Lição 4. Moisés (Moshe) - O Libertador

Moisés (Moshe) - O Libertador

Na lição 3, aprendemos como Deus ajudou José a perdoar seus irmãos. Deus trabalhou através de José para trazer sua própria família para o Egito. Agora vamos descobrir o que aconteceu com essa grande família, os israelitas. Veremos também que inspiração nos espera da vida de um dos maiores homens que já viveram - Moisés.

Você consegue se imaginar sendo tirado de sua casa e depois cercado por uma cultura completamente diferente? Imagine fugir por causa de algo que você fez. Eventualmente, você chega ao lugar onde sabe que Deus é o único que pode ajudá-lo.

Essa foi a experiência de Moisés. Nas próximas lições, vamos apreciar como Adonai o usou como Seu construtor de templo, escritor da Torá, legislador, educador de saúde e libertador. Nesta lição, vamos ler como Moisés foi usado para libertar o povo de Deus da escravidão egípcia. Também veremos 15 pontos (A-O) de como a vida de Moisés é representativa do Grande Libertador, o Messias.

1. Muitos anos depois da morte de José, um novo rei surgiu no Egito. Como ele tratou os israelitas?

José morreu ... e toda aquela geração. Mas os israelitas ... multiplicaram-se e aumentaram grandemente ... Um novo rei se levantou sobre o Egito que não conhecia José ... disse: "Tratemos eles astutamente para que não aumentem”; “… Põe vigias sobre eles para oprimi-los com trabalho forçado” ... “Quando você fizer parto de mulheres hebréias olhe para o berço; se for um menino, mate-o.” Êxodo 1: 6-8, 10-11, 16.

2. Sob essas condições horríveis, como Deus salvou milagrosamente Moisés da morte quando ele era um bebê?

Uma mulher concebeu e escondeu-o por três meses. Quando ela não podia mais escondê-lo, ela pegou uma cesta de junco para ele ... Ela colocou a criança nela e a colocou entre os juncos às margens do Nilo ... A filha do Faraó desceu para tomar banho ... Ela espiou a cesta ... Quando ela abriu, viu que era uma criança, um menino chorando. Ela teve pena dele e disse: “Esta deve ser uma criança hebréia.” Então sua irmã disse à filha do Faraó: “Devo ir buscar uma hebréia para amamentar e cuidar da criança para você?” E a filha do Faraó disse a ela “sim”. Então a moça foi e chamou a mãe da criança. E a filha do Faraó disse a ela: “Leve esta criança e cuide dela para mim e eu pagarei seu salário.” Então a mulher pegou a criança e cuidou dela. Quando a criança cresceu, ela o trouxe para a filha do Faraó, que fez dele seu filho. Êxodo 2:2-5, 9-10.

**Ponto A: Ele foi salvo da morte quando um bebê.**

3. Enquanto Moisés crescia para a idade adulta, ele sabia que era judeu. Como ele tentou, com sua própria força, libertar o povo judeu da servidão?

Ele encontrou seus parentes e testemunhou seus trabalhos. Ele viu um egípcio espancar um hebreu, um de seus parentes. Virou-se para um lado e para o outro e, não vendo ninguém, matou o egípcio e escondeu-o na areia. Êxodo 2:11-12.

4. Qual foi o resultado da decisão de Moisés de usar sua própria força em vez de esperar que Deus revelasse como usaria Moisés para nos libertar?

Quando Faraó soube do assunto, ele procurou matar Moisés; mas Moisés fugiu do Faraó. Ele chegou na terra de Midiã. Êxodo 2:15.

Moisés cometeu o mesmo erro que Abraão e Jacó fizeram ao tentar cumprir a vontade de Elohim por seu próprio poder.

5. Que lição importante Moisés precisou aprender no deserto antes que Deus pudesse usá-lo como Seu libertador?

“Não por força nem por poder, mas pelo Meu espírito”, disse o SENHOR dos Exércitos. Zacarias 4:6.

Não é pelo nosso desejo, nosso poder, nossas habilidades intelectuais, nossos talentos, nossas habilidades ou nossa sabedoria que as coisas para Deus são finalmente cumpridas, mas é pelo Espírito do Senhor trabalhando através de nós que produz quaisquer realizações, boas ações, ações justas, mitzvahs e atos de bondade e amor.

6. Depois que Moisés passou 40 anos na terra de Midiã como pastor de ovelhas, Deus falou a ele de uma maneira única e o convocou para libertar os filhos de Israel da escravidão.

Deus chamou-o para fora do arbusto: "Moisés! ... Eu sou", disse Ele, "o Deus de vosso pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó ... Tenho visto a opressão sobre o Meu povo ... sim, estou ciente dos seus sofrimentos. Eu desci para resgatá-los ... Eu enviarei você ... e você libertará Meu povo ...” Êxodo 3:4-6, 8, 10.

**Ponto B: Deus O chamou para libertar Seu povo da escravidão.**

7. Não mais arrogante, como Moisés respondeu humildemente?

Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para que eu vá ...?" Êxodo 3:11.

8. Como Deus respondeu ao medo de Moisés e o que Deus queria que os filhos de Israel fizessem quando fossem libertados?

E Ele disse: “Eu estarei com você ... E quando você libertar o povo ... você deve adorar a Deus.” Êxodo 3:12.

**Ponto C: Ele levou as pessoas a adorarem a Deus.**

9. O Faraó se recusou a dar liberdade ao povo porque ele não queria perder o trabalho gratuito que estavam prestando. Como resultado, Elohim enviou dez terríveis pragas ao Egito. Depois que as dez pragas caíram sobre o Egito, os filhos de Israel foram libertados. Deus nos levou através do deserto até o Mar Vermelho. Quando o exército do Faraó saiu atrás de nós, o que dissemos a Moisés que revelou nossa falta de fé?

“Foi por falta de sepulturas no Egito que você nos levou para morrer no deserto? O que você fez conosco nos tirando do Egito? Não é isto que dissemos no Egito: 'Nos deixe e serviremos aos egípcios, porque é melhor para nós servir aos egípcios do que morrer no deserto?'” Êxodo 14:11-12.

Ver milagres não é suficiente para nos dar fé para nos firmar em tempos de dificuldade. Como Abraão, Jacó, José e Moisés, precisamos aprender a confiar em Deus em todas as circunstâncias. Quando fazemos isso, nosso amor por Ele cresce.

10. Qual foi a resposta de Moisés à desconfiança das pessoas?

Mas Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Fiquem firmes e testemunhem a libertação que o SENHOR fará por vocês hoje ... O SENHOR lutará por vocês; mantenham sua paz.” Êxodo 14:13-14.

Em face da morte certa, a fé de Moisés permaneceu firme porque ele aprendeu a fazer de Deus sua força. Deus realizou o milagre de separar as águas e trouxe os filhos de Israel por meio do Mar Vermelho em terra seca. Quando o exército do Faraó tentou perseguir os filhos de Israel, Deus permitiu que o mar retornasse ao seu estado natural e todos os soldados do Faraó se afogaram.

**Ponto D: Ele realizou milagres.**

11. Logo após essa poderosa experiência, os filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai. Este é o lugar onde Deus chamou Moisés até o topo da montanha para 40 dias de jejum e comunhão com Ele. Durante esse tempo, Deus deu a Moisés os dez mandamentos escritos em duas tábuas de pedra. Que tipo de rebelião os filhos de Israel se envolveram enquanto Moisés estava no Monte Sinai?

Quando o povo viu que Moisés demorava tanto a descer da montanha, o povo se reuniu contra Arão e disse-lhe: “Vinde, faze-nos um Deus que nos preceda, pois aquele homem Moisés que nos tirou da terra do Egito - nós não sabemos o que aconteceu com ele.” Arão ... fundiu um molde e fez um bezerro fundido. Êxodo 32:1-4.

**Ponto E: Ele jejuou no deserto quarenta dias e noites.**

**Ponto F: Ele foi rejeitado por muitas das pessoas que ele tentou salvar.**

**Ponto G: Ele proclamou a lei de Deus para o povo.**

12. Como Deus testou a fidelidade e o amor de Moisés pelas pessoas que duvidavam da liderança de Deus?

O SENHOR disse ainda a Moisés: “Eu vejo que este é um povo teimoso. Agora deixa-Me, que a minha ira resplandeça contra eles e possa destruí-los e farei de você uma grande na ção.” Êxodo 32:9-10.

13. Como Moisés reagiu quando Deus ameaçou destruir todo o povo? Como isso demonstra seu amor altruísta por Adonai e por nosso povo durante esse tempo em que o rejeitamos? Até onde Moisés estava disposto a ir para resgatar essa multidão rebelde?

Eu me joguei diante do SENHOR, sem pão e sem beber água, quarenta dias e quarenta noites ... por causa do grande erro que vocês cometeram ... então eu ... intercedi ..." Moisés implorou ao SENHOR seu Deus dizendo: “Não resplandeça a tua ira, ó Senhor, contra o teu povo a quem tu libertaste ... Agora, se perdoardes o seu pecado; mas, se não, me apagues do registro que tu escreveste!” Deuteronômio 9:18-20, Êxodo 32:11, 32.

Moisés intercedeu pelo povo. Moisés também foi mais longe do que apenas interceder; ele estava disposto a ter seu nome retirado do livro da vida pelas pessoas que estavam se rebelando contra Deus. Moisés estava disposto a ser o substituto dos pecadores.

**Ponto H: Ele intercedeu pelos pecados das pessoas.**

**Ponto I: Ele estava disposto a morrer no lugar daqueles que pecaram.**

14. Quando Moisés humildemente pediu para ver a presença de Deus, como Deus Se revelou a Moisés?

O SENHOR passou diante dele e proclamou: "O Senhor! O Senhor! Deus compassivo e misericordioso, tardio em irar-se, rico em bondade e fidelidade, estendendo bondade para milhares, perdoando a iniquidade, a transgressão e o pecado; todavia, não deixa o culpado sem punição...” Êxodo 34:6-7.

**Ponto J: Ele viu a presença de Deus.**

15. No primeiro ano de viagem pelo deserto, encontramos os filhos de Israel se rebelando contra Elohim e desobedecendo-O. Isso tornou a vida extremamente difícil para Moisés. Apesar disso, vemos o servo de Deus, Moisés, continuamente respondendo com amor, misericórdia, paciência, força, justiça e obediência a Deus. Moisés foi chamado o homem mais humilde da terra (Números 12:3). Qual foi uma das maneiras pelas quais Moisés nos mostrou o que é a verdadeira humildade?

Moisés disse ao SENHOR: “Deixe-me saber seus caminhos, para que eu possa conhecê-lo e continuar em seu favor ... a menos que você vá na frente, não nos faça deixar este lugar.” Êxodo 33:12-13, 15.

**Ponto K: Ele foi humilde.**

**Ponto L: Ele fez a vontade de Deus e não a sua.**

Moisés viveu 120 anos. Sua vida é dividida em três períodos de 40 anos. Durante os primeiros 40 anos, Moisés era tudo. Ele seria o próximo Faraó e ele libertaria o povo judeu. Nos 40 anos seguintes, Moisés não era nada. Ele era um pastor de ovelhas no deserto. Ele respondeu ao chamado de Deus dizendo: "quem sou eu para ir?" Nos últimos 40 anos da vida de Moisés, Deus era tudo! Você e eu podemos não ter 120 anos de vida. Que emoção saber que podemos render o orgulho e a insegurança e passar para o “estágio 3” agora mesmo e permitir que Deus seja tudo para nós. Como Moisés, podemos nos determinar a conhecer a Deus, conhecer Seus caminhos, andar em Seu favor e deixar que Deus nos conduza.

16. Qual é uma das maneiras pelas quais Deus descreveu o Messias a Moisés?

O SENHOR me disse: “Eu levantarei um profeta para eles dentre o seu próprio povo, como você. Eu vou colocar minhas palavras em sua boca e ele falará com eles tudo o que eu lhe ordenar, e se alguém deixar de ouvir as palavras que Ele fala em Meu nome, Eu mesmo o chamarei para prestar contas.” Deuteronômio 18:17-19.

**Ponto M: Ele era um profeta.**

**Ponto N: Ele falou as palavras de Deus em nome de Deus.**

**Ponto O: As pessoas eram responsáveis por seguir o que ele dizia.**

17. Em revisão, existem 15 maneiras diferentes pelas quais a vida de Moisés prefigurou o Messias. Quais eram elas?

- Ponto A: Ele foi salvo da morte quando era bebê.

- Ponto B: Deus O chamou para libertar Seu povo da escravidão.

- Ponto C: Ele levou as pessoas a adorarem a Deus.

- Ponto D: Ele realizou milagres.

- Ponto E: Ele jejuou no deserto quarenta dias e noites.

- Ponto F: Ele foi rejeitado por muitas das pessoas que ele tentou salvar.

- Ponto G: Ele proclamou a lei de Deus para o povo.

- Ponto H: Ele intercedeu pelos pecados das pessoas.

- Ponto I: Ele estava disposto a morrer no lugar daqueles que pecaram.

- Ponto J: Ele viu a presença de Deus.

- Ponto K: Ele foi humilde.

- Ponto L: Ele fez a vontade de Deus e não a sua.

- Ponto M: Ele era um profeta.

- Ponto N: Ele falou as palavras de Deus em nome de Deus.

- Ponto O: As pessoas eram responsáveis por seguir o que ele dizia.

Estas são apenas algumas das áreas em que a vida do Grande Libertador, o Messias, é prefigurada nas Escrituras Hebraicas.

Adonai pode dar-lhe a capacidade de ser amoroso e corajoso ao enfrentar tempos difíceis, assim como fez para Moisés. Você já se viu enfrentando tempos difíceis, precisando de energia para lidar com isso? Deus é esse poder, e Ele se torna disponível para nós através da oração. Apenas fale com Ele como se Ele fosse um amigo ao seu lado, e Ele lhe fornecerá a força que você precisa diariamente. Ao aproximar-se de Deus dia a dia, Ele se tornará mais e mais real para você e lhe dará humildade, força e coragem, assim como deu a Moisés.

Na nossa próxima lição, “Moisés, o Construtor do Templo”, estudaremos sobre o primeiro Templo Judeu. Foi projetado pelo próprio Deus e construído sob a liderança de Moisés. Com o seu Designer celestial, foi sem dúvida o mais importante templo já desenhado. Mais importante ainda, o “Templo” de Deus, como a vida de Moisés, prefigurou a obra de Deus para nós, assim como a obra do Messias.

Lição 4. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.