Lição 14. Jonas (Yonah) o Pescador

Lição 14. Jonas (Yonah) o Pescador

Jonas não era exatamente um pescador; ele era mais como uma isca. Ele não pegou o peixe, mas o peixe o pegou. Mesmo assim, sua experiência nos ensina uma grande lição. A maravilhosa verdade que queremos explorar hoje é o quão ansioso Deus está para que todo o mundo ouça a história de Seu amor.

1. O que Adonai pediu para Jonas proclamar para Ele?

"A palavra do Senhor veio a Jonas… Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela porque a sua maldade subiu até a minha presença." Jonas 1:1-2

2. O que Jonas fez em resposta ao pedido de Deus?

"Mas Jonas fugiu da presença do Senhor dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem... para fugir do Senhor." Jonas 1:3

Jonas não apenas se afastou do serviço do Senhor, ele foi 180 graus na direção oposta de Nínive. Podemos entender o medo de Jonas. Nínive era uma cidade grandiosa, uma cidade grande e uma cidade iníqua. Nínive nem mesmo estava na terra de Israel. Na verdade, fica bem longe de Israel. Nínive ainda existe hoje no país do Iraque. Não era uma cidade judia e os habitantes eram goyim, gentios. Jonas seria um estrangeiro sem proteção nacional. Ele estaria proclamando para uma cidade que não acreditava em seu Deus que seu Deus iria destruí-los. Jonas foi chamado para uma missão muito perigosa. Você provavelmente pode pensar em algumas cidades do mundo que se encaixam nessa descrição. O que você faria se Deus o chamasse para ir a um deles e dizer-lhes que o seu Deus disse que eles seriam destruídos?

3. Em vez de permitir que Jonas simplesmente fugisse do serviço do Senhor, o que Deus fez por Jonas?

"O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se." Jonas 1:4

Certamente Elohim poderia ter encontrado alguém tão disposto ou indisposto como Jonas a ir para Nínive. Esta atribuição foi tanto para o benefício de Jonas quanto para Nínive, e Deus, em Seu amor por Jonas, não iria deixá-lo fora disso.

4. Com medo de naufragar, o que os marinheiros fizeram?

"Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar o navio mais leve... Então os marinheiros combinaram entre si: ‘Vamos lançar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós’. Lançaram sortes e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: ‘Diga-nos quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?’" Jonas 1:5-8

5. Como Jonas respondeu às perguntas dos marinheiros?

"Ele respondeu: ‘Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra.’" Jonas 1:9

Jonas disse a eles a verdade? Sim e não. Sim, ele era um hebreu, ou o que chamaríamos hoje de judeu. Sim, o Senhor, o Deus do céu, fez o mar e a terra. Mas não, Jonas não o estava adorando. Não é possível adorar a Deus e desobedecê-lo ao mesmo tempo. Isso se aplica a nós também. Você pode estar orando, pode estar lendo a Bíblia, pode estar cantando canções de louvor a Deus, pode estar participando dos cultos, mas se estiver apenas indo na onda - você não O está adorando. Obedecê-lo inclui permitir que ele viva em sua vida para capacitar você a viver a vida que está aprendendo nesta série de estudos bíblicos. Sei que você ficou satisfeito e enriquecido ao vê-Lo trazer harmonia à sua vida com os grandes ensinamentos das Escrituras. Vê-lo trabalhando em nós desperta uma atitude de adoração. Adorar a Deus também inclui compartilhar o amor de Deus com outra pessoa. Deus chamou todos nós para compartilharmos Seu amor com os outros. Tornamo-nos Suas mãos para ajudar, Seus pés para caminhar, Sua boca para compartilhar, Seu coração para amar e cuidar. Tornamo-nos Seus representantes, Seus embaixadores. Que privilégio ser representante do Senhor, o Deus do céu, o Criador do mar e da terra!

6. Quando Jonas lhes disse que estava fugindo de Elohim, os marinheiros perguntaram o que poderiam fazer para acalmar a tempestade. Como Jonas respondeu, provando que ainda não havia experimentado a misericórdia e o perdão de Deus?

"Respondeu ele: ‘Peguem-me e joguem-me ao mar e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês.’" Jonas 1:12

Jonas parecia ter esquecido os relatos de José e Jó e que em cada calamidade Deus tem um propósito planejado. Porque ele não se lembrava dessas coisas, Jonas não percebeu que essa tempestade era na verdade para o seu bem. Jonas deve ter esquecido como Deus aceitou o arrependimento de Jacó, Moisés e Davi. Ele parecia pensar que a única maneira de deter a tempestade era com a morte. Deus não queria que Jonas morresse. Ele queria que ele se arrependesse de seu pecado e recebesse o perdão de Deus por meio dos sacrifícios oferecidos no Templo representando a morte do Messias. Deus queria que Jonas aceitasse o poder do Ruach HaKodesh (o Espírito Santo) para tirar seu temor e fazer com que ele seja obediente à vontade de Deus para sua vida.

7. Os marinheiros resistiram a tal solução extrema, então eles continuaram a fazer tudo o que pudessem para salvar o barco, mas como as coisas continuaram a piorar, esses marinheiros pagãos imploraram a Deus para não usar este ato contra eles e jogaram Jonas ao mar. Imediatamente o mar ficou calmo. Como esses não-judeus, goyim (gentios), reagiram a essa experiência?

"Tomados de grande temor ao Senhor, os homens lhe ofereceram um sacrifício e se comprometeram por meio de votos." Jonas 1:16

Esses marinheiros gentios se tornaram mais receptivos a Deus do que Jonas estava. Eles tentaram de tudo que podiam para evitar jogá-lo ao mar e, quando a tempestade acalmou, eles adoraram Elohim, ofereceram um sacrifício e decidiram seguir ao Senhor. Às vezes, isso é o contrário. As pessoas temerão a Deus, oferecerão tudo a Deus e farão todo tipo de promessa a Deus quando estiverem passando por um momento difícil. Mas então, depois que o perigo passou, elas se esquecem de Deus e retiram suas promessas. Qual cenário foi mais comum no seu passado? Qual cenário tem sido mais comum desde que você foi estudar regularmente a Palavra de Deus?

8. O que Adonai fez a seguir para mostrar a Jonas que Ele ainda o amava e que ainda queria que os gentios pagãos de Nínive soubessem sobre ele?

"O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus. E disse: ‘Em meu desespero, clamei ao Senhor e ele me respondeu... minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.’ E o Senhor deu ordens ao peixe e ele vomitou Jonas em terra firme. A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: ‘Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei.’" Jonas 2:1-2, 8-10; 3:1-2

Deus não deixou Jonas fora de perigo; Ele usou um peixe para pegar Jonas. Esta não é uma típica pescaria, mas Jonas certamente teve uma baita história de pescador para contar! Deus nos ama mesmo quando estamos sendo desobedientes e fugindo dEle. Deus não desistiu de Jonas ou Nínive, e Ele não desistirá de você ou de mim ou qualquer um dos nossos entes queridos.

9. Jonas foi para a grande e iníqua cidade de Nínive com o aviso de que a cidade seria destruída em quarenta dias. O que esses gentios ímpios de Nínive fizeram em resposta à mensagem de Elohim por meio de Jonas?

"Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco… (dizendo) ‘Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira e não sejamos destruídos.’" Jonas 3:5-9

O Espírito de Deus amoleceu os corações dos ninivitas e eles verdadeiramente se arrependeram de seus pecados. Que experiência poderosa e pensar que Jonas estava relutante em ir! Talvez haja alguém com quem você tenha medo de compartilhar o amor de Deus. Você pode estar pensando: “Eles não estão interessados em Deus. A vida deles está tão longe do que a Bíblia diz que eles não aceitarão a verdade se eu compartilhar com eles. Eles podem até ficar com raiva de mim e me rejeitar se eu disser alguma coisa.” Nunca sabemos como as pessoas vão reagir. Deus pode estar movendo seus corações antes mesmo de você dizer uma palavra. Se Deus pode transformar a perversa Nínive por causa das palavras do temível e infiel Jonas, certamente Ele pode usar você e eu.

10. O Deus de Israel mostrou amor e misericórdia para com o povo gentio de Nínive e poupou-os da destruição que Ele havia pronunciado sobre eles?

"Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado." Jonas 3:10

Que Deus de amor nós servimos. Seu amor é por toda a terra. Há mais no relato de Jonas. Eu encorajo você a ler todo ele na Bíblia (no livro de Jonas).

11. Existem outros gentios registrados na primeira parte da Bíblia que se tornaram crentes no único Deus verdadeiro por causa do testemunho ou proselitismo do povo judeu?

Sim. Observe estes exemplos:

  • Egípcios que deixaram o Egito com os israelitas durante o êxodo. Êxodo 12:38
  • Raabe, moradora da cidade de Jericó, que protegeu os espiões israelitas. Josué 6:25
  • Os gibeonitas logo após os filhos de Israel cruzarem o Rio Jordão na terra de Canaã. Josué 9:24
  • Rei Nabucodonosor, Rei da Babilônia, que foi muito influenciado pelo profeta judeu Daniel. Daniel 4:34

Desde o início, Elohim mostrou Seu amor e compaixão para todas as pessoas da terra. Deus fez Noé avisar o mundo por 120 anos antes da chegada do dilúvio. Deus permitiu ao povo de Sodoma e Gomorra entrar em contato com Abraão e até mesmo enviar dois anjos à cidade antes que fossem destruídos. Deus usou Moisés para advertir os egípcios e misericordiosamente deu a eles 9 demonstrações de Seu poder antes mesmo de um egípcio morrer. E Deus colocou você e eu em contato com pessoas que Ele quer que saibam sobre Seu amor.

12. Quantas nações seriam abençoadas pela semente de Abraão?

"… e por meio dela todos os povos da terra serão abençoados porque você me obedeceu." Gênesis 22:18

Todas as nações da terra são abençoadas pela semente de Abraão? Certamente, como um povo, demos nossas contribuições para a sociedade como um todo, mas todas as nações da Terra abençoadas? Como isso pode ser? É por meio da semente prometida, o filho prometido da linhagem de Abraão, o Messias, o servo de Deus, Seu escolhido. Por meio da morte do Messias pelos pecados de todo o mundo, todos os que já viveram tiveram o perdão dos pecados disponível para eles. Todos os habitantes do mundo, incluindo você e eu, foram abençoados por causa da intercessão do Messias, eles percebendo ou não. Deus nos chama para continuar a abençoar todas as nações da terra ao compartilhar Sua mensagem de amor com todas as pessoas na terra. Isso pode parecer uma tarefa impossível para você e para mim, mas veremos na lição 20 como isso é possível.

13. De que forma os descendentes de Abraão, especialmente os Messias, abençoam as outras nações?

"Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito e ele trará justiça às nações (Goyim)." Isaías 42:1

"... o Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações (Goyim)." Isaías 61:11

"... pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações (Goyim)." Malaquias 1:14

"... Também farei de você uma luz para os gentios (Goyim) para que você leve a minha salvação até os confins da terra." Isaías 49:6

Nota: A palavra salvação no último versículo tem a mesma raiz hebraica que o nome do Messias. As letras hebraicas para a palavra e o nome são העושי. O nome se pronuncia Ye-shoo-ah (Y'shua) em hebraico ou Jesus em português. A salvação de Deus alcançou os confins da terra por meio de Seu Messias, a Semente de Abraão, Y'shua! Lembre-se, na lição um e dois aprendemos que Deus prometeu que todas as nações do mundo seriam abençoadas pela descendência de Abraão e Jacó. Deus ama cada pessoa neste planeta e enviou o Messias Y'shua da linhagem de Abraão para morrer não apenas pelos pecados do povo judeu, mas também por todas as pessoas neste planeta. Todas as nações da terra foram abençoadas por causa do descendente de Abraão, Y'shua. A morte de Y'shua como o cordeiro sacrificial dá a cada pessoa nesta terra o dom da salvação. Quando recebemos Seu sacrifício por nossos pecados, recebemos este presente que Ele nos deu.

14. Que promessas especiais Elohim fez para os estrangeiros que se apegam ao SENHOR?

"Assim diz o Senhor: ‘Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto e logo será revelada a minha retidão. Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não profaná-lo e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal. Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se ao Senhor venha a dizer: ‘É certo que o Senhor me excluirá do seu povo’... Pois assim diz o Senhor: … a eles darei… um nome eterno que não será eliminado. E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado, deixando de profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança, esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’." Isaías 56:1-7

Que promessa interessante na Bíblia Judaica. “Minha salvação está perto.” Novamente a palavra raiz העושי, Y’shua, o nome do Messias, é usado. Isaías, o profeta judeu, diz: “Feliz… o estrangeiro (um gentio)... que guarda o sábado… que se apegarem à aliança... para servi-Lo.” Eles terão um “nome eterno”, não serão “eliminados”, eles serão trazidos ao "monte sagrado" de Deus, a “casa de oração" de Deus. Por isso, a casa de Deus é chamada “casa de oração para todos os povos.” Deus é um Deus inclusivo; Ele quer que todos nós estejamos unidos Nele. Ele deseja que nos tornemos um. A única maneira de isso acontecer é se permitirmos que Deus nos use para compartilhar Seu amor com os outros, especialmente aqueles a quem não estamos atualmente unidos.

15. Na grande oração de arrependimento de Davi, o que ele prometeu fazer pelos transgressores depois que ele próprio foi purificado com hissopo e enchido do Espírito de Deus? Essa purificação com hissopo representava o sangue dos cordeiros colocados com hissopo nas ombreiras das portas durante a Páscoa no Egito. Esses cordeiros representavam a morte do Messias que derramou Seu sangue por nossos pecados.

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão, apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores." Salmos 51:1-3, 7-13

Vimos esse texto várias vezes ao longo dessas lições. É um texto poderoso. Cada vez que o lemos, nos concentramos em um aspecto diferente. Em uma lição, enfocamos a limpeza de nossa culpa e pecado por meio do sangue dos cordeiros. Outra vez, focamos no Espírito Santo. Desta vez, queremos nos concentrar na afirmação de Davi de que, depois que ele foi perdoado de seus pecados e teve o Espírito de Deus capacitando-o, ele ensinaria outros pecadores como receber o perdão. Contar aos outros sobre o Messias de Deus e o perdão é uma coisa muito judaica de se fazer. Foi feito pelo rei Davi, Abraão, Moisés, Jonas, Isaías e foi feito pelo povo judeu ao longo da história judaica.

16. Quantos de nós pecamos contra Adonai?

"Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." Salmos 14:3

Todos precisam de perdão. Todos precisam do Messias. Deus precisa que compartilhemos Seu amor com aqueles que ainda não estão experimentando Seu perdão.

17. Podem as pessoas, como transgressores dos caminhos de Deus, simplesmente abandonar o pecado por sua própria força?

"Quem poderá dizer: ‘Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado’? Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal." Provérbios 20:9; Jeremias 13:23

Não podemos nos purificar do nosso medo de compartilhar o amor de Deus com outros mais do que um leopardo pode mudar suas manchas. Mas Deus pode nos mudar. Ele pode remover o medo e nos dar sua ousadia e amor pelos outros, o que nos levará a querer compartilhar com os outros. É impossível experimentar completamente o amor e a salvação de Deus em nossa própria vida e não ter o peso de compartilhá-la com os outros. Assim como você e eu não temos a capacidade de mudar sem a ajuda do Espírito de Deus em nossas vidas, mais ninguém tem. Como então podemos esperar que as pessoas sejam boas, gentis e justas quando elas nem mesmo sabem sobre o poder de nosso misericordioso Deus para libertá-los de seus pecados? Basta pensar: se nós, como um povo, tivéssemos feito mais em compartilhar o amor de Deus nos últimos 6000 anos com pessoas que não conhecem Seu perdão e poder para transformar suas vidas, haveria muito menos crime, violência e imoralidade hoje. Todas as nações da terra seriam abençoadas pela semente de Abraão. Eles deveriam ser abençoados com o conhecimento e a experiência com o Deus de Abraão. Se não ensinarmos aos outros sobre o poder de Deus para mudar suas vidas, quem o fará? Se todas as nações fossem como “estrangeiros felizes” que “guardam o sábado” e adoram juntos conosco na "casa de oração de Deus por todas as nações" que Isaías fala em Isaías 56 (questão 14), então não teríamos toda a perseguição que tivemos todos esses anos. Como eles vão aprender sobre nosso Deus que os ama e pode mudá-los se nós não contamos a eles sobre Ele?

18. O que Elohim disse sobre aqueles que falam a outros sobre Seu amor?

"Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas-novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: ‘O seu Deus reina!’" Isaías 52:7

Quando você está experimentando a libertação da culpa e está tendo vitória sobre o pecado, é tão emocionante que é impossível mantê-lo para si. Você quer que todos saibam o que Deus fez em sua vida e quer que eles sejam tão felizes quanto você. Provavelmente, sua família e amigos já estão percebendo as mudanças positivas tomando lugar em sua vida e estão se perguntando como isso pode acontecer para eles também. Não tenha medo de dizer a eles. Deus não chamou Jonas para ser pescador; Ele o chamou para ser um pescador de homens. Ele está chamando você e eu para fazermos o mesmo.

***

História de Curtis e Sydell Greenberg.

Sydell Greenberg cresceu em um maravilhoso lar judaico em Brooklyn, Nova Iorque. Como resultado de um período difícil em sua vida, ela começou a procurar por Deus. Pouco tempo depois, ela aceitou Y'shua como seu Messias. Sua mãe, Ann, desprezou a ideia de Sydell aceitar Y'shua como o Messias e, pelos próximos 20 anos, tentou fazer Sydell se arrepender de sua decisão.

Sydell acabou se mudando para a Flórida e se juntou a uma congregação chamada Temple of the Advent Hope (Templo da Esperança do Advento) em Hollywood, Flórida. Lá, ela conheceu Curtis Jones. Apesar de suas diferenças na educação, eles se deram bem e tinham laços comuns de fé em Y'shua e amor por pessoas. Depois que Curtis e Sydell se casaram, eles começaram a Ariel Congregation em Lake Worth, Flórida.

Quando Curtis era jovem, ele gostava de cantar música cristã. Quando adolescente, ele cantou no coro juvenil. Quando ele cresceu, ele era um cantor proeminente no coro adulto. Ao longo dos anos, ele cantou com quartetos e era regularmente convidado a cantar solos para ocasiões diferentes, como casamentos. Mas a música mais memorável de sua vida foi quando ele estava cantando "Hevenu Shalom Alechem" enquanto pintava o apartamento de sua sogra, Ann Greenberg.

Ann perguntou onde ele aprendeu a música. Curtis disse a ela que foi uma das muitas melodias judaicas que ele cantou na sexta-feira, no serviço noturno de Shabat. A ideia de um homem cantando melodias judaicas tocou seu coração. Ela até aceitou o convite de Curtis para começar a participar de cultos com ele e sua filha Sydell. Sydell não podia acreditar. Ela havia tentado por mais de 20 anos liderar a mãe para o conhecimento e aceitação de Y'shua, mas nunca obteve uma boa resposta. Agora, sua mãe estava participando de cultos com eles e aprendendo o quanto Yeshua a amava. Para manter essa história maravilhosa sucinta, Ann Greenberg aceitou Y'shua como seu Messias aos 91 anos e foi batizada por seu genro. Algo tão simples como uma melodia judaica pode ser a abertura para um o coração da pessoa. 

Lição 14. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.