Lição 9. Moisés (Moshe), o escritor da Torá

Lição 9. Moisés (Moshe), o escritor da Torá

Até agora lemos como Abraão viveu uma vida de fé através do poder de Deus, como Jacó foi capaz de se arrepender e humildemente desculpar-se por seus erros, e como José foi capaz de perdoar aqueles que o machucaram profundamente. Lemos como a vida de Moisés prenunciou a do Messias de muitas maneiras diferentes. Também sabemos que Moisés registrou os relatos históricos da criação, do dilúvio e das experiências de Abraão, Isaque e Jacó. Lemos que Moisés registrou o relato de Deus escrevendo os Dez Mandamentos e as instruções sobre como o templo ou mishkan deveria ser construído.

Foi através deste templo que Deus se aproximou de Seu povo e nos concedeu perdão. O Templo também apontou para o Messias que seria o cordeiro sacrificial, morrendo por nossos pecados e nos purificando da culpa. Como a vida de Moisés, o Templo que Deus instruiu Moisés a construir prenunciou o Messias que seria "Emanuel", Deus conosco. Nesta lição, abordaremos outro tópico fascinante e importante escrito por Moisés sob o comando e a direção de Elohim. Descobriremos como viver vidas piedosas e experimentar uma saúde mais abundante.

Vamos começar fazendo a oração do Rei Davi: "Ensina-me, ó Senhor... dá-me entendimento para que eu observe o teu ensinamento e o guarde de todo o coração". Amém. Salmo 119:33-34.

É sempre importante começar a ler a palavra de Deus com uma oração para entender, observar e guardar os ensinamentos de Deus. Os tópicos espirituais encontrados na Bíblia precisam de entendimento espiritual, então precisamos pedir a Deus que nos dê Seu Espírito para entender completamente e corretamente Suas palavras. Também precisamos do Espírito de Deus, Seu poder para seguir o caminho de Deus. Em hebraico, usamos a palavra "halacha" (הֲלָכָה) para se referir à lei ou ensino judaico. Literalmente, vem da raiz "halach" (הלך) que significa caminhar. Não basta apenas acreditar; nossas ações devem seguir nossas crenças. Nesta lição, vamos aprender algumas das áreas práticas pelas quais Elohim nos chama para caminhar. Como você aprendeu nas edições anteriores, assim como Abraão precisou de fé e Jacó precisou estar disposto a permitir que Deus o mudasse, precisamos estar dispostos a permitir que Deus nos mude.

1. O que a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, faz por nós?

No meu coração eu valorizo a sua promessa; por isso não peco contra ti... A tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, uma luz para o meu caminho... Tu és a minha proteção e o meu escudo; espero pela tua palavra. Salmo 119:11, 105, 114.

Ao lermos a Palavra de Deus, a Bíblia, ela encontra moradia em nossos corações e nos fortalece para obedecê-Lo. Ela guia e direciona nossos caminhos e nos protege. Com todos esses maravilhosos benefícios, é de admirar que não passemos mais tempo lendo a Bíblia?

2. É maravilhoso perceber que valorizar as promessas de Adonai em nossos corações nos impede de pecar contra Ele e guia nossos caminhos. Quão poderosa é a palavra de Deus?

Pois a palavra do SENHOR é reta; todas as suas obras são fiéis... Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, pelo sopro da sua boca todo o seu exército. Salmo 33:4, 6.

Ao nos lembrarmos que Elohim criou todas as coisas com Sua palavra, isso nos dá fé de que Suas palavras na Bíblia também criarão uma nova vida dentro de nós. Visto que a palavra de Deus é poderosa o suficiente para criar os céus, certamente é poderosa o suficiente para nos mudar e satisfazer todas as nossas necessidades. A questão é: você está disposto a permitir que Deus mude você?

3. O rei Davi descobriu o quão poderosa a Palavra de Deus era em sua vida. Observe a resposta dele.

Oh! Como amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Salmos 119:97.

À medida que nos aproximamos de Deus e nos apaixonamos mais por Ele, descobrimos a cada dia que queremos passar mais tempo com Ele, a ponto de o Rei Davi experimentar passar o dia inteiro com Ele. Todos os dias e todo o dia podemos meditar em Deus e em Sua Palavra enquanto seguimos nossas rotinas diárias. Uma caminhada assim tão perto de Deus pode parecer impossível para alguns, mas quando consideramos que Deus é quem nos muda e nos dá amor por Ele, podemos vivenciar uma caminhada com Deus como Davi fez. É um resultado natural do trabalho de Deus em nossas vidas.

Elohim não nos muda em um momento. É um processo de crescimento gradual. Como nas outras coisas que aprenderemos nesta lição, Deus está nos apontando para o destino e depois caminha conosco dia a dia, nos capacitando para o objetivo de uma vida feliz, próspera e saudável.

4. Como estudamos na última lição, Adonai escreveu os Dez Mandamentos na pedra com o próprio dedo, mostrando sua validade eterna. Você deve se lembrar que eles foram colocados dentro da Arca da Aliança no Lugar Santíssimo do Santuário. Essas 10 leis são a lei moral de Deus e têm um propósito universal e eterno.

Moisés escreveu as demais instruções de Deus sobre papiros ou peles de animais. Essas leis deram instruções em assuntos civis, questões de saúde e também incluíram as leis para as cerimônias no Santuário. Existem 613 leis na Torá, incluindo os Dez Mandamentos. Algumas dessas leis se aplicavam especificamente aos levitas e seu trabalho no templo, como leis referentes a quais animais deveriam ser sacrificados, quando, etc. Algumas das 613 leis têm uma aplicação universal e eterna, o que significa que elas se aplicam a todas as pessoas em todos os tempos. Alguns dos 613 mandamentos foram dados por um certo período de tempo ou para certas pessoas. Como podemos saber quais ainda hoje se aplicam a todos e quais talvez não? Este esboço simples mostrará como podemos dizer quais leis têm uma aplicação eterna/universal e quais não. Qualquer lei que foi dada aos pais da humanidade antes do pecado entrar no mundo se aplica a pessoas de todos os tempos. Qualquer lei que não foi dada aos pais da humanidade antes que o pecado entrasse no mundo, mas que foi dada mais tarde, obviamente não poderia ser eterna, pois ela não existia o tempo todo e se não fosse dada até algum tempo depois de Adão e Eva, certamente não se pode dizer que se aplique a todas as pessoas. Vamos examinar algumas das 613 leis e ver quais são eternas/universais e quais não são.

  • Os Dez Mandamentos

Deus tinha os Dez Mandamentos no Jardim do Éden? Sim. Embora Deus não os tenha escrito em pedra por mais de 2.500 anos, eles estavam lá no jardim. Não havia matança, roubo, etc. permitidos no Jardim. Adão e Eva foram removidos do Jardim do Éden por terem cobiçado e roubado as frutas que lhes disseram para não comer. Eles não honraram a Deus, seu Pai. Eles prestaram falso testemunho e colocaram as mentiras do diabo diante das verdades do Criador. O Sábado foi estabelecido no jardim. Todos os dez mandamentos aplicados a Adão e Eva e a todos os filhos que teriam no Jardim se não tivessem pecado.

  • Leis de saúde, praticando boa higiene e não comendo ou bebendo coisas que Deus proíbe.

Deus tinha leis alimentares no Jardim do Éden? Sim, Deus disse a Adão e Eva o que eles podiam e não podiam comer.

  • Leis civis, detalhes sobre como interagir uns com os outros, as leis da nação.

Deus tinha leis civis no Jardim do Éden? Elas não são mencionadas de uma maneira ou de outra.

  • Circuncisão

Deus teve a circuncisão no Jardim do Éden? Não. A primeira vez que a circuncisão é mencionada é em relação a Abraão, 2.000 anos após Adão e Eva.

  • As sete festas anuais

Deus teve as festas anuais no Jardim do Éden? Não, a primeira Páscoa não foi instituída até 2.500 anos depois que Adão e Eva pecaram.

  • Leis relativas a sacrifícios

Deus teve sacrifícios no Jardim do Éden? Não, não houve sacrifícios no Jardim do Éden. O primeiro sacrifício é somente depois que Adão e Eva foram retirados do Jardim do Éden.

Podemos ver nessas perguntas quais das 613 leis são universais e eternas e quais não são. Mesmo para aquelas leis que não são eternas e universais, seus princípios ainda se aplicam hoje. Embora possam não ser vinculativos, ainda são benéficos por conhecer o grande amor de Deus por nós.

5. Elohim colocou os Dez Mandamentos em um nível superior ao restante dos 613 mandamentos, escrevendo-os Ele mesmo e escrevendo-os em pedra, enquanto o restante das leis foram escritas por Moisés. De que outra maneira Deus mostrou que as dez leis eram únicas?

Moisés deu a ordem aos levitas que carregavam a Arca da Aliança do Senhor, dizendo: "Tomai este livro de ensino e coloque-o ao lado da Arca da Aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti". Deuteronômio 31:25-26.

Os Dez Mandamentos foram escritos por Deus em pedra e colocados dentro da Arca da Aliança. O restante da Torá foi escrito por Moisés e colocado ao lado da Arca da Aliança.

6. Qual é um exemplo das leis civis que ainda ensinam princípios importantes de justiça hoje?

Se o boi de alguém ferir de morte o boi do seu próximo, então se venderá o boi vivo e o dinheiro dele se repartirá igualmente, e também eles dividirão o animal morto. Êxodo 21:35.

    Embora a maioria de nós não tenha bois hoje, o princípio desta lei ainda se aplica. Se meu cachorro matar seu gato ou se meu veículo bater no seu veículo, é minha responsabilidade fazer a restituição.

7. Que bênção Adonai prometeu dar a quem seguir Suas leis de saúde?

E se você obedecer a essas regras e as observar atentamente, o SENHOR seu Deus manterá fielmente para você a aliança que fez juramento a seus pais... O SENHOR afastará todas as suas doenças; Ele não trará sobre você nenhuma das terríveis doenças do Egito sobre as quais você conhece. Deuteronômio 7:12, 15.

Quem não quer evitar doenças? A Palavra de Deus nos diz como evitar ficar doente. Certamente um Deus que nos ama não quer que fiquemos doentes. É incrível como as pessoas veem as leis de saúde de Deus como restrições - prós e contras dadas por um mestre severo, em vez de amar os conselhos de um Deus onisciente. Que Deus maravilhoso! Ele não apenas quer que vivamos com Ele eternamente, mas também quer que vivamos saudavelmente agora! Você está pronto para começar a experimentar a saúde que Elohim deseja lhe dar?

8. Que animais Deus carinhosamente nos advertiu para não comer?

"Tudo o que tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas e remói entre os animais - aquilo comereis... Destes, porém, não comereis: dos que remoem ou dos que têm unhas fendidas: o camelo - que remói mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo; o coelho - porque remói mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo; também o porco - porque tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas mas não remói; este vos será imundo... Tudo o que não tem barbatanas ou escamas nas águas será para vós abominação... Também todo réptil que se arrasta sobre a terra será abominação; não se comerá." Levítico 11:3-6, 12, 41.

"Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis." Levítico 3:17.

A ciência médica está agora alcançando o que Deus nos disse milhares de anos atrás. Os animais terrestres que não devem ser comidos são os que apresentam maior teor de gordura, colesterol e parasitas. O animal terrestre mais consumido hoje em dia que Deus proíbe estritamente é o porco. Os animais terrestres com baixo teor de gordura, colesterol e parasitas são aqueles que têm fendas nos cascos e remoem, como vacas e ovelhas. Os animais aquáticos sem barbatanas e escamas, como lulas, tubarões e polvos, não se livram de seus resíduos assim como aqueles que têm escamas. Os moluscos, como lagostas, caranguejos, camarões, mexilhões, etc., se alimentam do fundo do oceano, onde todo o lixo na água acaba se depositando. Eles ajudam a limpar a água consumindo os resíduos. Tudo é criado bom para o propósito que Deus o criou. Algumas coisas são boas para o consumo humano; algumas coisas são boas eliminadoras de resíduos. Deus promete que seremos mais saudáveis se não comermos os comedores de lixo.

A corrente sanguínea é onde todas as doenças viajam pelo corpo. A Bíblia diz: “O sangue é a vida.” (Dt 12:23) Qualquer que seja a vida do animal entra em nós quando o comemos. Quaisquer que fossem as doenças e hormônios que o animal tinha, entram em nós quando comemos seu sangue. Nós literalmente somos o que comemos. Quão importante é escolhermos o que comemos com base na infinita sabedoria de nosso Criador. Mesmo que as opiniões divergentes da ciência médica declarassem saudável um alimento proibido ou mesmo se alimentássemos comidas saudáveis aos animais impuros, os mantivéssemos livres de parasitas e encontrássemos maneiras de reduzi-los em gordura e colesterol, Deus ainda adverte que não devemos comê-los. Talvez nunca saibamos todas as razões pelas quais Deus nos diz que algumas coisas são boas para nós e outras não. Devemos ser inteligentes o suficiente, humildes o suficiente e obedientes o suficiente para seguir Sua Palavra bondosa. Esta lição nos guiará pelas etapas de como ter o poder de resistir àquelas coisas que Deus proíbe e como ter o poder de fazer as coisas que Deus estabelece que façamos.

Em resumo, algumas das coisas que não devem ser comidas são:

  •  Animais terrestres que não remoem ou têm cascos fendidos, como porcos, cães, ratos, cavalos, etc.
  • Animais aquáticos que não possuem barbatanas ou escamas, como lulas, polvos, tubarões, mariscos de todos os tipos, incluindo lagostas, caranguejos, camarões e mexilhões.
  • Pássaros que comem naturalmente outros pássaros ou carne morta, como águias, falcões, abutres, etc.
  • O sangue ou gordura de qualquer animal.

    Alguém pode perguntar: "O que posso comer?"

  • Ovelhas, vacas e veados, com o sangue drenado e gordura removida.
  • Aves como perus e galinhas.
  • A maioria dos peixes.
  • Várias formas de laticínios.
  • As dezenas de grãos diferentes, incluindo milho, trigo, cevada, aveia, arroz, milho, etc., em todas as suas diferentes formas, como em massas, pães ou apenas cozidos.
  • A enorme seleção de frutas, incluindo os muitos tipos de frutas cítricas, os muitos tipos de maçãs, os muitos tipos de melões, ameixas, peras, bananas, uvas, só para citar alguns.
  • Um monte de vegetais diferentes, incluindo abóbora de todos os tipos, cenouras, brócolis, couve-flor, repolho e todos os tipos de vegetais de folhas verdes, só para citar alguns.
  • Uma grande variedade de nozes e sementes, incluindo castanha de caju, amendoim, amêndoa, macadâmia, nozes, sementes de gergelim, sementes de papoula, sementes de girassol, etc., etc., etc.
  • Uma grande quantidade de feijões e ervilhas, incluindo feijão, feijão-de-lima, feijão preto, feijão-da-marinha, feijão-de-bico, feijão cannellini, lentilhas, ervilhas verdes, ervilhas-de-olhos-pretos, ervilhas, só para citar alguns.

    Quando paramos para pensar que a maioria dos animais come apenas uma pequena variedade de alimentos em sua dieta, é surpreendente que Elohim tenha nos dado um número quase infinito de coisas boas para escolher. Com tanta variedade, por que queremos escolher entre os poucos que não são bons para nós? É interessante aprender que nos grupos que seguem esses princípios simples de saúde das Escrituras, os membros não apenas vivem 7 a 9 anos a mais que a média da população, mas também sofrem menos com as doenças debilitantes contemporâneas que atormentam nossa cultura atualmente.

9. Alguns dirão que esses benefícios à saúde são apenas para o povo judeu. Mas observe que Adonai diferenciava entre animais limpos e impuros antes de haver judeus.

O SENHOR disse a Noé: “Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. De todo animal limpo tomarás para ti sete pares: machos e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois; o macho e sua fêmea.” Gênesis 7:1-2.

Muitas pessoas pensam que todos os animais entraram na arca aos pares, mas a Bíblia diz que os animais que poderiam ser usados como sacrifícios e como alimento vieram em sete e os animais que não deveriam ser usados para alimentos ou sacrifícios vieram aos pares. O dilúvio ocorreu centenas de anos antes de haver judeus. Assim, vemos um exemplo de Deus diferenciando entre quais animais poderiam ser comidos e quais não deveriam ser comidos antes mesmo de existirem judeus. Isso demonstra que os princípios do que comer e do que não comer são para os não-judeus e também para os judeus. Obviamente, Deus também ama o povo não-judeu e não quer que ele fique doente ou com doenças, por isso também deu os princípios alimentares por amor a eles também. Não faz sentido que Deus dê essa instrução bondosa a todos os Seus filhos e não apenas a um grupo étnico?

É interessante notar que Deus não deu permissão para os humanos comerem carne de animais biblicamente limpos até o momento em que Noé e sua família saíram da arca, quando o dilúvio destruiu toda a vegetação e árvores frutíferas. Isso foi cerca de 1.500 anos depois de Adão e Eva. Assim, nos primeiros mil e quinhentos anos, todos os humanos que estavam seguindo a Deus eram vegetarianos. É interessante notar que todos na linhagem de dez gerações de Adão a Noé viveram mais de 700 anos sem indicação de declínio no tempo de vida. (Na verdade, o avô de Noé, Matusalém, viveu mais do que ninguém antes dele.) Após o dilúvio, a vida média diminuiu acentuadamente. Nas dez gerações após o dilúvio, de Noé a Abraão, o tempo de vida passou dos 800 para os 100 anos. Elohim nos permite comer animais biblicamente limpos hoje. No entanto, estudos indicam que a dieta vegetariana que Deus deu a Adão e Eva, que foi consumida nos primeiros mil e quinhentos anos da história da Terra e que vamos comer no céu, ainda é a mais saudável de todas as dietas.

10. Por que Deus nos deu essas leis de saúde?

Porque Eu sou o Senhor que vos faço subir da terra do Egito para que seja vosso Deus; e para que sejais santo porque eu sou santo. Levítico 11:45.

Seguir as leis de saúde de Deus não nos torna santos, mas quando permitimos que Deus entre em nossos corações, Ele começa a nos transformar, a nos tornar santos. Não podemos nos tornar santos, não importa o que façamos. Deus é santo e Ele nos torna santos. Quando entregamos nossos desejos pecaminosos que anseiam por coisas que Deus diz que não são boas para nós, Deus então muda nossos desejos e nos dá desejos por coisas que são puras e boas.

11. Nos provérbios do sábio rei Salomão, o que ele nos alertou sobre o vinho alcoólico?

“O vinho é um escárnio, uma bebida forte alvoroçadora; quem está confuso com eles não se tornará sábio. Não esteja entre os beberrões de vinho. Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que buscam bebida misturada. Não admire esse vinho tinto, pois ele dá sua cor ao copo, pois ele flui suavemente; no final morde como uma cobra.” Provérbios 20:1; 23:20, 29-32.

O rei Salomão nos diz para não admirar nem olhar para o álcool, muito menos beber. Álcool de todos os tipos e drogas ilegais matam células cerebrais. Nosso cérebro é a parte mais importante do nosso corpo, pois é o caminho através do qual Adonai comunica Seu amor para nós. É de vital importância mantermos o cérebro o mais saudável possível para que possamos ouvir a voz de Deus falando conosco.

12. Qual é a maneira pela qual a palavra de Deus diferencia entre o vinho alcoólico, que não é bom, e o suco de uva?

“Honra o Senhor com a tua riqueza, com o melhor de toda a tua renda, e os teus celeiros se enchem de cereais, e os teus barris transbordam de vinho novo.” Provérbios 3:9-10.

Vinho novo dá a impressão de suco de uva espremido fresco ou recentemente. Mas suco de uva, como usado na Bíblia, nem sempre tem a palavra "novo" ao lado. Às vezes, apenas diz “vinho”. Nas Escrituras, às vezes a palavra vinho significa suco de uva e outras, álcool fermentado. Podemos dizer a qual das Escrituras se refere pelo modo como é usada no contexto. Nas Escrituras, o vinho alcoólico fermentado sempre tem uma situação negativa associada, enquanto o vinho não fermentado, suco de uva fresco, está sempre associado a uma bênção. O suco de uva que se torna álcool passou por um processo de fermentação, um processo de deterioração ou podridão. Esse processo não aconteceu no Jardim do Éden nem no céu. O álcool não faz parte do plano original de Deus, Seu plano eterno, e nem é Seu plano para nós hoje.

13. Que princípio o rei Salomão nos deu a respeito de todas as drogas que causam dano cerebral, como álcool, tabaco, maconha, cocaína, etc.?

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a tua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Provérbios 4:23.

O princípio é guardar a mente (os pensamentos). O princípio é o espírito da lei. A letra da lei é exatamente o que você deve ou não fazer. O espírito da lei dá um passo adiante e diz: “além das coisas que a Palavra de Deus menciona evitar, proteja sua mente contra quaisquer drogas destruidoras de mente que serão inventadas.” Esse princípio incluiria outras drogas que alteram a mente e o corpo, como crack, cocaína, nicotina e cafeína.

14. Além de fazer escolhas sábias comendo apenas alimentos saudáveis e abstendo-se de alimentos e substâncias que nos prejudicam, que outras coisas podemos fazer para manter a boa saúde?

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e afaste-se do mal. Isto será como remédio para seu corpo e refrigério para seus ossos.” “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” Provérbios 3:7-8; 17:22.

É mais do que apenas o que colocamos ou não em nossos corpos que nos dá saúde. Como pensamos também tem um grande impacto em nossa saúde. Por um lado, não pense que você sabe mais do que Elohim. Seja humilde, tema o Senhor e fique longe do mal. Seja grato, alegre e agradável, e isso trará boa saúde. O melhor de tudo é que as prescrições de Deus não têm efeitos colaterais negativos. Porque Deus nos ama, Ele nos deu essas orientações sensatas para sermos saudáveis e felizes.

15. Talvez você tenha descoberto algumas coisas na lição de hoje que o fazem sentir que Deus quer ver você se aproximar mais de Seu plano para a sua vida. Contudo, nunca é fácil fazer mudanças em nosso estilo de vida quando tentamos fazê-lo com nossa própria força. Que promessa maravilhosa Deus nos dá para nos ajudar a fazer essas importantes mudanças para salvar nossa saúde?

Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; e porei meu espírito em vocês. Assim, farei com que andeis nos meus estatutos e guardeis os meus juízos e os observeis. Ezequiel 36:26-27.

Que promessa maravilhosa! Deus nos dá novos corações, novos desejos. Deus promete colocar Seu Espírito em nós, motivando-nos e capacitando-nos para mudar e seguir Seus maravilhosos caminhos. Que Deus ótimo. Ele tira o fardo da mudança de nós e diz que fará a mudança em nós quando entregarmos nossos corações a Ele. Pensar nas mudanças que Elohim está querendo fazer em sua vida pode parecer avassalador se você pensa que precisa fazer as mudanças. O maravilhoso é que o mesmo Deus que mostra as áreas que precisam ser mudadas é Aquele que entrará em seu coração e mente e Ele será Aquele que fará as mudanças em você. Portanto, não é você quem está tendo que fazer a mudança, mas Deus que está fazendo a mudança em você.

Donna Anthes é diretora de enfermagem do Wildwood Lifestyle Center and Hospital em Wildwood, na Geórgia. O Wildwood Lifestyle Center and Hospital incentiva seus pacientes a viver suas vidas de acordo com boas práticas médicas e com os princípios bíblicos de: confiar em Deus, comer alimentos saudáveis, exercitar-se, beber bastante água, evitar substâncias nocivas e obter quantidades adequadas de luz solar, ar fresco e descanso. Donna se lembra de conhecer uma paciente chamada Jill, que por acaso era enfermeira de uma sala de cirurgia de outro hospital. Quando Jill chegou à Wildwood LSC, ela tinha pressão alta e diabetes tipo II, o que a tornava dependente de insulina. Fazer mudanças em seu estilo de vida não era fácil para Jill, mas Donna orou com ela e Deus lhe deu a vitória. Dentro de algumas semanas, a partir do momento em que Jill chegou ao Wildwood LSC, sua pressão arterial voltou ao normal, ela estava se exercitando, comendo direito e seus níveis de açúcar sanguíneo voltaram ao normal. Sob a supervisão do médico, Jill conseguiu reduzir bastante a ingestão de insulina e estava a caminho de se livrar da dependência de insulina. Donna trabalha no Wildwood LSC há mais de 10 anos e já viu centenas de experiências semelhantes de Deus trabalhando na vida das pessoas, pois permitem que Ele harmonize seus estilos de vida com Seu plano  divino de cura. Donna mesma experimentou os benefícios de usar os remédios naturais de Deus em harmonia com a ciência médica para reduzir seu peso de 199 libras aos 19 anos para seu peso atual de 135 libras. Um dos livros favoritos de Donna sobre saúde é o "Ministério da Cura". Os princípios de Deus para uma vida saudável e mente clara são as melhores maneiras de evitar doenças e as melhores maneiras de trazer cura. Por que não usá-los você mesmo? (Para obter mais informações sobre o Wildwood Lifestyle Center and Hospital, ligue para 1-800-634-9355).

Reserve um momento agora e dê a Deus permissão para mudar qualquer área em sua vida que não esteja em harmonia com o Céu e peça a Ele que coloque Seu poderoso Espírito em você para mudar sua vida, dando-lhe novos desejos por coisas que são boas enquanto lhe dá o poder de se afastar daquelas coisas que são prejudiciais para você.

Lição 9. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.