Lição 13. Rei Salomão (Shlomo)

Lição 13. Rei Salomão (Shlomo)

A vida de Salomão revela claramente a misericórdia de Deus e a vontade de Deus em trabalhar todas as coisas para o nosso bem. Deus pode transformar a situação mais horrível em uma bênção para aqueles que amam a Deus.

Bate-Seba era a mãe de Salomão. Seu primeiro marido, Urias, era um soldado do exército do rei Davi. Davi dormiu com Bate-Seba enquanto Urias estava em batalha, e ela ficou grávida. Davi eventualmente organizou para que Urias morresse em batalha. Davi então pegou Bate-Seba como sua esposa, mas o filho de seu relacionamento ilícito morreu. Elohim continuou a falar ao coração de Davi até que ele finalmente confessou seus pecados. Adonai graciosamente perdoou Davi. Davi e Bate-Seba tiveram um segundo filho, e eles o chamaram de Salomão. Foi sob essas circunstâncias que Salomão veio ao mundo e mais tarde se tornou o próximo rei de Israel.

1. Como Davi expressou sua tristeza pelos pecados que cometeu contra a mãe de Salomão, Bate-Seba?

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão, apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti." Salmos 51:3-5, 9-15

2. Que instruções Davi deu a Salomão antes de morrer?

"Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for." 1 Reis 2:2-3

Existem muitos livros no mercado que ensinam várias maneiras de se tornar bem-sucedido. Davi recomendou um livro, a Bíblia, para seu filho Salomão, que lhe prometeu sucesso se ele seguisse suas instruções. Davi disse a seu filho Salomão que o verdadeiro sucesso vem de andar nos caminhos de Deus, seguindo Suas leis, Seus mandamentos e Suas admoestações. O mesmo é verdade para nós hoje. Se aplicarmos o conselho que Davi deu a Salomão em nossas vidas, podemos reivindicar a promessa de sucesso. Homens e mulheres de verdade guardam os mandamentos de Deus e seguem a Deus. Esta é a fórmula do sucesso na vida.

3. Quando Salomão estava prestes a se tornar rei, o que ele pediu a Elohim, mostrando Sua devoção ao Seu povo?

"...o Senhor apareceu a Salomão num sonho... ‘Peça-me o que quiser, e eu darei a você.’ Salomão respondeu... ‘um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal.’" 1 Reis 3:5-9

O que você pediria se o governante do universo, que possui tudo e é todo-poderoso, perguntasse o que você quer? Salomão queria poder ajudar as pessoas e viver para Deus. Que pedido nobre que Salomão fez ao pedir sabedoria para ajudar outras pessoas e a habilidade de distinguir o certo do errado.

4. Como Deus respondeu ao pedido altruísta de Salomão?

"O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. Por isso Deus lhe disse: ‘Já que você pediu isso e não uma vida longa, nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. E se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida.’" 1 Reis 3:10-14

Se colocarmos Deus e os outros em primeiro lugar, Deus ficará satisfeito e fará mais do que cuidar de nós. "Humilhe-se aos olhos do Senhor, e Ele o levantará."

5. Salomão construiu o Templo do SENHOR, que foi reformado segundo o modelo do Templo que Moisés construiu no deserto. O Templo de Salomão era maior e mais permanente. Quando a rainha de Sabá visitou Salomão, o que ela observou?

"Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído, o que era servido em sua mesa, o alojamento de seus oficiais, os criados e os copeiros — todos uniformizados — e os holocaustos que ele fazia no templo do Senhor, a visitante ficou impressionada." 1 Reis 10:4-5

Houve várias coisas específicas que impressionaram a rainha de Sabá. Ela observou a sabedoria que Elohim deu a Salomão e a beleza de seu palácio. Ela também percebeu o que Salomão comia. Sem dúvida, eram apenas alimentos saudáveis e "biblicamente kosher". Ela viu que os servos estavam felizes em servir seu rei e eram tratados decentemente. A rainha notou o que os atendentes estavam vestindo. Pode ter sido muito mais modesto do que estava acostumada. Salomão não deixou de mostrar a ela o que é mais importante - a maneira de receber o perdão - o holocausto.

6. Nos provérbios do sábio Rei Salomão, o que ele nos disse sobre o vinho alcoólico?

"O vinho é escarnecedor e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. Não ande com os que se encharcam de vinho... De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora." Provérbios 20:1; 23:20, 29-32

7. Qual é uma forma pela qual a palavra de Adonai diferencia o vinho alcoólico que não é bom e o suco de uva?

"Honre o Senhor com a tua riqueza, com as primícias de tudo o que ganhares; e teus celeiros estarão cheios de trigo, os seus lagares transbordarão de vinho novo." Provérbios 3:9-10 (Versão Bíblia de Jerusalém)

Vinho novo dá a impressão de suco de uva recém-espremido. Mas o suco de uva, como usado na Bíblia, nem sempre tem a palavra “novo” ao lado dele. Às vezes diz apenas "vinho". Nas Escrituras, às vezes a palavra vinho significa suco de uva e às vezes significa álcool fermentado. Podemos dizer qual tipo as Escrituras se referem pela forma como são usadas no contexto. Nas Escrituras, o vinho fermentado alcoólico sempre tem uma conotação negativa associada a ele, enquanto o vinho não fermentado, suco de uva fresco, está sempre associado a uma bênção. Suco de uva que se torna álcool passou por um processo de fermentação, um processo de deterioração ou apodrecimento. Este processo não aconteceu no Jardim do Éden e nem vai acontecer no céu. O álcool não faz parte do plano original de Deus, Seu plano eterno, nem é Seu plano para nós hoje.

8. Que princípio o rei Salomão nos deu com relação a todo tipo de droga que prejudica o cérebro, como álcool, tabaco, maconha, cocaína, etc.?

"Acima de tudo, guarde os seus pensamentos, porque deles depende a sua vida." Provérbios 4:23 (VFL)

Adonai fala conosco através de nossa mente, a qual recebe Suas impressões e compreende Sua Palavra escrita. Nosso cérebro é a parte mais importante do nosso corpo, pois é o único dos nossos sentidos por meio do qual Deus nos comunica Seu amor. Não podemos provar Deus ou cheirá-Lo ou vê-Lo, mas Ele pode se comunicar conosco por meio de nossas mentes. Todos os tipos de álcool e drogas ilegais matam as células cerebrais. É de vital importância manter nossos cérebros o mais saudáveis possíveis para que possamos ouvir a voz de Deus falando conosco. Como a Bíblia nos diz para "guardar a mente” (os pensamentos), por que desejaríamos destruir a parte mais importante do nosso corpo, mesmo ao beber moderadamente?

9. Além de comer apenas alimentos saudáveis e se abster de alimentos e substâncias que nos prejudicam, qual outra coisa que podemos fazer para manter uma boa saúde?

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos. O coração alegre é bom remédio..." Provérbios 3:7-8; 17:22

Ser humilde, respeitar a Deus, evitar o pecado e escolher ser agradecido são todas atitudes que melhoram a saúde que podemos ter quando convidamos Elohim em nossos corações e mentes.

10. O jogo de apostas é outro vício que Deus odeia, junto com o álcool e drogas. O que o profeta judeu Isaías tinha a dizer sobre o jogo de apostas?

"Mas vocês que abandonam o Senhor... que põem a mesa para a deusa Sorte e enchem taças de vinho para deus Destino, eu os destinarei à espada, e todos vocês se dobrarão para a degola. Pois eu os chamei e vocês nem responderam; falei e não me deram ouvidos. Vocês fizeram o mal diante de mim e escolheram o que me desagrada." Isaías 65:11-12

O jogo de apostas funciona com base na ganância e na preguiça. É tentar ficar rico sem merecer. Baseia-se em obter algo às custas da perda de outra pessoa. Egoísmo, ganância e preguiça não são características saudáveis. Se um encanador conserta sua pia, você recebe um serviço e ele recebe dinheiro - ambos se beneficiam. Se você compra algo, você ganha um item e o vendedor ganha dinheiro - ambos se beneficiam. No jogo, uma pessoa perde e a outra ganha. Realmente, ambos perdem porque jogar torna-se viciante e destrutivo por causa das características que incentiva e alimenta. Jogos de azar de todos os tipos, incluindo loterias, devem ser evitados.

11. Que conselho o rei Salomão, o rei mais sábio e rico de Israel, nos dá a respeito de dinheiro?

"De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte. Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos. O Senhor não deixa o justo passar fome... As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza." Provérbios 11:4; 19:17; 28:6; 10:3-4

Em contraste com os desejos associados ao jogo de azar, Salomão incentiva a retidão, a generosidade, o contentamento e o trabalho árduo.

12. O que o sábio Rei Salomão nos alertou sobre ter dívidas?

"...quem toma emprestado é escravo de quem empresta." Provérbios 22:7

Quem escolheria ser escravo? Incrivelmente, milhões de pessoas hoje se tornam voluntariamente escravos de empresas de cartão de crédito e de agências de empréstimos. Devemos evitar dívidas como evitaríamos uma praga. E se temos qualquer dívida, devemos concentrar toda a nossa energia para nos tornarmos livres de dívidas. A dívida pode ser definida como dever mais em um item do que o seu valor. Observe que Salomão não está dizendo que ter dívidas é pecado, mas ele está nos advertindo de que é uma forma de escravidão voluntária.

13. Que conselho o rei Salomão deu sobre ter um casamento feliz e bem-sucedido?

"Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer e sempre o embriaguem os carinhos dela. Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana?" Provérbios 5:18-20

Salomão nos disse para “encontrar” alegria no cônjuge da nossa juventude. Fique com seu primeiro cônjuge, mesmo se você tiver que procurar para encontrar a alegria no relacionamento. Todo casamento feliz e bem-sucedido dá trabalho. Estar apaixonado por seu cônjuge tem mais a ver com você do que com ele(a). Estar "apaixonado por" significa que você escolhe estar apaixonado por seu cônjuge. Não significa que quando ele(a) mudar e se tornar apaixonado(a), você ficará apaixonado por ele(a). Significa que você o(a) ama do jeito que é. Se você se casou com ele(a) do jeito que ele(a) é, então continue a amá-lo(a) do jeito que ele(a) é. O amor é mais uma escolha do que um sentimento. Salomão está nos dizendo para escolher amar, escolher se apaixonar por seu cônjuge. As pessoas falam sobre o amor acabar; a única maneira de fazer isso é escolher não amar. Quando começamos a olhar e insistir nas deficiências de nosso cônjuge e escolher não amá-lo(a) do jeito que é, corremos o risco de nos apaixonar pela mulher ou homem proibido. Encontre alegria - mesmo se você precisar procurá-la - no cônjuge que você tem.

14. Onde devemos encontrar um bom cônjuge?

"...a esposa prudente vem do Senhor." Provérbios 19:14

Se você não tem uma esposa do Senhor, escolha ficar contente com a escolha que você fez. Se você ainda não é casado, aceite nada menos do que uma esposa do Senhor. Um cônjuge do SENHOR é alguém que ama o SENHOR, que lê a Sua Palavra, que segue Suas instruções, que é ativo na casa do Senhor. Antes de podermos esperar que o Senhor nos dê uma esposa, devemos ser uma pessoa do Senhor. Devemos ser uma pessoa que ama o Senhor, lê Sua Palavra, segue Suas instruções e é ativo na casa do Senhor.

15. Que tipo de cônjuge podemos acabar tendo se não formos para o Senhor?

"...a esposa briguenta é como uma goteira constante. Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta." Provérbios 19:13; 21:9

Se você tem um cônjuge irritante e briguento, escolha ficar contente com a escolha que você fez (é claro que em certas situações de abuso uma pessoa deve se proteger e se separar. Este é o tipo de circunstância em que seria aconselhável buscar orientação de um conselheiro religioso). Se você ainda não é casado, lembre-se de que as pessoas mais solitárias do mundo não são solteiras, mas pessoas que são casadas mas não combinam. Escolha bem. Escolha cuidadosamente. Escolha um cônjuge do Senhor ou você pode acabar tendo um cônjuge irritante e briguento. Não tenha pressa ao escolher um cônjuge para unir sua vida. Passe muito tempo conversando. Guarde a intimidade física para o casamento e aconselhe-se amplamente.

16. Como uma esposa competente é descrita nas Sagradas Escrituras?

"Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem e nunca o mal todos os dias da sua vida. Antes de clarear o dia, ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; A beleza é enganosa e a formosura é passageira, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada." Provérbios 31:10-12, 17, 20, 25-28, 30

Esses textos também se aplicam a como ser um marido competente. Tem apenas algumas coisas melhores do que ser o cônjuge certo e ter o cônjuge certo. Salomão diz que eles são um achado raro, então escolha cuidadosamente. Deus odeia o divórcio. O casamento deve ser para toda a vida. Para ter um casamento feliz, é necessário o amor de Deus, entrega contínua a Deus e um ao outro, escolhas contínuas de contentamento, paciência, perdão, altruísmo e trabalho. Um casamento feliz começa sendo um cônjuge competente, conforme descrito neste texto. É necessário Deus em nossos corações para nos tornar e nos manter como esposos competentes.

Salomão disse que não é a beleza ou as graças que fazem um cônjuge ser digno de louvor, mas antes é o temor do Senhor que é merecedor de elogios. Em que você concentra a maior parte do seu tempo, dinheiro e energia - na sua aparência ou em guardar Deus em seu coração? Deus é tão grande que se Ele realmente está em nós, Ele aparecerá em todos os lugares. Quando as pessoas veem você, elas veem você ou veem Deus em você? Você está mais focado em sua beleza externa ou interna?

17. Que conselho o Rei Salomão deu sobre como escolher amigos?

"Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário, você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; pois destruição é o que planejam no coração e só falam de violência. Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre o Senhor. Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida; eles o protegerão da mulher imoral e dos falsos elogios da mulher leviana." Provérbios 22:24-25; 24:1-2; 23:17-18; 6:23-24

Estas são palavras claras sobre como escolher amigos. Associações más corrompem a boa moral. Seja amigável com todos, mas escolha ser amigo de pessoas que amam a Deus. Conheça a todos e encoraje-os a conhecer o Senhor.

Há uma lição importante aqui sobre namoro. Não namore alguém que não conheça o Senhor e que não acredite como você acredita. Uma maneira de garantir que você nunca se case com alguém que não acredita no que você acredita é nunca namorar alguém que não acredita como você. É muito difícil casar com alguém que você não namorou. Você pode ter a garantia de não se casar com a pessoa errada se você não namorar a pessoa errada.

18. O que o Rei Salomão nos disse sobre como lidar com os inimigos?

"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos." Provérbios 25:21-22; 20:22; 17:9

Não é possível amar nossos inimigos com nosso próprio poder. Precisamos invocar Elohim para nos dar esse amor. Existem lições aqui para casamentos, relações familiares, associações de trabalho e relacionamentos de todos os tipos. Se insistirmos em um assunto, iremos alienar. Se ignorarmos as falhas, estaremos buscando um despertar no amor. Como aprendemos com José, perdão não é ignorar uma falha ou erro que alguém fez para nós; é negligenciar - olhar além do mal que foi feito. É escolher se elevar acima do malfeitor e mostrar o amor de Deus em troca do mal. Se você ainda está lutando para ser capaz de perdoar alguém, releia os provérbios citados nesta pergunta e olhe para as promessas de Deus para nós quando escolhemos perdoar. Deus vai te recompensar. Deus vai libertar você. Se você ainda está lutando para perdoar, leia novamente a lição 3 sobre a vida de José.

19. Como podemos ter sabedoria como o Rei Salomão?

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio." Provérbios 9:10; 19:20

Sabedoria, conhecimento e entendimento vêm do Senhor. Esta é uma das razões pelas quais é importante gastar tempo todos os dias em oração e na leitura da Bíblia. Precisamos da sabedoria de Deus para entender a Sua Palavra. Sabedoria e compreensão da Palavra de Deus nos dão conhecimento e sabedoria, não só em teologia, mas também em cada aspecto de nossas vidas. Quer se trate de questões financeiras, associações interpessoais, preocupações familiares, hábitos de trabalho, escolhas de alimentos e roupas ou questões pessoais, Deus é a fonte de sabedoria.

20. No final da vida do Rei Salomão, como ele resumiu todas as suas observações?

"De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal." Eclesiastes 12:13-14

Para todos nesta terra, a soma da questão, o resultado final na vida é amar e respeitar Adonai e manter Seus mandamentos.

21. Através de Salomão, Deus nos deu altos padrões de valores morais. Como podemos viver de acordo com esses padrões?

"Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer e ele lhe mostrará o caminho certo." Provérbios 3:5-6

Tudo começa com a confiança no Senhor. Se confiarmos no que Ele diz, não no que pensamos, e se confiarmos em Seu poder, não em nosso poder para viver esses padrões em nossas vidas, Ele amenizará nossos altos e baixos. Isso não significa que não haverá obstáculos na estrada, mas os amortecedores de Deus manterão nossas emoções calmas.

"Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico… eu, o Senhor, que vos santifico, sou santo." Levítico 20:7-8; 21:8

Que promessa poderosa. Deus nos torna santos! Não somos nós mesmos que nos tornamos santos, mas é permitir que Deus nos torne santos. Deus é todo-poderoso e amoroso. Ele conhece seu passado e suas fraquezas. Deus é capaz de transformá-lo, apesar do passado. Ele é santo e pode tornar a sua vida santa se você permitir que Ele trabalhe em seu coração. Aceite a morte do Messias Y'shua para o perdão de suas falhas e para o Espírito Santo viver a vida de Deus através de você. Não foi sobre isso a oração de Davi citada no início desta lição?

Os altos padrões nos muitos tópicos diferentes que Salomão delineou para nós podem parecer opressores. Mas realmente, eles não são difíceis de alcançar - são impossíveis em nossa própria força e poder. Mas com o poder de Deus, o Espírito Santo de Deus operando em nós e através de nós, Ele nos capacitará para alcançar e viver esses padrões. Em nossas escolhas de comida, bebida e vestuário e em nossas atitudes em relação às finanças, trabalho e relacionamentos, Deus é capaz de dar-nos Seus desejos, Seus pensamentos, Suas ações enquanto entregamos cada área para ele. Agora que você é um filho do Rei, o Rei vai transformá-lo para viver como um príncipe ou princesa para Ele.

Você está disposto a permitir que Elohim trabalhe em você para alcançar o alto e santo padrão para o qual Ele está chamando você?

Sua próxima lição é intitulada “Jonas o Pescador”. Se você gosta de pescar ou não, você achará a próxima lição muito interessante.

Lição 13. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.