Lição 8. Moisés e os 10 Mandamentos

Lição 8. Moisés e os 10 Mandamentos

Quando os filhos de Israel vagaram no deserto, eles viveram em tendas. Hoje temos portas de aço e fechaduras. Por quê? Dizem que é por causa do aumento do crime. Mas por que o aumento? Por que há tanto crime? Parece que as pessoas estão se tornando criminosas em idades mais jovens.

Vivemos em uma sociedade que muda constantemente seus padrões morais. As pessoas estão vestindo, dizendo, fazendo, ouvindo e vendo coisas hoje que teriam alarmado a todos dez ou vinte anos atrás. Isso é bom, normal ou natural? Esse é o plano de Deus? Quais serão os padrões da sociedade para as gerações futuras? Deus tem padrões? Essas regras são estáveis e eternas? Elas transcendem gerações, culturas, raças e nacionalidades? Existe uma lei que nos permite ser indivíduos, mas que também nos unirá nos unificando com o plano do céu?

Quando falamos de regras, algumas pessoas ficam muito desconfortáveis. É como levar sua irmãzinha para uma festa com você. Quem quer alguém olhando por cima do seu ombro para ver se está fazendo algo errado? O que elas esquecem é que somente quando há regras - leis, se você preferir - é que a nossa comunidade é um lugar seguro para se viver. Ao estudarmos hoje, descobriremos que o dedo de Deus escreveu liberdade. O maior sistema de direito da história da raça humana veio através do nosso povo. Veremos que as leis de Elohim não são leis de restrição, mas de libertação. Elohim não está olhando por cima do ombro para ver se estamos fazendo algo errado; Ele está vivendo dentro de nós, nos capacitando a fazer o que é certo.

Uma coisa que estabeleceu exclusivamente a nação judaica em seu começo e ajudou a mantê-la única é o fato de que Deus mesmo nos deu Suas leis a seguir, mas elas não são apenas para o povo judeu. Hoje veremos por nós mesmos o que o Juiz de toda a terra considera certo e errado. Nós encontraremos o Seu plano amoroso e divino para nossas vidas! Também descobriremos como essas leis são realmente leis do amor designadas a nos beneficiar.

1. Como o rei Davi se sentiu em relação à Torá de Deus?

Felizes os que observam Seus decretos, que se voltam para Ele de todo coração ... Queria que meus caminhos fossem firmes para guardar Tuas leis; então não ficaria envergonhado quando considerasse todos os Seus mandamentos ... Voltei-me para Ti com todo o meu coração; não me deixes desviar dos Teus mandamentos ... Bendito és Tu, SENHOR; treina-me nas Tuas leis ... Eu persigo ansiosamente os Teus mandamentos; Tu alargas a minha compreensão. Ensina-me, Senhor, o caminho das Tuas leis; Vou observá-los ao máximo ... Conduza-me no caminho dos Teus mandamentos, pois essa é a minha preocupação ... Me deleitarei nos Teus mandamentos que amo ... Suas leis são uma fonte de força para mim onde quer que eu habite. (Salmos 119:2, 5-6, 10, 12, 32-33, 35, 47 e 54).

Você notou as palavras que o rei Davi usou em relação à lei de Deus, Sua Torá, mostrando como ele se sentia sobre isso e como isso o fez se sentir? O rei Davi usou termos como: persigo ansiosamente, me ensine, me conduza, feliz, prazer, amor, fonte de força. Estes são os termos que você geralmente pensa quando você pensa na lei de Elohim, Sua Torá? Se não, talvez seja necessário repensar nossa atitude em relação à Torá de Deus.

2. Quais foram algumas das muitas outras coisas que o rei Davi disse sobre os ensinamentos e instruções de Deus?

O ensino do SENHOR é perfeito, renovando a vida; os decretos do Senhor são duradouros, tornando o simples sábio; Os preceitos do Senhor são justos, regozijam o coração; a instrução do SENHOR é lúcida, fazendo os olhos brilharem. O temor do SENHOR é puro, permanecendo para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros, retos por completo, mais desejáveis que o ouro, que muito bom ouro; mais doces que o mel, do que as gotas do favo. (Salmo 19:8-11).

Uau! Os ensinos do SENHOR devem ser incríveis.

3. Como Moisés se sentiu sobre os mandamentos do Senhor?

Observe-os fielmente, pois isso será uma prova de sua sabedoria e discernimento para outras pessoas, que, ao ouvir todas essas leis, dirão: "Certamente aquela grande nação é um povo sábio e exigente." Pois que grande nação existe que tem um Deus tão próximo como é o Senhor nosso Deus sempre que O invocamos? Ou que grande nação tem leis e regras tão perfeitas quanto todo esse ensinamento que lhe propus hoje? (Deuteronômio 4:6-8).

Quão diferente é a maneira como nossa sociedade hoje geralmente se sente sobre regras e leis. Geralmente pensamos em leis e regras como aborrecimentos restritivos. Mas tanto o rei Davi quanto Moisés os viam como fontes de sabedoria e discernimento, mais desejáveis que o ouro e mais doces que o mel. Esses homens se referiam a eles como causa de alegria e renovação. Eles achavam que as leis de Elohim eram perfeitas, justas e puras e os tornariam invejados por outras nações. Seríamos melhores se tivéssemos a visão deles das leis, ensinamentos, regras e instruções de Deus. Ao ler esta lição, ore para que Deus lhe dê uma visão piedosa da palavra de Deus, exatamente como Davi e Moisés.

4. Os Dez Mandamentos estão escritos na Torá. Quem escreveu os dez Mandamentos? Sobre o que Ele os escreveu, mostrando sua validade eterna?

O Senhor falou a vocês do fogo. Ele declarou a vocês a aliança que Ele ordenou que vocês observassem, os Dez Mandamentos; e Ele os inscreveu em duas tábuas de pedra. (Deuteronômio 4:12-13).

O próprio Adonai escreveu os Dez Mandamentos. Esse ponto não pode ser enfatizado o suficiente. Estas são as únicas palavras em toda a Torá que Deus escreveu por Si mesmo. Existem apenas quatro outras palavras em toda a Bíblia que o próprio Deus escreveu. (Essas quatro palavras são encontradas no livro de Daniel, capítulo 5). Esses mandamentos devem ser muito especiais e muito importantes se Deus sentiu que precisava escrevê-las Ele mesmo. Não somente são tão importantes que Ele os escreveu Ele mesmo, eles são tão importantes que Ele os escreveu em pedra. Às vezes, quando um acordo não é obrigatório, as pessoas dizem: "Bem, não está escrito em pedra." Os dez mandamentos de Deus foram escritos em pedra; eles são obrigatórios, são eternos. O que Deus escreve não muda porque Deus não muda. "Pois eu sou o SENHOR - Eu não mudei..." (Malaquias 3:6). É popular hoje abreviarem os dez mandamentos de Deus, mas Moisés nos advertiu: “Você não deve acrescentar nada ao que eu ordeno ou tirar nada dela, mas guarde os mandamentos do SENHOR teu Deus que eu vos ordeno.” (Deuteronômio 4:2).

5. Muitas pessoas hoje dizem que acreditam nos Dez Mandamentos; no entanto, a maioria não sabe o que são. Podemos pensar que somos basicamente pessoas boas e que não estamos quebrando nenhuma das "dez regras", mas se não sabemos o que são, como sabemos que não estamos as quebrando?

Como podemos dizer que acreditamos em algo que não sabemos ou seguimos? Você acredita nos Dez Mandamentos de Deus? Você pode citar todos os dez completamente, não abreviado? Agora você está seguindo todos os dez? Se você respondeu não a qualquer uma dessas perguntas, recomendo fortemente que você leia cada um com cuidado. Peça a Deus para perdoá-lo por onde você tem deixado a desejar e pedir a Deus que escreva Suas leis em seu coração e mente e capacite-o a segui-los.

Então Deus falou todas estas palavras, dizendo:

1. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.

5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6. Não matarás.

7. Não adulterarás.

8. Não furtarás.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus.” (Êxodo 20:1-14; 31:18).

Agora que você leu todos os dez, pode dizer honestamente que em toda a sua vida você manteve fielmente todos os dez? A não ser que você queira prestar falso testemunho, você terá que admitir, como todos nós, que você nem sempre foi fiel em cumprir todas as leis de Deus. Se nós quisermos definir Deus pelos nossos padrões, poderíamos dizer: “8 ou 9 dos 10 é bom o suficiente. Deus é muito amoroso, Ele não se importa." Mas se permitirmos que Deus se defina, perceberemos que Ele quer dizer o que Ele diz e Ele diz o que Ele quer dizer. Ele não os escreveu em pedra para seu próprio benefício. Felizmente, Ele é perdoador e, melhor que isso, Ele nos permite começar de novo e, desta vez, com Seu espírito para nos capacitar a poder mantê-los.

Observe que os Dez Mandamentos começam com as palavras: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." (As versões abreviadas deixam de fora essas palavras mais importantes). Não poderíamos ter saído da escravidão do Egito sem Deus. Ele milagrosamente nos tirou de lá.

Ele inicia os Dez Mandamentos com essas palavras importantes para nos lembrar que não podemos guardar os Dez Mandamentos sozinhos mais do que poderíamos sair do Egito sozinhos. Fomos capazes de sair do Egito por Seu poder e podemos guardar os Dez Mandamentos por Seu poder. É um milagre que Ele realiza em nós que nos dá o desejo e o poder de guardar Seus mandamentos. Que Deus amoroso!

6. Em qual dessas leis de amor Elohim usou especificamente a palavra "lembra-te"?

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." (Êxodo 20:8).

Dos Dez Mandamentos, esse é o único em que Deus usou especificamente a palavra "lembra-te". Talvez seja porque é aquele que Deus sabia que muitas pessoas esqueceriam. (Sábado é a tradução para o português da palavra hebraica Shabbat. Ao longo deste livro, os dois termos serão usados de forma alternada.)

7. Que dia Deus nos deu como dia de Sábado para que desfrutássemos?

"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus." (Êxodo 20:10).

Deus foi específico. Ele não disse qualquer dia dos sete. Ele escreveu em pedra “o sétimo dia”. Deus diz o que quer dizer e o que quer dizer o que Ele disse. Você acredita nisso?

8. Que privilégios Deus nos dá no dia de sábado?

"Mantenha-o santo ... não farás nenhuma obra - nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas." (Êxodo 20:10).

Que Deus maravilhoso! Ele nos dá cinquenta e dois dias de férias por ano! Algumas pessoas pensam que guardar o Sábado de Deus é um fardo ou trabalho. É exatamente o oposto - é descanso. Quão difícil é descansar?

9. Por que Deus escolheu o sétimo dia como o dia especial para nos deleitarmos com Ele?

"Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou." (Êxodo 20:11).

Mais do que qualquer outro mandamento, o mandamento do Sábado nos diz por que Ele tem o direito de ser nosso Senhor. É porque Ele é o Criador. Ele nos criou e sabe o que é melhor para nós. Como um pai amoroso, Ele cuida de nós. Observe que Deus descansou no Sábado. Não foi porque Ele precisava descansar; foi porque Ele queria parar o que estava fazendo e passar tempo conosco. Que Deus amoroso! É disso que se trata o Sábado, descansando no amor de Deus, passando tempo com Ele. Também é um ótimo momento para passar desfrutando do amor de Deus com outras pessoas.

10. O que Elohim fez especificamente em relação ao sétimo dia, o que Ele não fez em nenhum outro dia da semana?

"E Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, porque nele Deus cessou toda a obra da criação que Ele havia feito." (Gênesis 2:3).

O sétimo dia da semana é o único dia em toda a Bíblia que Deus abençoou e santificou. Há uma bênção especial em manter o sétimo dia santo. O Shabbat não é um fardo; é uma benção.

11. Quando o maravilhoso sábado de Deus começa e termina?

Todos os dias da criação começam à noite. (Ver Gênesis 1:5-2:3 “era tarde e manhã ...”). O pôr do sol de sexta-feira finaliza o sexto dia da semana; o sábado começa ao pôr do sol na sexta-feira à noite e continua até o pôr do sol no sábado à noite.

Desde o início, o sábado de Deus é de sexta à noite até sábado à noite. Deus não muda e nem o sábado. (A história de como algumas pessoas adoram a Deus no domingo será abordada em uma lição posterior).

12. De acordo com o rei Salomão, quem se beneficia dos mandamentos de Elohim?

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Isso se aplica a toda a humanidade." (Eclesiastes 12:13).

Que Deus maravilhoso! Ele não apenas quer que o povo judeu se beneficie de Suas amorosas leis e mitzvot, Ele deseja que toda a humanidade se beneficie também.

Deus escreveu os Dez Mandamentos em pedra para Moisés levar ao povo. Mas, em princípio, eles existiam desde o começo no Jardim do Éden. (Não era permitido roubar, matar, cobiçar, etc., no Jardim do Éden. O sábado também foi estabelecido no Jardim). Os Dez Mandamentos se aplicavam aos pais da humanidade no Jardim do Éden e, portanto, se aplicam a toda a humanidade por toda a eternidade. Deus nunca pretendeu que o povo judeu fosse o único a se beneficiar de Suas amorosas leis orientadoras. Ele quer que todos possam se beneficiar de Seu presente para a humanidade.

13. Por quanto tempo podemos aproveitar os dez magníficos Mandamentos de Deus?

"Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome … e desde um sábado até ao outro virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor." (Isaías 66:22-23).

Mesmo no céu estaremos desfrutando do Shabbat de Deus. É claro que também não estaremos matando, roubando, cobiçando, mentindo, etc., no céu. Os dez mandamentos de Deus são um pacote; eles são uma unidade. São dez leis individuais, mas são realmente uma lei, a lei do amor. Como um autor colocou: “Se você quebrou um, quebrou todos eles.” Eles também podem ser resumidos em duas partes. Uma parte demonstra nosso amor por Adonai e a outra demonstra nosso amor pelos outros. Guardar os quatro primeiros mandamentos é uma manifestação de amor a Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Guardar os seis últimos mandamentos é uma manifestação de amor ao próximo como a nós mesmos. Se amarmos nosso próximo como a nós mesmos, não os mataremos, roubaremos, cobiçaremos suas coisas ou mentiremos para eles. Se amarmos a Deus com todo o coração, alma, mente e força, não usaremos o nome Dele em vão, não colocaremos outros deuses ou coisas diante Dele e descansaremos com Ele no dia de descanso. Basicamente, a única lei do amor de Deus pode ser subdividida em duas categorias com um total de dez aplicações. O restante da Bíblia, em seguida, pega essas dez aplicações e demonstra como elas se aplicam à vida humana.

14. Segundo o rei Davi, quantos de nós transgredimos contra Deus; Quantos de nós violamos Sua lei?

"Todos se tornaram maus, completamente sujos; não há quem faça o bem, nem mesmo um." (Salmo 14:3).

Não importa o quão bom somos, todos ficamos aquém do ideal de Deus. Todos nós cometemos erros e pecamos. Mas há esperança.

15. Então, o que você e eu devemos fazer quando percebermos que quebramos uma das leis de Deus?

"Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." (Salmos 32:5).

16. Além da confissão, o que é necessário para remover a culpa dos seus pecados?

"E se qualquer outra pessoa do povo da terra pecar por erro, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor aquilo que se não deve fazer, e assim for culpada; ou se o seu pecado no qual pecou lhe for notificado, então trará por sua oferta uma cabra fêmea sem mancha pelo seu pecado que pecou. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pela expiação do pecado e a degolará no lugar do holocausto. Depois o sacerdote, com o seu dedo, tomará do seu sangue e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do seu sangue derramará à base do altar. E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará propiciação por ela e lhe será perdoado o pecado." (Levítico 4:27-31).

Desde o início, foi necessário um sacrifício de sangue para o perdão dos pecados. Isso demonstrou como o pecado é terrível aos olhos de Deus. Por mais maravilhosa que seja a lei de Deus, ela não pode nos purificar do pecado. Seu objetivo é nos ensinar o certo do errado. É um espelho que nos mostra que precisamos de limpeza. O espelho não pode limpar; só pode revelar sujeira. À medida que o espelho revela a sujeira em nossa pele, ele nos envia para o sabão e a água para sermos limpos. O mesmo se aplica à lei. Ela revela onde pecamos, o que nos leva a correr para Deus para purificação através do Messias. (Leia a lição 5 para saber mais sobre como receber a purificação de Deus).

17. Quem é que voluntariamente se tornou nossa oferta de sacrifício, morrendo por nossos pecados e nos concedendo perdão?

Nosso benevolente Messias Y'shua. (Veja Isaías 53 e lições 4-7).

O pecado é tão horrível que requer um sacrifício de sangue. Mas nosso Deus é tão amável que Ele se providenciou como sacrifício de sangue. Ele mesmo assumiu a responsabilidade pelo problema do pecado, mesmo que não fosse culpa Dele.

18. Nós temos o poder por nós mesmos de começar a fazer o que é certo?

"Quem pode dizer: 'Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado'? 'Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso, também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.'" (Provérbios 20:9; Jeremias 13:23).

Com nosso próprio poder e nossa força, não podemos mudar nossos caminhos ou manter as Leis de Deus.

19. Depois de confessar nosso pecado e aceitar a morte do Messias pelo perdão de nossos pecados, como Deus pode nos dar o poder de nos manter de pecar no futuro?

"Forme em mim um coração puro, ó Deus; crie em mim um espírito firme. Não me lances fora da Tua presença, nem me afastes do Teu Espírito Santo. Regozijo-me novamente em Tua ajuda; deixe um espírito vigoroso me sustentar ... Eu darei a você um novo coração e colocarei um novo espírito em você: removerei o coração de pedra do seu corpo e darei um coração de carne; e porei Meu espírito em você. Assim, farei com que você siga minhas leis e fielmente observe minhas regras." (Salmo 51:12-14; Ezequiel 36:26-27).

É Deus quem nos recria. Ele vem para dentro de nós e nos muda. Ele nos permite seguir Suas leis. Que Deus amoroso! Ele nos dá Suas leis para nosso benefício. Ele nos perdoa por onde temos ficado aquém e, então, Ele nos dá o poder de não cometer o mesmo erro de novo. Esse perdão e esse poder de vencer são nossos ao perguntar. Por que não parar agora e pedir a Adonai para purificá-lo de todos os pecados do passado e pedir a Ele que lhe dê Seu Espírito para capacitá-lo a observar fielmente Suas regras?

20. Agora, com o Espírito de Deus trabalhando dentro de você, quais serão os resultados? Como você verá sua Torá?

"Muita paz têm os que amam a tua lei… Senhor; tenho observado os teus mandamentos; amo-os extremamente." (Salmos 119:165-167).

O rei Davi amou muito os mandamentos de Deus. Quando temos o Espírito de Deus vivendo em nós, também amaremos muito a Torá de Deus. Enquanto chegamos a conhecer completamente a Deus e Sua Palavra, não olharemos mais para Suas leis como cargas restritivas, mas como guias libertadores dados a nós por um Deus onisciente e amoroso. Amaremos então os Seus ensinamentos e desfrutaremos de bem-estar.

21. Com que frequência devemos pedir o Espírito de Deus?

"... Senhor, tenho clamado a Ti todo o dia; tenho estendido para Ti as minhas mãos." (Salmo 88:10).

***

Desde que Joshua Sink se lembrava, ele tinha uma paixão por voar. Enquanto as crianças costumam mudar os sonhos ocupacionais uma dúzia de vezes, Josh se estabeleceu a partir do momento em que podia caminhar que seria piloto de avião. Ele ficou encantado enquanto observava os aviões decolarem e pousarem. Ele passava horas apenas observando-os voar acima do céu. Conseguir presentes para Josh era fácil - qualquer coisa relacionada a aviões. Enquanto sua irmã brincava de casinha, ele brincava de aeroporto. Quando menino, seu pai providenciou para que ele visse a cabine durante um voo. Ele ficou impressionado com a quantidade de medidores e controles. Ao longo de sua educação, ele se concentrou em obter suas próprias asas. Depois que Josh voou em seu primeiro voo solo, ele ficou determinado que nada o impediria de realizar seu sonho de levar outras pessoas para os céus acima da terra. Ele tinha sua própria carteira de piloto particular antes mesmo de ter sua carteira de motorista. Josh chegou a se casar com uma bela pilota chamada Kelly. Quase tudo em sua vida girava em torno de voar.

Seu treinamento em uma companhia aérea bem conhecida estava no ápice, subindo cada vez mais alto do além do azul selvagem, quando tudo pareceu parar e começar a mergulhar na realidade.

Na segunda-feira à tarde, durante a primeira semana de treinamento, o diretor anunciou que uma aula muito importante seria realizada no Sábado seguinte e todos seriam obrigados a comparecer - se alguém faltasse a essa aula ou a qualquer outra aula, ele seria cortado da lista. Antes do início do treinamento, Josh havia recebido garantias de que não haveria aulas no Sábado. Além de sua família, havia uma coisa mais importante para Josh do que voar, e isso era Deus. Desde jovem, Josh dedicou sua vida a seguir a Deus. Ele tinha mais do que memorizado os Dez Mandamentos, eles estavam escritos em seu coração. Seu compromisso com Deus e seu amor por voar estavam na linha de uma colisão. A semana se arrastou enquanto pensamentos rodavam em sua cabeça. "Como isso pôde acontecer? Não era Deus quem liderava o tempo todo? Deus não abriu as portas para este treinamento? Deus é amoroso e perdoador. Ele não se importará se eu quebrar o Sábado desta vez. Além disso, as circunstâncias estão fora do meu controle. É apenas uma aula - não é como se estivesse realmente trabalhando.” Não seguir a palavra de Deus era mais importante para ele do que qualquer outra coisa. Josh determinou que Deus era o primeiro e ele não teria outros deuses diante dEle, incluindo voar. Josh orou e orou durante toda a semana e procurou maneiras de contornar essa situação, mas nada parecia se abrir. Cinco dias se passaram e Josh ainda não sabia o que iria acontecer, mas aconteça o que acontecer, Deus era seu piloto, não seu co-piloto. Ele não iria pedir a Deus que seguisse a sua liderança; ele seguiria a orientação de Deus e obedeceria às Suas ordens. Na sexta-feira de manhã, o diretor do programa apareceu na aula e anunciou que a esposa do professor havia acabado de entrar em trabalho de parto prematuro dois meses antes de sua data prevista, portanto, não haveria aula no Sábado. Josh não sabia se deveria se alegrar por Deus ter se mostrado fiel à Sua palavra ou se preocupar com a esposa e o filho de seu professor. O diretor rapidamente anunciou que mãe e bebê estavam indo bem! As nuvens de tempestade haviam se separado e Josh estava agora preparado para decolar.

Essa não foi a última vez que Josh foi confrontado com um teste de sua lealdade a Deus e Seus mandamentos. Como piloto comercial de uma companhia aérea, Josh viu Deus abrir o céu uma e outra vez para que ele não tivesse que trabalhar no Sábado de Deus, seu dia de descanso. Deus prometeu que tornará possível tudo o que Ele ordenar.

Como Moisés no Mar Vermelho, às vezes as águas não se separam até o último minuto, mas Deus é fiel - Ele tem a coluna de direção. Josh descobriu que, mesmo quando há turbulência durante o voo da vida ou quando as nuvens de tempestade parecem prontas para derrubá-lo, Deus está no controle quando ele permite que Ele seja o Piloto.

Os Dez Mandamentos de Deus são mais responsabilidade dEle de guardar do que nossa. É o Seu Espírito que deve mantê-los através de nós. Se quisermos apenas permitir que Ele nos purifique dos hábitos pecaminosos que nos impedem de segui-Lo e permitir que Ele entre em nossas vidas e trabalhe através de nós, Ele nos capacitará a guardar Suas leis. Olhe para eles como as dez promessas ou garantias de Deus para você e para mim. Diga para Elohim: “Você me prometeu que não matarei, então pegue essa raiva fora do meu coração e me dê amor e perdão.” “Você me prometeu que eu santificaria o dia do Sábado, então me ajude a encontrar um emprego onde eu possa tirar os Sábados.” São os mandamentos, promessas e garantias de Deus, então guarde-os! Eles são para você aproveitar e se beneficiar. Deus te ama.

A Torá está repleta de muitas outras lições maravilhosas para aprender e vivenciar, incluindo como podemos ser mais saudáveis e mais fortes. Você pode descobrir quais outros dons que Deus tem para você em sua próxima lição intitulada “Moisés, o Escritor da Torá.”

Lição 8. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.