Lição 12. Rei Davi

Lição 12. Rei Davi

Davi foi um dos maiores reis da história - de fato, muitos acreditam que ele foi um dos maiores homens que já viveram. Elohim se referiu a Davi como um homem segundo o Seu próprio coração. Sabemos que isso não foi porque Davi era perfeito, mas porque ele foi rápido em ver seus erros e pedir perdão a Deus.

1. Quando Samuel foi profeta e juiz de Israel, o que o povo pediu?

“Por todas as autoridades de Israel… foram falar com Samuel… ‘Tu já estás idoso... escolhe agora um rei para que nos lidere à semelhança das outras nações’.” 1 Samuel 8:4-5

Elohim nos separou como Seu povo especial com Suas instruções. Ele era nosso líder, nosso rei. Mas queríamos ser como todo mundo.

2. Como Samuel e Elohim se sentiram sobre esse pedido?

“Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel… E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: … não te tem rejeitado a ti; antes a mim me têm rejeitado para eu não reinar sobre ele.” 1 Samuel 8:6-7

Ao querer ser como todos os outros, estávamos rejeitando a Deus. Deus não deseja que vivamos como os outros; Ele tem um plano muito melhor para nós. Sua Palavra nos dá instruções sobre como viver nossa vida, e é radicalmente diferente do resto do mundo. Deus nos dá descanso, paz, alegria, satisfação, contentamento, perdão, paciência e poder sobre a tentação que o mundo não conhece.

3. Quem Adonai nomeou como o primeiro rei de Israel em resposta à petição do Seu povo?

“Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: ‘O Senhor o ungiu como líder da herança dele’.” 1 Samuel 10:1

4. Saul não seguiu os conselhos de Deus. Deus rejeitou Saul e enviou Samuel para ungir Davi como o próximo rei. O que aconteceu com Davi naquela época?

“Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu ... e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.” 1 Samuel 16:13

O Espírito do Senhor tomou conta de Davi. Era o Espírito do SENHOR sobre Davi que o fez grande. Nós também podemos ter o Espírito do SENHOR. Como Moisés disse: “...Que o Senhor desse o seu Espírito” a todos. (Números 11:29)

Deus permitiu que Saul permanecesse rei por muitos anos, mesmo depois que Davi foi ungido para ser o próximo rei. Em algum momento, Saul teve o Espírito do Senhor, mas eventualmente ele deu as costas a Deus e rejeitou o Espírito. Deus foi muito misericordioso e paciente com Saul, como Ele é com cada um de nós. Elohim não quer que nenhum pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

5. Depois que Davi foi ungido para ser o próximo rei, que grande evento em sua vida aconteceu?

“… Golias, o filisteu de Gate... Todos os israelitas… fugiam de diante dele e temiam grandemente… Davi disse a Saul ... ‘teu servo irá e pelejará contra o filisteu’. O Senhor me livrará das mãos deste filisteu. Porém Saul disse a Davi… ‘não poderás ir… pois tu és ainda moço’... Davi respondeu a Saul: ...‘O Senhor ... me livrará das mãos deste filisteu’... Disse o filisteu a Davi: ‘Vem a mim e darei a tua carne às aves do céu’ .... Davi porém disse ao filisteu: ‘Tu vens contra mim com espada e com lança e com escudo; eu porém vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado... porque do Senhor é a guerra e ele vos entregará nas nossas mãos.’ Davi meteu a mão no alforje, tomou dali uma pedra e, com a funda, atirou-a e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa e ele caiu com o rosto em terra.” 1 Samuel 17:23-24, 32-34, 37, 44-45, 47, 49

O Espírito do SENHOR deu a Davi a coragem de lutar contra o gigante. Deus deu a Davi Seu Espírito antes de chamá-lo para ir e lutar contra o gigante. Deus nos dá Seu Espírito hoje para que possamos lutar contra os problemas gigantes que surgem contra nós.

6. Saul ficou com ciúmes da crescente popularidade de Davi. Ele fez tudo o que pôde para destruí-lo. Davi até teve que fugir de Saul e viver no deserto. Quando Davi teve a oportunidade de matar Saul, o que ele fez?

“Tomou então Saul três mil homens escolhidos dentre todo o Israel e foi ao encalço de Davi... havia uma caverna; entrou nela Saul a aliviar o ventre. Ora, Davi e os seus homens estavam assentados no mais interior da mesma. Então os homens de Davi lhe disseram: ‘Hoje é o dia do qual o Senhor te disse: ‘Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo’... Davi... disse aos seus homens: ‘O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor’... Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul.” 1 Samuel 24:2-7

Essa experiência acima de todas as outras mostrou a grandeza de Davi. Davi já havia sido ungido por Elohim para ser o próximo rei; Saul estava agindo como um lunático, caçando Davi para matá-lo. Davi poderia justificadamente matar Saul e assumir o trono. No entanto, Davi continuou a mostrar amor e misericórdia por Saul. Davi esperou pacientemente por muitos anos pela vontade de Deus se manifestar. Davi confiou no tempo de Deus e na maneira de Deus lidar com a situação.

7. Quais são alguns dos piores pecados de Saul registrados na palavra de Deus?

“Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma médium e não ao Senhor.” 1 Crônicas 10:13-14

Vários pecados são mencionados como sendo a causa da queda de Saul. Ele não fez o que Elohim ordenou que fosse feito. Ele não buscou o conselho de Deus. Ele tentou falar com os mortos e consultou uma médium. Esses pecados eventualmente acabam em desastre. Eu oro para que nós estejamos aprendendo com essas lições a obedecer a Deus, a fazer o que Ele comanda, a ler Sua palavra, a Bíblia, e seguir seus conselhos, e não tentar se comunicar com os mortos.

8. Após 39 anos como o primeiro rei de Israel, a vida de Saul terminou tragicamente. Davi lamentou muito por seu inimigo. Davi não tinha guardado rancor ou raiva de Saul, embora Saul tentasse continuamente matar Davi e tornasse sua vida extremamente difícil. Davi se tornou rei e Israel prosperou. Depois de muitos anos de serviço fiel, Davi também caiu em pecado. Mas aqui está a diferença entre o pecado de Davi e de Saul. Davi se arrependeu e Saul não. Como Davi expressou sua tristeza por seus pecados? O que especificamente Davi pediu para não ser tirado dele?

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões e o meu pecado sempre me persegue. Purifica-me com hissopo e ficarei puro; lava-me e mais branco do que a neve serei. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.” Salmos 51:3-5, 9-11

Quando Davi orou para ser "purificado com hissopo até que eu esteja puro", ele estava se referindo ao sangue dos cordeiros que foram colocados nas batentes das portas com hissopo durante a primeira Páscoa. O sangue daqueles cordeiros, como o sangue dos cordeiros no serviço do Santuário, representaram a morte do Messias lavando nossos pecados, protegendo-nos da morte eterna. Da mesma maneira, Deus fez provisão para que nossos pecados sejam purificados e removidos de nós pela morte do Messias.

Davi orou para que Elohim não tomasse o Seu Espírito Santo (Ruach HaKodesh) para longe dele por causa de seu pecado. Davi recebeu o Espírito Santo quando Samuel o ungiu. Foi o Espírito Santo que trouxe a convicção do pecado de Davi em seu coração. Foi o Santo Espírito que deu coragem e humildade a Davi.

9. A Bíblia diz que o Messias viria da linhagem de Davi. Como as Escrituras se referem ao Messias que mostraria graça, misericórdia e paz aos Seus inimigos como Davi fez?

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino.” Isaías 9:5-6

O Messias viria como uma criança e ainda seria conhecido como “o Deus Poderoso”.

10. Existem outros lugares nas Escrituras onde Deus é citado como vindo à terra como uma criança?

“Ouvi agora, ó casa de Davi: acaso não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus? Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Isaías 7:13-14

Emanuel significa “Deus está conosco”. Ainda seria um milagre se a mãe desta criança fosse apenas uma jovem mulher casada dando à luz um filho? Ela é especificamente referida como jovem porque ela é virgem. A criança é referida como Emanuel porque Ele é Deus conosco, Deus manifestado como humano. O Messias não era um homem que se tornou Deus; Ele é Deus que se tornou homem.

11. Quais são algumas outras ocasiões em que Deus veio à Terra como homem?

“Apareceu o Senhor a Abraão... ele estava assentado à entrada da tenda... Levantou ele os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra e disse: ‘...trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças…’” Gênesis 18:1-5

“E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. O homem lhe perguntou: ‘Qual é o seu nome?’ ‘Jacó’ respondeu ele. Então disse o homem: ‘Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu’. Jacó chamou aquele lugar Peniel…” Gênesis 32:25-31

Peniel significa literalmente a face de Deus.

12. As Escrituras Hebraicas ensinam que Deus tem um Filho?

“Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo. Quem subiu aos céus e desceu? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome e o nome do seu filho? Conte-me se você sabe!” Provérbios 30:3-4

Por incrível que pareça, as Escrituras Judaicas dizem que Deus tem um filho. Eles são uma família; eles são uma unidade. Há apenas uma família de Deus.

13. Existem outros lugares onde nossa família de Deus é referida no plural?

“Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós…” Gênesis 1:26; 3:22

Isso pode parecer chocante de início, mas está no primeiro capítulo da Torá, o início de toda a Escritura Judaica. As palavras no plural “nós” ou “nosso” são usadas quatro vezes diferentes, mostrando como esta família de Deus se comunicava desde o início do primeiro livro da Torá.

14. Onde Elohim nos dá um exemplo em Suas Escrituras de mais de um indivíduo que ainda é considerado um?

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher…” Gênesis 2:24-25

No segundo capítulo da Torá, depois que Deus criou duas pessoas individuais, Adão e Eva, e os reuniu como marido e mulher, Ele nos diz que quando homens e mulheres se casam, as duas pessoas se tornam uma só carne. Como se deve entender que um marido e uma mulher se tornam uma só carne? Certamente eles não se tornam fisicamente uma só carne com uma cabeça, uma boca, um nariz, etc. Mas eles são um em coração, um em espírito, um em propósito. Eles devem estar unidos em seus objetivos e planos, caminhando e trabalhando juntos como uma unidade. Isso é o que significa no Shemá quando diz que Deus é um. Deus é um da mesma forma que uma família é uma, mesmo que tenha três pessoas em uma família. Deus, o Espírito Santo e Deus, o Messias, são uma família de Deus, embora cada um deles tenha responsabilidades diferentes. Eles estão unidos como um só. Eles trabalham juntos como tendo uma mente, um desejo, um plano, um propósito, um objetivo. Uma corda tem três fios, mas ainda é uma corda.

15. Esses três indivíduos da família única de Deus são mencionados nas Escrituras Hebraicas?

“...desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito.” Isaías 48:16

Todos os três são claramente mencionados neste texto pelo profeta judeu Isaías. Existe o "Senhor Deus", existe o "Eu" que estava lá “Desde o tempo que tudo existia” e existe “Seu Espírito”. Estes são os “nós” mencionados em Gênesis 1:26. As Escrituras não estão falando sobre três deuses diferentes. É uma família de Deus unificada. Se nós falássemos da família Cohen, por exemplo, diríamos que eles são uma família. Pode haver três indivíduos, Alan, Ellen e Leah, mas são todos Cohens; eles são todos uma família. Deus é um Deus, embora as Escrituras falem de três indivíduos nessa família única de Deus. O pão Challah é um pão, embora seja feito de três tranças de massa. Uma vela havdallah é uma única vela, embora seja feita de vários pavios. Uma capa de matzá de Páscoa é uma matzá tosh, embora tenha três compartimentos contendo três pedaços de matzá.

16. O nome de Deus revela que Deus é uma unidade plural. A palavra hebraica “El” significa Deus no singular, como é usada nas palavras: “Beth-el” que significa “Casa de Deus” e “Peniel” que significa “rosto de Deus.” Em hebraico, quando queremos transformar uma palavra masculina no plural, adicionamos as letras hebraicas "yod" e "final mem" (pronuncia-se “eem”) no final, assim como em inglês adicionamos um “s” ao final das palavras para torná-las plurais. A palavra hebraica mais usada nas Escrituras Hebraicas para o nome de Deus é םיהלא e é pronunciado El-o-heem. O som “eem” no final faz o nome de Deus plural. Mesmo no nome de Deus Elohim, vemos a pluralidade da família única de Deus.

Frequentemente usamos a palavra “um/uma” no sentido plural. Dizemos: “uma família”, “um bando de gansos”, “um cacho de uvas”. Esses são exemplos de vários objetos sendo considerados um, pois são unidos como uma unidade. Os Estados Unidos da América são compostos de muitos estados, mas é uma nação. Um time de beisebol tem pelo menos 9 jogadores, mas ainda é uma equipe. Deus não é três deuses diferentes competindo entre si, como na mitologia grega. Deus é um Deus composto de três seres individuais trabalhando juntos como uma unidade, como as palavras "Elohim", "nós" e “nosso” indicam em Gênesis capítulo um da Torá.

Fomos ensinados por tanto tempo que Deus é singular que estes textos da Torá e outras partes da Bíblia podem parecer difíceis de entender. Se este conceito de Deus ser uma família é novo para você, ore e peça sabedoria a Deus e depois leia as questões 8-16 novamente.

17. Que outros nomes de Deus são encontrados nas Escrituras que mostram Seu relacionamento com a humanidade?

“...Eu sou o Senhor, o teu Salvador, o teu Redentor, o Poderoso de Jacó.” Isaías 60:16

Nota: O nome Salvador vem da palavra Salvação em hebraico é עושי e é pronunciado Ye-shoo-ah. Esse era o nome do Messias quando Ele andou por esta terra.

18. Em Seu primeiro advento, do que o Messias nos redimiu?

“O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó se arrependerem dos seus pecados.” Isaías 59:20

O maior problema neste mundo e em nossas vidas é o problema do pecado, o problema do qual o Messias veio nos redimir.

19. Como Ele nos salvou ou nos redimiu de nossos pecados?

“Se qualquer pessoa... pecar por ignorância, por fazer alguma das coisas que o Senhor ordenou que não fizessem e se tornar culpada; ou se o pecado em que ela caiu lhe for notificado… a oferta pelo pecado... imolará no lugar do holocausto… e lhe será perdoado. Em toda a angústia deles, foi ele angustiado... pelo seu amor e pela sua compaixão ele os remiu.” Levíticos 4:27-31; Isaías 63:9

O próprio Deus, o Messias, nos redimiu tornando-se a oferta pelo pecado por nós. O Messias veio em Seu primeiro advento para nos redimir de nossos pecados morrendo por eles. Ele virá em seu segundo advento para nos redimir dos ímpios que estarão causando um período de tribulação pior do que tudo o que já foi visto.

Você pode ter cometido erros como Davi, mas pode ser uma pessoa segundo o coração de Deus, como Davi era, sendo rápido em confessar seus erros a Deus e se submeter à liderança Dele.

As experiências e os escritos do rei Davi são mencionados em pelo menos cinco livros diferentes da Bíblia. Certamente não poderíamos cobrir tudo aqui. Eu encorajo você a ler todos os relatos de sua vida nas próprias Escrituras junto com os salmos que ele escreveu.

Lição 12. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.