Lição 7. Um bom menino judeu

Jeff Zaremsky

Como pode um bom garoto judeu de Nova York acreditar que Y'shua é o Messias? Somente Elohim conhece toda a história.

Eu cresci com meus pais e dois irmãos em uma casa judaica feliz com os avós por perto. Na época em que entrei na Escola Hebraica para me preparar para o meu bar mitzvah, comecei a questionar seriamente se Deus era real. Meu avô me disse que ele teve uma educação ortodoxa, mas eu não conseguia ver como isso afetara sua vida de uma maneira positiva. Apesar de ser amoroso e cuidadoso, ele não parecia ser diferente ou mais "religioso" do que qualquer outra pessoa que eu conhecia, que não cresceu com uma formação religiosa. Não parecia que Deus havia impactado profundamente sua vida. Na Escola Hebraica que frequentei, não vi nada na vida dos professores ou rabinos que eu desejasse. Além da vestimenta, eles não pareciam ser diferentes de outros professores com os quais eu tinha contato. Quando fazia perguntas sobre a realidade de Deus, nunca recebia respostas que satisfizessem minha busca. Os professores pareciam impacientes com minhas perguntas e suas respostas soavam tão vazias e sem significado prático. Eu estava descontente com o mundo ao meu redor e com os sentimentos dentro de mim, e as pessoas religiosas na minha vida não estavam me levando para mais perto de Adonai.

Não me considerava particularmente ruim, mas ao mesmo tempo eu sabia que havia hábitos e características indesejáveis em meu caráter que simplesmente não conseguia mudar. Eu orava quase desafiadoramente para Deus, pedindo que, se Ele fosse real, provasse isso para mim. Com o passar dos anos, ocasionalmente entrei em contato com cristãos. Eu me divertia discutindo com eles, debatendo com eles e zombando de suas crenças.

Quando eu estava na faculdade, minha mãe, Linda Brother, entrou em contato com algumas pessoas em um Centro de Serviços Comunitários em Nova York operado por Adventistas do Sétimo Dia. Eles a ajudaram em uma situação pela qual ela estava passando e disseram que Jesus foi profetizado nas Escrituras Hebraicas como o Messias Judeu. Isso me incomodou ao ponto de eu determinar provar que eles estavam errados. Decidi ler a Torá (os livros de Moisés) e o resto da T'nach (Bíblia Judaica). Elohim me impressionou a ler pelo menos um pouco de manhã e um pouco antes de eu dormir.

Quanto mais eu lia, mais eu orava. Quanto mais eu orava e lia, mais Deus se revelava para mim através das mudanças que estava fazendo na minha vida, dando-me vitória sobre o tédio, descontentamento, raiva, luxúria, desonestidade, engano e insegurança. Pela primeira vez na minha vida, Deus se tornou real para mim. Ele não era mais apenas um Deus da história ou do judaísmo, apenas uma religião seca de livros e tradições. Adonai estava se revelando para mim através da leitura de Suas palavras e através de Sua natureza criada ao meu redor. A vida estava viva com novo significado e propósito. Deus era real; Ele se importava com este mundo, com a humanidade e comigo. Ele tinha um propósito para este mundo e um objetivo para mim. Fiquei empolgado ao ler a palavra de Deus e conversar com Ele. Embora ainda estivesse perturbado com as coisas que minha mãe havia aprendido e estava compartilhando comigo, ainda não havia encontrado nada nas Escrituras para provar que ela estava errada.

Ao ler o livro de Deuteronômio, escrito por Moisés, eu notei que Deus fez uma promessa dizendo: “Eu levantarei um profeta para eles dentre seu próprio povo, como você: Eu colocarei Minhas palavras em sua boca e ele falará para eles tudo o que eu o ordenar.” (Capítulo 18, versículo 18). Provérbios, capítulo 30, verso 4, chamou minha atenção: “Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome e o nome do seu filho? Conte-me se você sabe!” Pensei e orei: “Deus, o que você está dizendo aqui? Eu realmente quero saber. Quem é o profeta como Moisés? O que você quer dizer com o Criador ter um Filho?” Certa vez, eu estava dirigindo pela estrada e vi um cartaz que dizia: “Jesus é o SENHOR”. Isso me frustrou sem fim. Parei na beira da estrada e gritei a Deus enquanto batia no volante: “Deus, se isso não for verdade, prove que está errado."

Minha pesquisa continuou por vários meses. Toda manhã e toda noite, eu lia a Bíblia e orava. Página por página, eu trabalhava nas Escrituras. Várias vezes durante o dia, eu falava com Deus enquanto seguia minha rotina. Quando Elohim me levou a ler o que o profeta judeu Isaías escreveu no livro de Isaías, capítulo 53, foi como uma luz brilhando do céu. Bem ali, nas Escrituras Hebraicas, dizia: “Ele foi maltratado, mas foi submisso, não abriu a boca; como uma ovelha sendo levada ao matadouro... Ele foi cortado da terra dos vivos pelo pecado do meu povo, que merecia o castigo. E sua sepultura foi posta entre os ímpios... Embora ele não tivesse feito injustiça... Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer... Embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Meu servo justo justificará a muitos e levará a iniquidade deles...” (versículos 7-11).

O Servo Justo de Deus teve que morrer como o cordeiro sacrificado pelos meus pecados! Meus! Tudo começou a fazer sentido. O sacrifício de Caim e Abel fez sentido. Os sacrifícios mencionados na Torá fizeram sentido. O serviço do Santuário descrito na Torá fazia sentido.

Regozijei-me pois os velhos eventos familiares que aprendi na escola hebraica e que eu tinha lido na Bíblia vieram à luz. O sacrifício de Abel foi aceito e o de Caim não foi porque Abel tinha um cordeiro para oferecer, um substituto, um sacrifício de sangue. Caim trouxe apenas frutas, não um sacrifício de sangue. A fruta não podia ser abatida, não podia suportar seus pecados. Deus testou Abraão pedindo que ele sacrificasse seu filho. Isaque não precisou ser sacrificado porque o próprio Deus providenciou um sacrifício, um carneiro que poderia ser abatido, poderia derramar sangue e poderia tomar o lugar dele. O sangue de cordeiros associado aos dias santos todos começaram a fazer sentido. A razão do sangue dos cordeiros nos umbrais das portas durante a Páscoa se encaixou.

Esta foi a resposta para a minha ansiedade, a resposta para as minhas perguntas. Embora eu pensasse que era praticamente bom, ainda estava carregando culpa por todas as minhas falhas e erros. A partir dessas passagens, descobri que tinha sido perdoado e fui libertado de toda a culpa. Eu entendi que Deus iria nos enviar um profeta judeu que seria o Filho de Deus e que Ele morreria como o cordeiro sacrificial pelos meus pecados. Eu não sabia muito sobre Y'shua, além de que ele era um judeu que morreu na cruz e que os cristãos diziam que Ele morreu pelos seus pecados. Tudo se juntou: Y'shua é o cordeiro das ofertas sacrificiais judaicas.

Depois de ler as Escrituras Hebraicas, tive medo de ler os Evangelhos, os livros que registram a vida de Y'shua. Fiquei feliz em descobrir que Ele viveu como judeu e morreu como judeu. Ele manteve as leis da Torá. Era Seu costume regular estar nos cultos na sinagoga no Shabbat; Ele comia apenas alimentos biblicamente kosher, observava os dias santos e demonstrava profundo respeito por sua mãe. Ele era completamente judeu.

Eu sabia em meu coração que todas as minhas boas ações, todas as minhas mitzvot, não podiam apagar meus pecados passados. Eu precisava ter minha culpa removida; eu precisava de um substituto; e eu precisava de um sacrifício de sangue. E Y'shua foi quem Deus deu para fazer exatamente essas coisas. Eu precisava de uma experiência como o rei Davi orou no Salmo 51: “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado... Limpa-me com hissopo até que eu esteja puro; lava-me até ficar mais branco que a neve... Forma um coração puro para mim, ó Deus; cria em mim um espírito inabalável.” (Versículos 4, 9 e 12). Isaías, capítulo 53, versículo 6, explicou tudo: "E o SENHOR fez cair sobre ele a culpa de todos nós."

Comecei a entender como todos os meus padrões de pensamento pecaminosos, todos os meus hábitos pecaminosos poderiam ser tirados de mim e depositados no Cordeiro de Deus, Y'shua, o Messias. Que libertação, que alegria, que liberdade! O peso da culpa foi removido. O sentimento

 que tive não pode ser descrito, apenas experimentado. Y'shua não apenas levou o registro de minhas más ações, maus motivos e intenções para longe, mas Ele também tomou sobre si toda a dor e mágoa que eu havia experimentado de outras pessoas. Isso me liberou para poder perdoar aqueles que me prejudicaram. Ao pensar em como Ele perdoou de bom grado os pecados que cometi contra Ele, isso me libertou para perdoar aqueles que pecaram contra mim. Esta foi a maior descoberta da minha vida. Pelo poder de Deus, agora eu tinha a capacidade de perdoar os outros e de me perdoar. Isso causou uma grande cura em minha própria mente e em meus relacionamentos.

Naquela época, percebi que tinha perdão e liberdade pelos erros do passado e eu também percebi que precisava de um poder diferente de mim para me impedir de pecar. Eu estava de pleno acordo com o rei Davi enquanto orava para que Deus “renove em mim o Espírito reto”. Deus também revelou esse aspecto do papel do Messias no capítulo 53 de Isaías, versículo 10: “embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias.” Depois que Ele morreu como oferta por meus pecados, Ele ressuscitou dos mortos e teve uma vida longa. Y'shua está vivo e está trabalhando em meu nome no santuário no céu. Por estar vivo, Ele é capaz de me dar Seu poder para obedecer. Se isso fosse apenas uma teoria, poderia não significar muito, mas o que eu estou dizendo aqui eu experimentei e pode ser experimentado por todos. Y'shua nunca me decepcionou quando lhe pedi para me dar Seu poder para obedecer, Seu poder para perdoar, Seu poder para desejar o que é bom e certo e resistir ao que está errado. Ele viveu nesta terra como um humano para que Ele pudesse se relacionar com as minhas necessidades. Ele está agora sentado à direita de Deus no céu fazendo intercessão por mim. Eu não sou perfeito, mas Deus ainda não terminou comigo. Ele continua a me mudar de volta à Sua imagem, aquela na qual Ele originalmente criou a humanidade.

Toda a alegria e libertação que experimentei não vieram sem sacrifício e dor. Alguns dos meus familiares e amigos pensaram que eu era meshugah (louco). Eles ficaram alarmados e tentaram me convencer a não seguir o que eu havia encontrado nas Escrituras. Alguns pensaram que era uma fase pela qual eu estava passando e que isso passaria. Ao me aproximar cada vez mais de Deus, meus desejos por várias atividades, conversas e passatempos nos quais eu estava envolvido mudaram. Essas mudanças afetaram algumas das amizades que eu tinha com as pessoas com quem me associava e que continuaram a praticar o estilo de vida que não era mais atraente para mim. A longo prazo, Deus fez todas as coisas para o bem. Deus substituiu os hábitos e estilos de vida negativos por outros mais verdadeiros, mais gratificantes e com propósito. Ao longo dos muitos anos desde que aceitei o Messias em meu coração, meus amigos e familiares viram o impacto positivo que teve em minha vida. Deus mais que abundantemente substituiu os velhos amigos por amizades mais verdadeiras e íntimas. Consegui manter contato com alguns dos velhos amigos que estavam dispostos a aceitar as mudanças que Deus estava fazendo na minha vida.

Eu ainda sou judeu? Certamente. Eu sou um judeu que encontrou o Messias judeu! Hoje me sinto mais judeu do que nunca. Sou muito grato pela cultura judaica e minha herança judaica. Hoje o judaísmo tem mais significado para mim do que nunca. É mais cheio, mais profundo, mais prático e mais completo. Sou capaz de seguir as leis de Deus associadas ao judaísmo mais plenamente agora do que nunca porque não sou eu tentando cumprir as leis de Deus; agora é Deus trabalhando através de mim para cumprir Suas leis. Trilhar o caminho de Deus não é mais um fardo, é uma alegria.

Se você quiser experimentar a alegria de ter seus pecados perdoados, aceite Y'shua e Sua promessa de perdão. Se você deseja remover o poder que o pecado exerce sobre sua vida, aceite a morte de Y'shua como seu substituto. Se você deseja obter vitória completa sobre hábitos, pensamentos, motivos, desejos e ações erradas, aceite Y'shua e Seu poder. Se você quiser perdoar aqueles que o machucaram, aceite Y'shua e Seu amor. Se você quer se libertar da raiva ou da tristeza e, em vez disso, deseja se encher de alegria e paz, aceite Y'shua e o plano Dele para a sua vida. Você pode inclinar a cabeça e conversar com Ele sobre isso agora. Sua oração pode ser algo assim: “Senhor Deus, Rei do universo, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, Te convido a se tornar real para mim. Revele a Sua verdade, o Seu amor e o Seu plano para mim. Estenda a mão e toque meu coração. Meus ouvidos estão abertos para conhecer a Sua verdade sobre o Messias. Eu quero que Tu me guie e me dirija nos Seus caminhos. Eu preciso da Sua paz, do Seu perdão, da Sua misericórdia e do Seu poder. Entre na minha vida e viva Sua vida em mim, através de mim e por mim. Por Sua honra e Sua glória, em Seu Santo Nome. Amém."

Por que um bom garoto judeu de Nova York acredita que Y'shua é o Messias judeu? Leia as Escrituras Hebraicas do começo ao fim, orando todos os dias para que Deus o leve à verdade e você saberá por si mesmo!

–– Jeff Zaremsky

Lição 7. Revisão

Para pensar:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.