Lição 11. Débora (D’vorah) - A mãe em Israel

Débora

Pouco antes de nossos antepassados, os filhos de Israel, entrarem na Terra Prometida, Moisés morreu no Monte Nebo. A liderança da nação foi passada para Josué. Deus usou Josué para liderar o povo judeu através do rio Jordão de maneira milagrosa, secando o rio assim como fez quando eles passaram pelo Mar Vermelho 40 anos antes. Josué e os israelitas cercaram Jericó e Deus derrubou seus muros. Os israelitas se espalharam pela Terra Prometida e prosperaram.

Quando Josué e os outros líderes faleceram, um vazio foi deixado. Passaram-se centenas de anos antes que Israel tivesse seu primeiro rei. Esse período é registrado nas Escrituras Hebraicas no livro de Juízes. É neste livro que o termo "uma mãe em Israel" se originou. Vamos abrir nossos corações e mentes e ver o que Elohim quer nos ensinar hoje!

1. Quem são alguns dos juízes mais conhecidos que Deus levantou para ajudar Israel?

“Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel… Os israelitas disseram a Gideão: ‘Reine sobre nós’... Sansão liderou Israel durante vinte anos.” Juízes 4:4; 8:22; 16:31

Débora, Gideão e Sansão são apenas três dos mais de vinte juízes que lideraram Israel durante esse período de cerca de 400 anos.

2. O que os filhos de Israel fizeram durante o tempo de Débora quando Israel estava sendo cruelmente oprimido pelo rei Jabim de Canaã e Sísera, seu comandante do exército?

“Os israelitas clamaram ao Senhor...” Juízes 4:3

3. O que Débora, a profetisa e juíza, profetizou?

“Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes em Naftali, e lhe disse: ‘O Senhor, o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor. Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo com seus carros de guerra e tropas… e os entregará em suas mãos’.” Juízes 4:6-7

4. Como Baraque reagiu e que segunda profecia Deus deu à corajosa profetisa Débora?

“Baraque disse a ela: ‘Se você for comigo, irei; mas se não for, não irei’. Respondeu Débora: ‘Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher’.” Juízes 4:8-9

Baraque, o líder do exército de Israel, não manifestou plena fé na Palavra de Deus e só estava disposto a entrar na batalha se Débora fosse com ele. Por sua falta de fé, Deus tirou dele a glória e a honra da vitória e a deu a uma mulher que nem sequer foi treinada para a batalha.

5. O que aconteceu quando Baraque e seu pequeno exército chegaram a Sísera e ao exército dos cananeus?

“E Débora disse também a Baraque: ‘Vá! Este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em suas mãos. O Senhor está indo à sua frente!’ Então Baraque desceu o monte Tabor… Todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não sobrou um só homem.” Juízes 4:14-16

6. Sísera, o comandante do exército cananeu, pulou da carruagem e correu para salvar sua própria vida. Ele se escondeu na tenda de uma moça chamada Jael. O que Jael fez com Sísera enquanto ele estava escondido em sua tenda, cumprindo a profecia que Deus deu a Débora?

“Entretanto, Jael, mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e um martelo e aproximou-se silenciosamente enquanto ele, exausto, dormia um sono profundo. E cravou-lhe a estaca na têmpora até penetrar o chão e ele morreu… Naquele dia, Deus subjugou Jabim, o rei cananeu, perante os israelitas… E a terra teve paz durante quarenta anos.” Juízes 4:21, 23; 5:31

Você pode dizer "ele foi preso". Deus cumpriu a profecia e deu a vitória nas mãos de Jael em vez de Barak.

7. O que foi cantado depois que a guerra foi vencida, honrando a fé e a coragem de Débora?

“Cessaram as aldeias em Israel, cessaram até que eu, Débora, me levantei; por mãe em Israel me levantei.” Juízes 5:7

Assim, temos a primeira vez que o termo “mãe em Israel” é usado. Débora julgou Israel por 40 anos e Deus nos deu descanso sob sua liderança e direção. Débora não é a única mulher mencionada na Bíblia a quem Deus deu o dom de profecia.

8. Qual era o propósito de profetas e profetisas como Débora?

“Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas. O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua. O Senhor usou um profeta para tirar Israel do Egito e por meio de um profeta cuidou dele.” Amós 3:7; 2 Samuel 23:2; Oseias 12:13

Adonai nos deu Seus profetas e profetisas para nos guardar e revelar Seu propósito para nós. Quão reconfortante é saber que Deus não faz nada sem antes revelá-lo aos Seus profetas.

9. O que acontecerá conosco se confiarmos nos profetas de Deus?

“Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” 2 Crônicas 20:20

Que promessa maravilhosa! Se confiarmos no Senhor, permaneceremos firmes, e se confiarmos na Sua Palavra por meio de Seus profetas, teremos sucesso. O verdadeiro sucesso vem do Senhor ao seguir Sua Palavra. Existem muitos livros e seminários no mercado sobre como obter sucesso, mas aqui está a fórmula simples para o sucesso diretamente da Palavra de Deus: confie Nele e confie em Sua Palavra e nós garantimos o sucesso. Quem poderia pedir mais alguma coisa? Você quer o sucesso de Deus? Você está disposto a confiar em Seus profetas?

Muitos são os que professam ouvir de Deus, que afirmam poder contar o futuro, mas a Palavra de Deus nos dá um alto padrão para testar se a mensagem é realmente de Deus ou não. Veremos cinco testes (a-e) de um profeta de Elohim.

10. Como podemos saber hoje se um profeta é um verdadeiro profeta de Deus ou não?

“À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz… O espírito dos profetas está sujeito aos profetas.” Isaías 8:20; 1 Coríntios 14:32

a) Eles devem falar de acordo com a lei e não contra ou em contradição com a lei de Deus.

b) Eles devem concordar e estar em harmonia com todos os profetas de Deus que vieram antes deles.

Assim, se parece que os escritos de um profeta estão contradizendo um profeta anterior, essa pessoa não é um verdadeiro profeta de Deus ou estamos interpretando mal seus escritos.

11. Qual é outra prova de um verdadeiro profeta de Elohim?

“Mas talvez vocês se perguntem: ‘Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?’ Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.” Deuteronômio 18:21-22

c) Suas profecias devem se realizar.

Isso não quer dizer que o profeta seja infalível. O rei Davi disse ao profeta Natã que ele queria construir um templo ao Senhor. Natã disse: “Vá e faça, o Senhor está com você.” (2 Samuel 7:3) Mas naquela noite, Deus falou com Natã e disse-lhe que voltasse a Davi e lhe dissesse que ele não seria quem construiria o Templo de Deus. A princípio, Natã não estava profetizando; ele estava apenas dando sua opinião pessoal.

Além disso, as profecias de Deus estão condicionadas à nossa reação à profecia. Deus disse a Jonas que dissesse à cidade de Nínive que Ele iria destruir a cidade. Mas o povo se arrependeu e, assim, Deus se absteve de fazer o que Ele disse que faria. As profecias de Deus são condicionais nos dois sentidos. Se Elohim profet

izar bênçãos e abandonarmos as condições de fé, amor por Ele e obediência a Ele, a profecia não acontecerá. Ele não forçará Suas bênçãos profetizadas sobre aqueles que realmente não O querem.

12. E se a profecia deles se tornar realidade, mas eles não amam a Deus?

“E se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer… não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.” Deuteronômio 13:2-3

d) Um profeta ou profetisa de Deus deve ser uma pessoa piedosa.

Suas vidas devem estar em harmonia com a Palavra de Deus. Isso não quer dizer que eles sejam perfeitos, mas devem ter um coração segundo Deus. Eles devem acreditar no Messias profetizado e devem estar se esforçando, pelo poder de Deus, para guardar os mandamentos de Deus.

Os falsos profetas podem ser capazes de adivinhar ou prever com alguma precisão. E, como você se lembra da lição 10, Satanás é o grande enganador. Ele é muito bom em prever o que provavelmente acontecerá e comunicar isso através de pessoas que estão sob sua influência, assim como ele falou através de uma serpente a Eva para enganá-la. Ele pode assumir muitas formas e usar vários instrumentos, mesmo seres humanos inconscientes, para se esconder. Um profeta de Deus deve atender a todos os requisitos, não apenas estar correto às vezes.

13. O que a mensagem de um verdadeiro profeta de Elohim conterá?

“O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: ‘Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos de acordo com toda a Lei que ordenei aos seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas’.” 2 Reis 17:13

e) Os profetas verdadeiros nos chamarão a deixar o pecado e nos levar à obediência.

Observe que o texto diz que “todo profeta” chamou o povo a abandonar seus caminhos iníquos e a observar os mandamentos e as leis de Deus. Este é um teste muito importante para um profeta em uma época em que muitas pessoas estão professando ouvir mensagens de Deus apenas para nos dizer quem será o próximo presidente, ou que direção devo seguir em minha vida, ou quantos filhos terei. No entanto, a Bíblia não diz que o dom de profecia era para previsões, mas para nos levar a ver nossos pecados, o que nos levará ao Salvador, que nos levará à obediência às leis de Deus. Muitas "vozes para Deus" professadas estão fazendo exatamente o oposto. Alguns chegam a dizer que as leis de Deus foram anuladas. No entanto, a Palavra de Deus permanece a mesma - os verdadeiros profetas nos levam para longe do pecado e à obediência através do Messias.

14. Quais são algumas das diferentes maneiras pelas quais Elohim fala com e por meio de Seus profetas?

“Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem… e ele disse: ‘Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele’… O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: ‘Agora ponho em sua boca as minhas palavras.’” Números 12:5-6; Jeremias 1:9

A diferença entre um sonho e uma visão é que uma visão é como um sonho que ocorre enquanto a pessoa ainda está acordada. Lemos em uma lição anterior sobre José, com quem Deus falou em sonhos. Veremos em uma lição mais adiante que Deus falou com Daniel em sonhos e visões.

15. Que tipo de pessoa Adonai usa como profeta e até quando Ele continuará a ter profetas?

“E depois disso derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão; os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça... antes que venha o grande e temível dia do Senhor.” Joel 2:28-31

Deus não faz acepção de pessoas. Ele pode trabalhar com jovens ou idosos, homens ou mulheres. Sobre "todos os povos", o texto diz. Deus pode trabalhar através do povo judeu e não judeu. O texto também diz que Deus dará o Espírito de Profecia antes da segunda vinda do Messias. Os dons de Deus não foram apenas para os "tempos bíblicos", mas também para hoje.

Nem todos os profetas e profetisas de Deus escreveram livros, e nem todos os profetas de Deus que escreveram livros tiveram seus livros contidos na Bíblia. Como os dons de Deus continuarão até o “grande e temível dia do SENHOR”, é importante que possamos dizer a diferença entre um profeta verdadeiro e um falso. Não queremos perder uma palavra verdadeira do SENHOR e não queremos ser enganados por uma falsa. Então, vamos revisar as cinco identificações que discutimos:

a) Ensinará obediência às palavras e leis de Deus.

b) Estará em harmonia com os profetas anteriores de Deus.

c) As profecias devem se realizar.

d) O profeta deve amar e seguir a Deus.

e) Os profetas verdadeiros nos chamarão a abandonar o pecado, levar-nos ao Messias e à obediência.

16. Até que ponto Elohim nos responsabiliza por ler e obedecer a Seus profetas?

“Diga-lhes: Assim diz o Senhor: Se vocês não me escutarem nem seguirem a minha lei que dei a vocês e se não ouvirem as palavras dos meus servos, os profetas, os quais tenho enviado a vocês vez após vez… então farei deste templo um objeto de maldição entre todas as nações da terra.” Jeremias 26:4-6

Que palavras solenes para considerarmos. Se não escolhermos obedecer pelo poder de Deus e não prestarmos atenção às palavras da Bíblia, cairemos sob a maldição de Deus. Esta não é uma mensagem popular; não é reconfortante para os nossos ouvidos. Mas um alerta contra o perigo que se aproxima é mais valioso do que conversas tranquilas no caminho da destruição.

17. Até que ponto Deus responsabiliza Seus profetas?

“… a palavra do Senhor veio a mim: ‘Filho do homem’, disse ele, ‘eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso, ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência. Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos e salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniquidade; para mim, porém, você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniquidade, mas você estará livre dessa culpa.’” Ezequiel 3:16-19

Através dos tempos, profetas e profetisas nem sempre foram bem recebidos ou apreciados. Ser porta-voz de Deus nem sempre é uma posição fácil ou agradável. Contudo, se não advertirmos outras pessoas sobre sua necessidade de Deus, então, de acordo com o profeta, seu sangue estará sobre nós. A maioria das pessoas não quer ser portadora de más notícias. Quem gostaria de dar notícias de câncer, crime ou morte? Quão pior é ser aquele que alerta as pessoas sobre seus pecados? Mas Deus nos chamou para advertir no amor, com bondade e com uma verdadeira preocupação pelo melhor interesse da outra pessoa. Não estamos prontos para avisar os outros até que realmente os amemos e, como Moisés, estejamos dispostos a dizer: “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro que tens escrito.” Êxodo 32:32

18. O que Adonai pensa dos falsos profetas de hoje que afirmam ser médiuns, adivinhos, feiticeiros, pessoas que lançam feitiços ou que consultam fantasmas ou espíritos de familiares, ou que perguntam aos mortos ou leem bolas de cristal, palmas, cartas, horóscopos e folhas de chá, etc.?

“Quando disserem a vocês: ‘Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos… aos mortos em favor dos vivos’, respondam: ‘À lei e aos mandamentos!’ Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! Aflitos e famintos, vaguearão pela terra... olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão e serão atirados em densas trevas.” Isaías 8:19-22

“Não permitam que se ache alguém no meio de vocês… que pratique adivinhação ou se dedique à magia ou faça presságios ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos… e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês… Não deixem viver a feiticeira.” Deuteronômio 18:10-12; Êxodo 22:18

Leitores de mão, leitores de cartas, leitores de bola de cristal, horóscopos, etc., não são de Elohim. Eles são falsos profetas. Os três textos nos advertem veementemente a não ouvir instruções ou mensagens dos mortos, de fantasmas ou mesmo de algo que viria como espírito de alguém familiar a nós. O rei Salomão escreveu: “os mortos nada sabem… nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5-6

19. Como Deus descreveu o Maior Profeta, o Messias, para Moisés?

“Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca e ele dirá a vocês tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.” Deuteronômio 18:18-19

Deus levantou para nós um profeta como Moisés e ele era ainda mais que um profeta. Deus colocou Suas palavras em Sua boca. Ele é o Messias Emanuel - Deus conosco. Seremos responsabilizados se deixarmos de prestar atenção às palavras de amor que Ele tem para nós.

20. O que precisamos fazer para escapar da morte e sermos salvos no céu como sobreviventes?

“E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.” Joel 2:32

A porta está aberta a todos; o convite diz: "todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo." Invoque o nome do SENHOR e Ele o salvará dos seus pecados e erros.

***

Doug Batchelor pode ser o homem das cavernas mais rico que já existiu. Sua mãe era uma atriz judia e seu pai um multimilionário gentio. Crescer entre os ricos e famosos não atraiu Doug. Ele estava inquieto e estava mais confortável saindo com os encrenqueiros. Em um ponto de sua vida, ele e sua família estavam morando em uma ilha. A ilha estava cheia de mansões. A única maneira de entrar ou sair da ilha era de barco particular ou ponte. Doug e alguns de seus amigos estavam entediados e invadiram a casa dos vizinhos por diversão. Eles até começaram a se desafiar a invadir casas que estavam ocupadas com as luzes acesas. A comunidade contratou um guarda de segurança para navegar pela ilha para tentar proteger as casas desses criminosos.

Mesmo que Doug nunca tenha sido pego em nenhuma dessas aventuras, ele teve muitos problemas. Seus pais não sabiam o que fazer com ele. Após o divórcio, eles o trancaram na esperança de que um deles pudesse corrigi-lo. Eles tentaram tudo o que o dinheiro podia comprar. Eles o enviaram para catorze escolas diferentes em nove anos, incluindo uma escola militar estrita, uma escola experimental gratuita e branda, e eles até tentaram uma escola que ficava em um iate que navegava pelo Mediterrâneo para que essas crianças ricas e rebeldes não pudessem fugir. Doug encontrou uma maneira de fugir e seguiu alguns amigos até as montanhas do deserto acima de Palm Springs. Nessas montanhas, ele encontrou uma caverna de tamanho razoável com um pequeno riacho que corria à sua frente. Doug decidiu fazer disso sua casa. Ele passava a maior parte do tempo nu, exceto quando passeava pela cidade para pedir esmolas, fazer compras ou visitar amigos. Nessas ocasiões, ele vestia as únicas roupas que escolheu possuir: um único macacão e botas. Doug montou sua caverna muito bem com uma área para dormir, um pequeno fogão de lenha caseiro para fazer pão de banana, e ele represou o riacho e fez uma piscina. Ele até tinha um gato de estimação.

Mas mesmo assim, livre do materialismo deste mundo, Doug ainda não estava satisfeito. Ele experimentou vários tipos de drogas, teve namoradas, pesquisou todos os tipos de religiões diferentes, mas nada parecia preencher o vazio em seu coração. Quando ele se mudou para a caverna, percebeu que não era o primeiro a morar lá. Alguém deixou uma Bíblia em uma borda de pedra dentro da caverna. Finalmente, ele decidiu lê-la e isso começou a mudar sua vida. Pela primeira vez em sua vida, ele sentiu que a vida tinha um propósito, que havia uma razão para sua existência. No começo, ele leu apenas a primeira parte da Bíblia, mas depois, com muita hesitação, começou a ler a segunda parte da Bíblia, incluindo a vida e os ensinamentos de Y'shua. Ele ficou surpreso com o quão amoroso, atencioso e perdoador Y'shua era. Doug decidiu que Y'shua tinha que ser um lunático, um mentiroso ou quem Ele alegou ser: o Messias.

Enquanto Doug continuava lendo, ele tinha certeza de que Y'shua era quem Ele alegou ser. Ele se ajoelhou naquela caverna e confessou seus pecados e convidou Y'shua em seu coração. Doug estava cheio de paz e satisfação. O mundo inteiro parecia um lugar diferente. Sua experiência com Deus foi tão poderosa como resultado da leitura da Bíblia que ele orou para que Deus desse a ele mais pessoas com quem compartilhar sua nova experiência.

Na mesma época, sua mãe teve uma conversa com alguém que trabalhava na NBC News. Ela mencionou que seu filho morava em uma caverna. O homem achou que seria uma ótima história, então ele mandou um helicóptero subir a montanha para entrevistar o homem rico das cavernas. Doug ficou surpreso com o modo como Deus havia respondido à sua oração e se certificou de que, quando as câmeras estivessem rolando, ele compartilhasse como a leitura da Bíblia estava enchendo sua vida com verdadeira alegria. Um amigo de Doug que morava em outra caverna na montanha deu a Doug alguns livros que sua mãe havia lhe dado, como "O Grande Conflito", "Patriarcas e Profetas" e "O Desejado de Todas as Nações". Doug começou a ingerir esses livros espirituais com uma sede de Deus que ele nunca teve antes.

Doug não está mais morando na caverna. Desde então, ele se casou, teve seis filhos e é atualmente o presidente do Amazing Facts, um ministério que compartilha o amor de Deus e o poder da Bíblia em todo o mundo. A história completa de Doug é contada em um livro chamado "The Richest Caveman".

Ao nos dar Seus profetas, Deus demonstrou Seu amor por você e por mim, bem como Seu desejo de nos ajudar a viver uma vida de acordo com Seu bom plano. Muitos dos profetas arriscaram suas vidas escrevendo as Escrituras para nós. Com esses estudos, estamos apenas arranhando a superfície dos profundos e belos tesouros de sabedoria, esperança e promessas de Elohim. Leia toda a Palavra de Deus e sua vida será ricamente abençoada no processo.

Lição 11. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.