Lição 10. Por que Deus permite o sofrimento

Lição 10. Por que Deus permite o sofrimento

Em Yiddish, temos muitas maneiras de expressar tristeza. Temos palavras como tzuris, oy vey, oy vey is mir, oy gevalt, oy gottenyu e até apenas simplesmente oy. Você já parou para pensar por que temos tantas palavras para expressar nossa tristeza? Talvez seja porque tivemos muitos problemas.

Alguns problemas foram despejados sobre nós por pessoas que nos trataram como insignificantes. Alguns problemas que trouxemos sobre nós mesmos. E alguns problemas não têm explicação.

Você já se perguntou por que um Deus todo-poderoso e amoroso permite problemas, furacões, doenças, guerras e a morte de crianças inocentes? Ao olharmos para o quadro geral, descobriremos o porquê. Para encontrar a verdadeira causa do sofrimento, precisamos procurar no livro de Jó. Muitos estudiosos acreditam que Moisés escreveu o livro de Jó.

1. O que as Escrituras nos dizem sobre esse homem, Jó?

“Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente... Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” Jó 1:1-5 ARA

Jó era sem culpa. Ele temia Adonai e evitava o mal. Ele não apenas ofereceu sacrifícios queimados pelo perdão de seus próprios pecados, mas também orou e intercedeu pelos pecados de seus filhos.

2. A verdadeira causa do sofrimento está exposta no livro de Jó. Quem é a causa do sofrimento? Onde ele faz seu trabalho maligno?

“Certo dia, os anjos vieram apresentar-se ao Senhor e Satanás (ha-satan) também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”. Jó 1:6-7

Moisés deixou claro no livro de Jó, nas Escrituras Hebraicas, que existe um adversário vivo, um inimigo real chamado Satanás (ha-satan em hebraico) que perambula por toda a terra.

3. Quando Deus começou a expressar seu prazer em Jó ser irrepreensível, honesto e evitar o mal, que acusação malvada o adversário Satanás fez contra Deus e Jó?

Então respondeu Satanás ao Senhor: “Será que Jó não tem razões para temer a Deus? Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo que ele tem e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.” Jó 1:9-11

A acusação de Satanás contra Deus era que a única razão pela qual Jó amava a Deus era porque Deus era bom para ele. Satanás estava sugerindo que Jó era egoísta e não era capaz de manifestar amor verdadeiro e incondicional. Satanás estava implicando que se Deus tirasse as bênçãos de Jó, ele se afastaria de Deus.

4. O que Elohim permitiu que Satanás fizesse para provar que ele estava errado a todo o universo?

Disse o Senhor a Satanás: “Eis que ele está em teu poder, mas poupa-lhe a vida.” Jó 2:6

Satanás desafiou Deus a tirar Sua mão de proteção sobre Jó e remover Suas bênçãos. Deus não trouxe sofrimento a Jó. Ele permitiu que Satanás assediasse a Jó a fim de provar as mentiras de Satanás como falsas.

5. Logo depois disso, o adversário Satanás fez com que todos os bens de Jó fossem roubados e queimados, matou todos os dez filhos com um vendaval que derrubou sua casa e fez com que Jó fosse infligido por uma inflamação severa da cabeça aos pés. Como Jó reagiu a essas terríveis calamidades?

Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: “Nu saí do ventre da minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” Em tudo isto, Jó não pecou nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:20-22

Duvido que algum de nós tenha sofrido tanto quanto Jó sofreu. Ser assaltado e ter todos os seus bens destruídos já é ruim o suficiente, mas também descobrir que todos os seus filhos morreram ao mesmo tempo seria mais do que a maioria das pessoas poderia suportar. Acima de tudo, Jó desceu com um caso muito grave e doloroso de furúnculos da cabeça aos pés. A esposa dele não dava apoio. Ela o encorajou a amaldiçoar a Deus e morrer. Apesar de todas essas circunstâncias de perda horrenda, pesar e dor, e sofrimento excruciantes, Jó escolheu amar e confiar em Deus. Jó não sabia sobre o argumento que estava ocorrendo entre Deus e Satanás, mas ele escolheu, pela fé, amar e confiar em Deus. Esse mesmo argumento ainda está em andamento hoje e você e eu somos os que mais lutamos, em vez de Jó. Nós decidimos quem vencerá a batalha escolhendo confiar em Deus durante o julgamento ou culpar a Deus pelo sofrimento.

Não parecia que poderia piorar para Jó, mas piorou. A Bíblia passa os próximos 35 capítulos deste livro registrando como Jó e alguns de seus amigos tentaram descobrir por que essas coisas terríveis haviam acontecido com ele. Os chamados amigos de Jó não eram confortantes. Eles o culparam por seu sofrimento. Jó não sabia por que estava sofrendo e as pessoas não estavam facilitando; elas estavam piorando. Tenho certeza de que você pode se relacionar com o que Jó sentiu.

6. O que Deus disse a Jó, lembrando-nos de que não precisamos entender todos os detalhes e razões, e lembrando-nos por que devemos confiar em Deus quando não podemos ver a imagem maior da batalha entre Deus e Satanás?

“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo se tens entendimento.” Jó 38:4

Elohim não entrou em todos os detalhes da batalha que estava ocorrendo entre Ele e Satanás. Em vez disso, lembrou a Jó que havia criado tudo. Deus vê o passado e o futuro. Ele tem uma visão e uma perspectiva que não podemos ver ou entender. Embora esteja além de nossa compreensão total entender todas as razões pelas quais Deus permite o sofrimento nessa grande batalha entre Deus e Satanás, podemos confiar que Deus ainda está no controle e sabe o que é melhor e, no final, resolverá todas as coisas para o bem.

7. Como Jó reagiu à grandeza de Deus?

“Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado… Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber… Por isso, menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:2-6

Foi a fé, humildade, arrependimento e submissão de Jó a Deus que o deixaram irrepreensível. Essas são algumas das características que vimos em outras pessoas de Deus sobre as quais lemos nesta série. Essas são as características que Elohim está desenvolvendo em nós enquanto continuamos a ler Sua palavra, orar a Ele e pedir que Ele venha e viva Sua vida através de nós.

8. Deus e Jó provaram que Satanás estava errado. Eles demonstraram ao universo que é possível amar e servir a Deus mesmo quando as coisas estão em seu pior estado. O que Deus fez por Jó após a vitória de Jó sobre a questão de por que sofrer?

“O Senhor restaurou a sorte de Jó quando este orou pelos seus amigos, e o Senhor lhe deu o dobro de tudo o que antes possuía... Então morreu Jó, velho e farto de dias.” Jó 42:10, 17

Adonai restaurou o dobro para Jó somente depois que ele orou em nome de seus supostos amigos. Deus não apenas deu a Jó as características de fé, humildade, arrependimento e submissão a Deus, mas também deu perdão a seus amigos e inimigos. Jó fez mais do que perdoá-los mentalmente; ele começou a orar e interceder por eles. Lembre-se: a verdadeira batalha é entre Elohim e Satanás. Nós somos o campo de batalha e as pessoas que Satanás usa para nos machucar estão sendo usadas como peões em suas mãos. Deus está obviamente satisfeito conosco quando or amos por aqueles que nos machucaram. Orar por eles é verdadeiramente a maneira de se vingar de Satanás por usá-los para nos machucar. Se orarmos por eles, Deus poderá mover seus corações. Com Deus se movendo em seus corações, eles poderão algum dia pedir perdão. Existem alguns "amigos" ou inimigos que Deus está trazendo à sua mente agora que você deveria estar orando? Nesse caso, faça uma pausa antes de ler mais e ore por eles agora.

Devemos orar para que Deus nos encha com Seu paciente e misericordioso Espírito para que nunca façamos o papel dos "amigos" de Jó e não participemos do papel de condenar, criticar e julgar os outros.

Desde o início, Satanás tem acusado Deus de ser mau, injusto e a causa de todo sofrimento. Deus, em amor e misericórdia para conosco, ainda não destruiu Satanás. Se Deus tivesse destruído Satanás desde o início, Deus nunca poderia limpar Seu nome diante do universo. Para sempre haveria a dúvida de que “talvez Satanás estivesse certo”. Deus está dando a ele oportunidade suficiente para se expor para que possamos ver por nós mesmos que Satanás é o adversário que causa todo sofrimento e que Deus é amor, a fonte de toda felicidade.

Quando essa verdade for clara para todos, Satanás pode ser julgado e destruído, e o sofrimento cessará.

9. Onde mais vemos esse adversário causando problemas para os filhos de Elohim?

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ele perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”... Então a serpente disse à mulher: “Certamente não morrerão”... Disse o Senhor à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3:1, 4, 13

Satanás assumiu a forma de uma serpente e convenceu Eva a desobedecer a Deus. Deus avisou a Eva que a desobediência causaria a morte. Satanás mentiu e disse: "Não se preocupe; você não morrerá." (Essa foi a primeira mentira que ocorreu na Terra e é muito perigosa, como veremos em uma lição futura sobre o que acontece após a morte.)

10. Que maldição Adonai pronunciou sobre a serpente, o adversário Satanás?

“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” Gênesis 3:15

Essa promessa de "inimizade" descreve a grande controvérsia entre Deus e Satanás que experimentamos todos os dias. Satanás tentou atacar o Messias mandando-o para a morte, mas Deus ressuscitou o Messias de volta à vida e O levou de volta ao céu. O Messias um dia atacará e esmagará a cabeça de Satanás, destruindo-o. Atualmente, Satanás está atacando nossos calcanhares como filhos de Eva, causando problemas em nossas vidas. Deus pode nos dar fé e coragem para nos ajudar a enfrentar triunfantemente, como fez para Jó.

A experiência de Jó e a batalha nos bastidores entre Deus e Satanás nos ajudam a entender uma das razões pelas quais coisas ruins acontecem às pessoas boas. Sim, às vezes trazemos maus resultados para nós mesmos por nossas escolhas erradas, mas às vezes coisas ruins acontecem conosco apenas porque estamos no meio de uma guerra e somos o prêmio que está sendo vencido. Felizmente, temos a certeza de que se confiarmos no SENHOR nosso Deus, estaremos do lado vencedor.

11. Que imagem Deus usou para mostrar que Ele removerá nossa culpa e nos dará Sua justiça enquanto Satanás está nos acusando?

“Deus me mostrou o sumo sacerdote (cohen gadol) Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor e Satanás estava à mão direita dele para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: “O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor que escolheu a Jerusalém te repreende; não é este um tição tirado do fogo?” Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: “Tirai-lhe as vestes sujas.” A Josué disse: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes.” Zacarias 3:1-4

Depois que Satanás nos leva a desobedecer a Deus, ele então nos acusa de nossa indignidade do amor de Deus. Mas Deus ainda nos ama. Ao aceitarmos a morte de nosso Messias por nossos pecados, Deus remove nossa culpa e o poder que o pecado teve sobre nós e nos cobre em Sua justiça e bondade. É Satanás que o acusou de sua indignidade. Você pode calá-lo agora mesmo reivindicando o perdão, a limpeza e o poder de transformação do Messias.

12. Quantos de nós estão vestidos com essas roupas sujas que precisam da limpeza e das virtudes de Deus?

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia.” Isaías 64:6

Todos nós caímos nas tentações e mentiras de Satanás durante nossas vidas. Em algum momento, todos duvidamos do amor e do plano de Deus para nós. Todos nós precisamos do perdão de Deus concedido por meio do arrependimento. Lemos na lição 2 como Jacó se arrependeu de seus erros. Se você ainda não aceitou o perdão de Deus fornecido pela morte do Messias, agora é a hora de fazê-lo. Não adie mais. Há uma intensa batalha entre Elohim e Satanás e você é aquele por quem eles estão lutando. Há um cabo de guerra literal acontecendo e você é a corda. As imagens dos desenhos animados de um anjo bom em um ombro e um anjo mau no outro são uma realidade. Um pensamento virá à nossa cabeça para fazer algo errado ou desculpas pelas quais não precisamos fazer algo que deveríamos. Ao mesmo tempo, pensamentos surgirão em nossa mente incentivando-nos a fazer a coisa certa. Essa batalha de pensamentos dentro de nós faz parte da batalha muito real que está ocorrendo entre Deus e Satanás. Ambos os poderes estão sussurrando em nossos ouvidos para nos puxar para o lado deles. Em que lado vamos acreditar? De que lado vamos nos render? Coloque a vitória ao lado de Deus, rendendo-se a Ele. Deus não pode vencer a batalha por você sem o seu consentimento.

13. Como o profeta judeu Ezequiel resumiu para nós a história e o futuro de Satanás?

“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura... Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas… Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor… Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinza sobre a terra aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre.” Ezequiel 28:13-16, 18-19

Satanás era originalmente um anjo de Deus chamado Lúcifer. Mas porque ele escolheu se rebelar contra Elohim, foi expulso do céu e em breve será destruído, transformado em cinza e deixará de ser para sempre! Aleluia!

Você pode estar se perguntando: "Se Deus é todo-poderoso, por que Ele já não destruiu Satanás?" Esta ilustração ajudará a mostrar por que Deus não destruiu Satanás no começo. Imagine que você está no trabalho quando um dos outros funcionários se aproxima e diz que alguém foi roubado da empresa e que os proprietários querem vê-lo imediatamente. Seu chefe informa que você é o principal suspeito do roubo e será colocado em liberdade condicional até que uma investigação mais aprofundada seja conduzida. Você descobre que sua boa amiga Lucy foi quem te acusou. Qual seria a coisa inteligente a fazer? Comprar uma arma e se desfazer da Lucy?

É isso que você faria? Não, não se você quiser que seu nome seja limpo. Se você matasse Lucy, não apenas seria preso por assassinato, mas as autoridades teriam certeza de que você era o ladrão e que estava tentando se livrar da testemunha.

Você precisa fazer mais do que se livrar do mentiroso; você precisa limpar seu nome. Então, em vez de matar a Lucy, você contrata um detetive para colocar algumas câmeras escondidas no trabalho. Em três dias, seu detetive liga para você e diz que alguém apareceu na câmera roubando novamente. Você assiste à filmagem e vê que é Lucy! Você e o detetive correm para os proprietários, a polícia e os jornais limpando seu nome e colocando a culpa em seu lugar.

Não apenas Satanás (Lúcifer) está causando os problemas, mas ele está mentindo para todos, tentando colocar a culpa em Deus. Vemos Satanás usar os humanos para espalhar essa mentira quando ele leva as pessoas a usarem o nome de Deus em vão quando algo ruim acontece. Outra forma dessa mentira é quando as companhias de seguros chamam um desastre natural de um ato de Deus.

Se Deus tivesse destruído Satanás no começo, todos os anjos teriam acreditado nas mentiras de Satanás. Eles pensariam que, como Deus não podia provar as mentiras de Satanás como falsas, Ele apenas o destruiu. Eles não serviriam mais a Elohim por amor, mas por medo. Deus tem dado a Satanás tempo suficiente para se expor completamente a todos. Deus está usando a história desta terra como uma filmagem para o universo, expondo Satanás como a verdadeira causa do sofrimento. Quando todos, incluindo você e eu, estivermos convencidos e tomarmos nossas decisões finais sobre quem escolhemos seguir, então Deus pode terminar a batalha de uma vez por todas.

Uma das razões pelas quais Deus veio a esta terra como homem, Y'shua, foi combater Satanás em seu território e reconquistar este planeta de Satanás. Deus havia dado domínio a Adão e Eva, mas quando eles escolheram ouvir Satanás e desobedecer ao Criador, eles perderam o planeta para Satanás. Y'shua veio derrotar Satanás obedecendo completamente a Adonai enquanto estava na carne humana. Outra razão pela qual Y'shua veio lutar contra Satanás aqui foi permitir que fosse demonstrado ao universo qual é o objetivo final de Satanás - a morte de Deus.

14. Como Adonai se sente quando somos perturbados por Satanás?

“Em toda a angústia deles, foi ele angustiado… pelo seu amor e pela sua compaixão ele os remiu…” Isaías 63:9

Deus se sente tocado com os sentimentos de nossas fraquezas. Cada lágrima que derramamos, Deus também derrama. Tudo o que nos machuca, o machuca. Ele é tão apegado a nós quanto uma mãe expectante está apegada ao filho. É por causa de Seu grande amor e piedade por nós que Ele enviou o Messias para morrer por nós, para nos redimir a Si mesmo. O Messias, a quem a Bíblia se refere como Emanuel - Deus conosco, está de fato conosco. Ele está sempre conosco, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados. Quaisquer que sejam as provações pelas quais você está passando agora, saiba que Deus está passando por elas com você e te ajudará. Ele nunca nos deixará nem nos abandonará. Ele nos dá a liberdade de deixá-lo ou abandoná-lo, assim como deu essa liberdade a Lúcifer, mas nunca nos deixará ou nos abandonará. Mesmo se escolhermos deixá-Lo, Ele ainda terá amor e piedade em Seu coração em relação a nós. Seríamos mishuga (loucos) de resistir e rejeitar esse amor.

***

Rachel Hyman era uma criança divertida, feliz e cheia de energia. Quanto mais ativa ela era, mais feliz ela era. Ela via o mundo como um lugar cheio de oportunidades. Havia pessoas para conhecer, lugares para ir e objetivos a serem alcançados. Com apenas dezessete anos de idade, Rachel encontrou algo que desaceleraria dramaticamente seus sonhos. Rachel desenvolveu hipoglicemia, também conhecida como baixo nível de açúcar no sangue. Logo Rachel não conseguia caminhar ou jogar futebol com seus colegas de faculdade. Embora Rachel fosse naturalmente otimista, ficou deprimida ao ver como essa doença a estava paralisando. Pela primeira vez em sua vida, ela não conseguiu se concentrar e teve que sair da aula para comer algumas tâmaras. Mesmo socializando com as amigas, ela perdia a linha de raciocínio. As pessoas se perguntavam o que havia acontecido com a Rachel enérgica e faladora que de uma hora para outra ficou quieta e desconectada. Tudo isso era demais para Rachel lidar. Rachel chorava até dormir enquanto pensava em todas as coisas que estava perdendo. Seu estilo de vida ativo foi substituído por ficar sentada quieta no quarto com quase nenhuma força física ou mental. Rachel pensou em transformar seu tempo solitário em sessões espirituais com Deus. Em vez de reclamar de tudo o que estava perdendo, ela desenvolveu um relacionamento mais profundo com Deus que jamais imaginou ser possível. Depois de passar mais tempo de qualidade com Deus e ver como seu caráter se tornara mais paciente, amoroso, abnegado e manso, ela começou a ver como Deus havia usado sua doença incapacitante para mudá-la para melhor. Ela acredita que as bênçãos de Deus às vezes vêm de maneiras inesperadas e incomuns. Rachel escolhe agradecer, apesar da doença, e confiar que Deus conhece melhor e que trabalhará em todas as coisas para o bem.

Com amor, Deus nos deu o Jardim do Éden para viver. Com amor, Deus advertiu Adão e Eva a ficarem longe da árvore do conhecimento do bem e do mal. Com amor, Deus nos adverte a ficar longe do mal dando-nos Seus Dez Mandamentos. Com amor, Deus nos deu o Messias para morrer por nossos pecados. Com amor, Deus nos dá Seu Espírito para nos capacitar a seguir Sua lei e vontade. Com amor, Deus nos fortalece através do assédio de Satanás.

Vamos acelerar o julgamento de Satanás e acabar com o sofrimento contando aos outros sobre o amor de Deus. Vamos parar de acreditar nas mentiras de Satanás e determinar pelo poder de Deus seguir a Deus em todos os aspectos de nossas vidas.

Depois que Jó passou no teste, Elohim deu a ele o dobro do que tinha antes. Assim como o final de Jó foi melhor do que o começo, Deus tem um plano para você e eu.

Lição 10. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.