quando a rainha Atalia ouviu isso, gritou: "Traição, traição!" Atalia e seus seguidores foram mortos. Assim, nosso rei mais jovem, Joás, começou seu reinado aos sete anos de idade.

1. Qual foi a primeira coisa que o cohen gadol fez depois de fazer de Joás rei?

"Fez aliança entre si mesmo, o povo e o rei, para serem eles o povo do Senhor." 2 Crônicas 23:16

Primeiro, o povo se comprometeu com o Senhor. Isso é o que temos feito ao estudar as Escrituras juntos. Entregar nossas vidas ao Senhor é a primeira coisa que devemos fazer. Antes de tentarmos superar quaisquer hábitos ou mudar qualquer coisa em nossas vidas, tudo deve começar primeiro com a entrega de nossas vidas ao Senhor. Comprometer-se com o Senhor não é uma decisão única. É assim que todo dia deve começar. Se você nunca entregou sua vida ao Senhor, não leia mais. Pare agora e entregue seu coração a Ele em oração. Se você já entregou sua vida ao Senhor no passado, mas ainda não voltou hoje a comprometer-se com Ele, pare agora mesmo e faça esse novo compromisso.

2. Qual foi uma das coisas boas que Joás fez como rei?

"Resolveu Joás restaurar a Casa do Senhor." 2 Crônicas 24:4

Ele poderia ter decidido renovar o palácio do rei ou seus jardins ou seus estábulos, mas ele escolheu renovar a Casa do Senhor.

3. De onde veio o dinheiro para renovar o Templo?

"Então, por ordem do rei, fizeram uma caixa e a colocaram do lado de fora, à entrada do templo do Senhor… todo o povo trouxe com alegria as suas contribuições, colocando-as na caixa até enchê-la… Fazendo isso regularmente, ajuntaram uma grande quantidade de prata." 2 Crônicas 24:8-11

Esta foi uma oferta de livre arbítrio. As pessoas deram livremente enquanto Elohim movia seus corações. Os recursos não vieram de impostos ou dólares estaduais. Eles vieram do povo. O povo trouxe o dinheiro com alegria porque eles primeiro entregaram seus corações ao Senhor. Quando Deus tem nossos corações e Seu Espírito está vivendo em nós, a obediência e o dar se tornam uma alegria. O dar alegre e obediente é um milagre que acontece quando Deus está em nossas vidas.

4. Durante o tempo de Moisés, de onde vinha o dinheiro para construir o primeiro templo?

"… veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao Senhor para a obra da tenda da congregação e para todo o seu serviço e para as vestes sagradas. Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao Senhor." Êxodo 35:21-22

Desde o primeiro templo judeu até agora, Deus espera que seu povo participe do trabalho físico da construção, na manutenção e financiando a obra do SENHOR. Neste primeiro exemplo, as pessoas deram de seus corações e abandonaram os ornamentos do mundo. Em vez de se decorarem, eles se comprometeram a decorar a Casa de Deus.

5. Como as Escrituras chamam quando damos financeiramente da bondade de nossos corações?

"...e tragam uma oferta voluntária conforme as bênçãos recebidas do Senhor, o seu Deus..." Deuteronômio 16:10

"Disse então Ezequias: 'Agora que vocês se dedicaram ao Senhor, tragam sacrifícios e ofertas de gratidão ao templo do Senhor'." 2 Crônicas 29:31

Novamente vemos a ordem correta demonstrada. Depois que tivermos nos consagrado ao Senhor, as contribuições virão livremente e com gratidão de nossos corações para a Casa do Senhor.

6. De acordo com os Salmos, por que alguém iria querer dar dinheiro gratuitamente?

"Eu amo o Senhor porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; ...Então clamei pelo nome do Senhor: Livra-me, Senhor! O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples… ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! Pois tu me livraste da morte, livraste os meus olhos das lágrimas e os meus pés de tropeçar, para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes. Eu cri [no Senhor] ...Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos na presença de todo o seu povo... Senhor, sou teu servo. Sim, sou teu servo… livraste-me das minhas correntes. Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos na presença de todo o seu povo." Salmos 116:1-10, 12-14, 16-18

Vários motivos são listados neste texto para querer dar ao SENHOR. A primeira razão listada é porque amamos o Senhor. Este deve ser nosso principal motivo. O salmo também menciona que damos como um símbolo de nossa gratidão, como um sinal de agradecimento, que Deus ouve nossa voz, que Ele volta Seu ouvido para nós e é gracioso, beneficente e compassivo. Ele nos protege, nos salva e é bom para nós. Ele nos livra da morte, do choro e do tropeço. Ele promete vida eterna no céu. Com um Deus tão grande como este, como poderíamos deixar de querer dar a ele nossos corações e nossas ofertas, especialmente quando esses dons serão usados na edificação de Sua casa, para que outros possam vir a saber de Seu grande amor?

7. Como é que conseguimos adquirir algum dinheiro?

"Antes, te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas." Deuteronômio 8:18

Não são nossos talentos, sabedoria, diplomas ou habilidades que nos trazem riqueza; é o Senhor nosso Deus que nos dá o poder de usar os talentos, a sabedoria, a educação e as habilidades que Ele nos deu. Foi Deus quem nos deu uma mente para obter os diplomas. Foi Deus quem nos deu mãos, pés, olhos e habilidades para usá-los. Em apenas um momento durante um desastre ou acidente horrendo, todas as nossas próprias habilidades podem ser removidas de nós. Tudo o que podemos fazer é porque Elohim nos deu a habilidade de fazê-lo. Assim, Ele realmente é Aquele que nos deu o poder para ganhar dinheiro. Moisés nos diz para lembrarmos disso.

8. Visto que é Deus quem me dá a capacidade de adquirir riqueza, qual seria a resposta lógica de agradecimento que eu deveria mostrar por todas as coisas maravilhosas que Deus fez por mim?

"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros." Provérbios 3:9-10

Devemos dar a Deus o melhor ou o primeiro de nossa renda, não o que sobra, não coisas usadas que não queremos mais. Deus nos deu o seu melhor. Ele merece o nosso melhor.

9. Siga a ordem aqui: Deus me dá o poder de conseguir dinheiro. Então mostro minha gratidão retribuindo o melhor ou o primeiro dessa renda. A Bíblia chama de “primeiros frutos”. Como Deus então promete responder?

"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros." Provérbios 3:9-10

"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." Malaquias 3:10

Deus dá, nós retribuímos, então Deus dá novamente e assim por diante. Os únicos que podem quebrar o ciclo são você e eu. O Mar da Galiléia em Israel está cheio de peixes e vida. O rio Jordão entra e sai. No entanto, o Mar Morto, rio abaixo da Galiléia, está morto. O rio Jordão flui, mas o Mar Morto não deixa nenhuma água fluir para fora. Tenta manter tudo para si. Se não permitirmos que as bênçãos de Deus fluam através de nós, eventualmente nossos corações estagnarão e morrerão. Se não formos gratos e não respondermos a essa gratidão ao abençoar outros, o resultado final é a morte.

10. Como Abraão mostrou seu apreço pela bondade de Deus para com ele?

"E Abrão lhe deu o dízimo de tudo." Gênesis 14:20

Abraão deu dez por cento de tudo o que tinha a Melquisedeque, o ministro de Deus.

11. Como Jacó mostrou seu apreço pela bondade de Deus?

"O Senhor será o meu Deus… e de tudo o que me deres, certamente te darei o dízimo." Gênesis 28:21-22

Jacó, como Abraão, reservou um dízimo ou dez por cento para Deus.

12. O que Elohim disse especificamente a Moisés a respeito do dízimo?

"...todas as dízimas… são do Senhor; santas são ao Senhor." Levítico 27:30

O dízimo ou os primeiros dez por cento de tudo o que Deus nos deu é sagrado para o Senhor. É separado especificamente para os ministros de Deus. O dízimo é diferente da oferta voluntária que ajudou a construir o Templo. As ofertas voluntárias estão acima de dez por cento e são usadas para as despesas de construção e congregação.

13. O que Deus chama quando não devolvemos o dízimo de 10% e as ofertas de agradecimento voluntárias?

"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós a nação toda." Malaquias 3:8-9

Aqui novamente vemos uma distinção entre o dízimo (primeiros 10%) e as ofertas ou contribuições voluntárias. Se formos mesquinhos em qualquer uma dessas áreas, Deus diz que estamos fraudando ou roubando Dele e que estamos sob uma maldição. Palavras bem fortes de Deus! Roubar já é um pecado ruim, roubar de Deus mostra claramente se nos comprometemos a Ele ou não. Todas as coisas que temos aprendido nesses Estudos das Escrituras da Herança Judaica demonstram se entregamos ou não nossos corações a Deus e se estamos permitindo que Ele seja o Senhor de nossas vidas. O quão boa vontade e alegria você dá de suas finanças é um indicador que Deus deu para que você possa dizer quem é mais importante para você, Deus ou você mesmo.

14. De acordo com o Rei Davi, quem realmente possui tudo?

"Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem." Salmos 24:1

Elohim realmente possui tudo o que temos. Ele é o dono do mundo. Ele nos deu a capacidade de obter riqueza, então Ele realmente é o dono dela toda. Ele nos deixa administrar isso. Deus exige que devolvamos 10% do que é realmente dele e então nos permite escolher a porcentagem que quer dá-Lo como uma oferta voluntária dos 90% que ele deixa para nós gerenciarmos e usarmos.

Se o seu vizinho lhe empresta o cortador de grama e você o devolve para ele, está fazendo alguma grande ação? Não, você está apenas fazendo o que é certo; você está devolvendo o que pertence ao seu vizinho. Se você deu a ele um presente de agradecimento, você está fazendo algo extra que ele não pediu. Quando devolvemos o dízimo de Deus a Ele, estamos apenas devolvendo o que Ele nos diz ser Seu. Nós começamos a ser generosos quando oferecemos ofertas voluntárias além dos dez por cento.

Devolver os dez por cento de Deus testa nossa obediência e confiança. As ofertas voluntárias acima do dízimo demonstram nosso amor e agradecimento a Deus.

15. Como é a vida de alguém que se recusa a permitir que Adonai dê a ele um coração generoso?

"Ora, pois assim diz o Senhor: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado... por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa." Ageu 1:5-9

Você às vezes se sente assim? Você às vezes sente que tem trabalhado muito e obtido pouco, ou que nunca está satisfeito com o que você tem, ou que você nunca parece ter o suficiente? Parece que o que você ganha simplesmente vaza, como se houvesse um buraco no seu bolso? Será que você não entendeu como a aritmética de Deus funciona? Você tem tentado colocar-se em primeiro lugar e Deus em segundo? Se o seu caminho não está funcionando, se você ainda é um escravo de dívidas e a cada mês vive de salário em salário, tente o caminho de Deus. Não espere até que você tenha o suficiente para dar a Deus; você nunca vai. Dê a Deus primeiro e observe-o esticar o resto do dinheiro de maneiras que você nunca imaginou ser possível. Dê um passo de fé; confie nele.

Lembre-se, tudo o que temos, Deus nos deu a capacidade de obter. Ele realmente nos deu primeiro e nos instrui a colocá-lo em primeiro lugar com o dinheiro que Ele nos deu a capacidade de receber. Y'shua fez uma promessa maravilhosa: "Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão..." Lucas 6:38

16. De acordo com Moisés, qual é a importância desse tópico?

"Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente pedirá contas a você, e você será culpado de pecado se não o cumprir." Deuteronômio 23:21

17. Se você tem medo que suas finanças não sejam suficientes, se voluntariamente devolver a Deus o que é Dele, você pode render esses medos a Deus e Ele lhe dará fé. Se você perceber que é egoísta de coração e não quer dar o que você achar que você mereceu, você pode entregar esses sentimentos a Deus também e Ele lhe dará Seu generoso Espírito justo. Lembra como Ele mudou Jacó para Israel? Ele ainda muda corações. É por isso que o Messias morreu, para levar a nossa culpa, nosso egoísmo, nossos medos. Ouça novamente como David orou por perdão e transformação.

"Eu nasci na iniquidade… Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais alvo que a neve... Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos e os pecadores se converterão a ti." Salmos 51:5, 1-3, 7-13

18. O que Davi nos diz que será o resultado de dar a Yeshua nossos medos, culpa e egoísmo e aceitar Sua justiça?

"...os justos dão com generosidade; aqueles que o Senhor abençoa receberão a terra por herança... Ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados. Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos... os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre." Salmos 37:21-29

Deus nos torna justos por Seu poder transformador e parte de sermos justificados é sermos generosos. Os justos não são apenas generosos, mas continuam dando. Aqueles que permitem que Deus transforme seus corações para torná-los justos e generosos herdarão a terra - a terra celestial, sem hipoteca e sem impostos! No Judaísmo, o termo tzedakah indica generosidade, mas a palavra também se traduz como justiça. Retidão, generosidade, amor e caridade não são características separáveis. Cada uma dessas características se torna nossa à medida que Deus nos enche com Seu Espírito.

Ao colocar Deus em primeiro lugar, reservamos o dízimo antes de considerarmos nossas próprias necessidades ou despesas. Os 10% de Deus vêm do nosso aumento. A porção de Deus vem primeiro. Deus vem antes dos impostos, Deus vem antes do país em que vivemos. Deus vem antes das contas, Deus vem antes dos desejos e Deus vem antes das necessidades. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele fará com que o resto seja resolvido. Ele não nos abandonará. Ele cuidará de nós. Colocá-lo em primeiro lugar exige fé. Aquilo é por que nossa primeira lição sobre Abraão foi sobre a fé. É a fé no início e até o fim que nos leva ao céu. Deus nos dará a fé que precisamos quando Lhe pedirmos.

19. Há um velho ditado: você não pode servir a dois senhores; você não pode servir a Deus e ao dinheiro. Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração também. A quem Josué decidiu servir?

"Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade… e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais… Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24:14-15

Você quer servir a Deus com total lealdade? Você está disposto a servi-Lo em todos os aspectos de sua vida, incluindo suas finanças? Eu sei que essas são as decisões que você tem tomado enquanto estudamos a Palavra de Deus.

Imagine que você está desempregado há algum tempo e sua situação financeira está ficando muito difícil. Você finalmente encontra um emprego como um trabalhador contratado em uma grande fazenda que pertence a um homem bom chamado Ivan Canaday. Ele tem um bom equipamento e ensina como usar o sistema de irrigação de alta tecnologia que ele possui. Depois de muitos dias de longas horas e trabalho duro, você colhe a safra dele e traz para seus silos. No dia seguinte, o Sr. Canaday o convida para ir ao mercado com ele. No caminho de volta, ele pede que você conte o dinheiro. É mais do que você viu em muito tempo: $60.000 (dólares). O Sr. Canaday pede que você separe $6.000 para devolver a ele e lhe diz para ficar com os $54.000 restantes. Você exclama: "É um acordo."

Você ficaria feliz com esse acordo? Claro que você ficaria. Realmente não é diferente do que Deus faz conosco. Deus nos dá mentes, talentos e músculos como ferramentas para obter riqueza. Ele permite que trabalhemos em Sua terra (Ele é dono de tudo) e então nos deixa ficar com 90% de tudo o que Ele nos ajuda a adquirir. Que acordo!

Permita que Deus fale com você em silêncio por um minuto. Onde está seu coração, onde está seu tesouro, onde está sua lealdade? Eles estão empenhados em obter dinheiro e obter as coisas que o dinheiro compra? Ou Deus é o mais importante para você? Pense sobre essas questões pessoalmente. Onde meus pensamentos estão focados principalmente? Onde devo usar o tempo que Deus me confiou? Como faço para usar o dinheiro que Deus me deu poder para obter? Quem eu realmente amo mais, eu ou Deus? Quem eu coloco em primeiro lugar com minhas finanças, eu ou Deus? Quem vou escolher servir hoje?

Elohim está ansioso por ver as boas novas de Seu amor contadas em todos os lugares. Visto que custa para que isso aconteça, Ele optou por financiar o projeto colocando recursos nas mãos de Seu povo. Ao darmos com alegria, demonstramos que nossos corações batem em sintonia com o dEle... nossos objetivos são os mesmos que os dEle. Esse é o tipo de pessoa em quem ele pode confiar a vida eterna com segurança.

***

Jeff e Bárbara.

Jeff e Bárbara se conheceram e se apaixonaram. Ambos eram nativos de Nova Iorque. Ambos eram judeus e acreditavam em Y'shua como o Messias. Ambos guardavam o Sábado e todos os Dez Mandamentos. Ambos eram vegetarianos. Ambos eram ativos no ministério de Deus. Uma verdadeira combinação feita no céu. Ambos experimentaram a montanha-russa emocional e a dor associada aos apegos físicos durante o período de namoro. Então, ambos decidiram nem mesmo dar as mãos até que Jeff pediu a mão de Bárbara em casamento e não beijar até que o ministro disse: “Agora você pode beijar a noiva”. Isso deu a eles bastante tempo para se conhecerem e falarem sobre as questões importantes que mantêm um casamento unido.

As finanças, sendo uma das áreas mais importantes do casamento, decidiram descobrir o quão compatíveis eles eram nesta área. Acontece que ambos já estavam dando vinte por cento (dez por cento para o dízimo, dez por cento para a oferta) de sua renda bruta ao Senhor. Mesmo sendo ambos voluntários ganhando apenas um pequeno salário na época, eles sempre tinham o suficiente. Quando os planos para o casamento foram elaborados, eles se perguntaram como poderiam dar o dízimo e as ofertas de seus presentes de casamento. Como você dá vinte por cento de um liquidificador? A maioria de seus amigos não ganhava muito mais do que eles e eles estavam esperando principalmente mantas feitas à mão como presentes. Eles decidiram que iriam descobrir quanto era o valor dos presentes físicos e, em seguida, dar o apropriado montante em dinheiro e, se não tivessem dinheiro suficiente, eles iriam ter que devolver um liquidificador ou algo assim para que eles tivessem dinheiro suficiente. Quando eles finalmente abriram todos os seus presentes, eles não só tinham presentes em dinheiro suficientes para cobrir seus dízimos e ofertas em todos os seus presentes, tanto em dinheiro quanto físicos, como também tinham o suficiente para cobrir o custo de sua lua de mel de duas semanas, incluindo passagem aérea, aluguel de carro e hotéis. Além do dinheiro, eles também receberam mais do que o necessário para mobiliar seu novo apartamento. E havia até mesmo um pouco de dinheiro sobrando para colocar no banco. Semanas depois da lua de mel, eles tiveram um curso sobre como estabelecer um plano de gastos que os manteve sem dívidas (além da hipoteca) e os ajudou a comprar as coisas que realmente precisavam e que muitas vezes desejavam.

Por mais de dezesseis anos de casamento, Jeff e Bárbara nunca sentiram falta de nada que realmente precisavam, nem mesmo questionaram se poderiam pagar vinte por cento de volta para o Senhor. Na verdade, eles decidiram que não podiam deixar de aumentar a sua porcentagem ao longo dos anos. Deus sempre foi fiel e Jeff e Bárbara sempre tiveram mais do que o suficiente.

Lição 15. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Lição 15. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.