Lição 5. Moisés (Moshe) - O Construtor do Templo

Moisés (Moshe) - O Construtor do Templo

Esta lição é sobre o primeiro Templo Judeu já construído. Na nossa última lição, aprendemos como a vida do nosso grande líder Moisés prefigurou ou apontou para o Messias, nosso libertador, em quinze maneiras diferentes (pontos A-O). Nesta lição, veremos mais 11 pontos (P-Z) mostrando como o primeiro Templo Judaico, assim como a vida de Moisés, prefigurou o Messias, a esperança de Israel!

Quando o povo judeu deixou o Egito, eles foram levados ao Monte Sinai. Deus chamou Moisés para a montanha para estar com Ele por quarenta dias. No Monte Sinai, Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos e um padrão específico para a construção do Templo. O Templo também é chamado de Santuário, Mishkan ou Tabernáculo.

1. Como Moisés soube projetar e construir o Santuário?

O SENHOR falou a Moisés, dizendo: "... Façam tudo como eu vou lhe mostrar - conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio." Êxodo 25:1, 9.

As pessoas construíram o tabernáculo, mas Deus foi o arquiteto.

2. Esse Tabernáculo foi construído para imitar o que?

"Ele construiu o Santuário parecido com o Céu..." Salmos 78:69.

Como veremos em lições futuras, o trabalho do Santuário terrestre nos fala sobre o que Deus está fazendo no Céu.

3. O que Moisés construiu dentro deste Santuário ou tabernáculo?

"Eles devem fazer uma arca de madeira de acácia... Sobrepor com puro ouro." Êxodo 25:10-11.

4. O que haveria de estar dentro dessa distinta arca?

"E depositai na arca [as tábuas] da Aliança que lhe darei... Quando terminou de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra inscritas com o dedo de Deus." Êxodo 25:16; 31:18.

Os Dez Mandamentos foram tão especiais que foram colocados dentro da Arca da Aliança, a Arca do Concerto.

5. Qual foi um dos propósitos de Deus para o Seu Templo ou Santuário?

"E façam-me um santuário para que eu possa morar entre eles." Êxodo 25:8.

Elohim usou o Santuário como uma demonstração de que Ele quer habitar conosco. Que pensamento lindo que Deus quer estar conosco! Nosso Deus não é um Deus distante, mas alguém que está por perto. Ele está conosco em nossos momentos de alegria e riso, assim como em nossos momentos de dor e tristeza. O termo hebraico "Emanuel" ("Deus conosco") nos ajuda a experimentar uma sensação de conforto e esperança. Ele está com você agora mesmo enquanto você está lendo esta lição. Revelar um Deus que é íntimo, amoroso e compassivo é um dos propósitos do Santuário, assim como um dos propósitos do Messias.

6. Onde neste lindo santuário Deus se encontraria conosco?

"Lá eu vou encontrar com você e eu vou comunicar com você - de acima da cobertura, entre os dois querubins que estão no topo da Arca da Aliança." Êxodo 25:22.

Esta seção do Tabernáculo de Deus foi chamada de Santíssimo. A parte superior da Arca da Aliança foi chamada de propiciatório. Foi aqui, entre dois anjos de ouro esculpidos, que Elohim se encontraria com o Seu povo. O Propiciatório de Deus estava acima de Sua lei. Nos Salmos diz que "a misericórdia e a verdade se encontram... se beijaram." (Salmo 85:11) É aqui, no Lugar Santíssimo de Deus, que misericórdia e verdade, amor e lei, graça e juízo são misturados em harmonia.

7. Quais são as outras cinco peças significativas de mobiliário que Deus orientou Moisés a construir?

"Você deve fazer uma mesa... E na mesa você deve definir o pão da proposição... Você deve fazer um candelabro de ouro puro... Faça suas sete lâmpadas... para dar a luz na frente... Você deve fazer um altar para queima de incenso... Faça uma pia de cobre... para lavar... Coloque água nela... Ele fez o altar para o holocausto." Êxodo 25:23, 30; 31:37; 30:18-19; 38:1.

Cada peça de mobília do Templo de Deus foi projetada por Deus segundo o padrão celestial para nos ensinar mais sobre o amor de Deus por nós. O altar dos holocaustos era onde os israelitas sacrificavam animais para receber o perdão dos pecados. (Vamos elaborar mais sobre isso na questão 9). A pia para lavar simbolizava a limpeza da culpa e contaminação do pecado que Deus faz em nossas vidas depois que recebemos o Seu perdão. O candelabro ou menorah demonstrou a luz contínua de Adonai brilhando em nossas vidas, nos guiando e dirigindo. O rei Davi se referiu à Palavra de Deus como uma lâmpada para nossos pés. A mesa e o pão da proposição mostravam a provisão de Deus para nós e o Seu desejo de absorver ou internalizar as verdades em nossas vidas. O altar de incenso era onde os levitas, os líderes espirituais, oravam pelos filhos de Israel. Isso nos lembra de estar continuamente orando uns pelos outros.

8. De onde vieram os materiais para construir o Santuário de Deus?

"Homens e mulheres, a todos cujos corações se moveram, todos os que fariam uma oferta de ouro ao Senhor, vinham trazendo broches, brincos, anéis e pingentes - objetos de ouro de todos os tipos." Êxodo 35:22.

Elohim projetou o Templo, mas nós o construímos e pagamos com as finanças que Deus proveu para nós. Os egípcios nos deram joias em seu desejo de se livrar de nós depois de todas as pragas. Nós demos as joias a Deus para a construção e manutenção do Seu Templo.

9. Para que o Santuário foi usado principalmente?

"Se qualquer pessoa... incorre em culpa fazendo qualquer das coisas pelas quais os mandamentos do Senhor não devem ser feitos e ele percebe sua culpa - ou o pecado do qual é culpado... ele deve trazer uma cabra sem defeito como sua oferta pelo pecado que é culpado. Porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado e a oferta pelo pecado será abatida no lugar da oferta queimada. O sacerdote tomará... um pouco do seu sangue e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto de seu sangue ele derramará na base do altar... Assim o sacerdote fará expiação por ele e ele será perdoado." Levítico 4:27-31.

A principal atividade diária que ocorreu no primeiro Templo Judaico foi o sacrifício de animais como substitutos para os pecados das pessoas. Vimos na lição um, quando Abraão estava prestes a sacrificar seu filho Isaque, Adonai proveu um carneiro preso no mato de um arbusto para ser usado como um substituto para o filho de Abraão. Foi através do sacrifício do animal por seus pecados que o povo judeu recebeu perdão. Não era que Deus apreciasse o abate de animais, mas eles, assim como a vida de Moisés e o resto do Templo, estavam prefigurando a vida e a obra do Messias. Isaque perguntou a seu pai: "Onde estão as ovelhas para a oferta?" Abraão disse: "Deus cuidará das ovelhas para Sua oferta." Deus providenciou Sua própria oferta por providenciar o Messias por nós.

10. De acordo com Moisés e a Torá, existe alguma maneira de receber a expiação - purificação e perdão dos pecados - sem ter que derramar sangue?

"Pois a vida da carne está no sangue, e Eu o dei a vocês para fazerem expiação por si mesmos no altar; é o sangue que faz expiação pela vida." Levítico 17:11.

Um sacrifício de sangue era o único caminho que Elohim prescreveu para que recebêssemos o perdão dos pecados. Sem o derramamento de sangue, não havia perdão. Essa foi a diferença entre os sacrifícios de Caim e Abel. Dois dos filhos de Adão e Eva eram Caim e Abel. Caim ofereceu a Deus um sacrifício de frutas e legumes, e Abel deu a Deus o sacrifício que Ele havia pedido, um cordeiro. O sacrifício de Caim não continha sangue e não foi aceito, enquanto o de Abel era um sacrifício de sangue e Deus o aceitou. (Novamente, não é que Deus queira o derramamento de sangue, mas o pecado é tão sério que exige a morte. A lei e a justiça de Deus exigem a morte do pecador ou um substituto aceitável que Deus escolheu). Aqui novamente vemos a obra do Messias sendo prefigurada.

**Ponto P: O Messias morreria como sacrifício pelo perdão dos nossos pecados, simbolizados pelos cordeiros do Santuário.**

11. De acordo com o livro dos Salmos, quantos de nós precisamos dessa expiação - limpeza e perdão pelos pecados?

"Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." Salmo 14:3.

Nenhum de nós é perfeito, nem um sequer. Todos nós cometemos erros; todos nós precisamos do perdão de Deus e da limpeza de nossos registros e consciências.

12. O profeta judeu Isaías usou a ilustração dos sacrifícios de cordeiros e cabras para representar a obra do Messias sendo nosso substituto sacrificial.

"Ele foi desprezado, rejeitado pelos homens, um homem de sofrimento... nós não o consideramos de modo algum. No entanto, era nossa enfermidade que ele estava suportando, nosso sofrimento que ele suportou. Nós o consideramos atormentado, ferido e afligido por Deus; mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossas iniquidades. Ele suportou o castigo que nos tornou íntegros, e por suas feridas fomos curados. Todos nós nos perdemos como ovelhas, cada um seguindo seu próprio caminho; e o SENHOR visitou sobre ele a culpa de todos nós. Ele foi maltratado, mas foi submisso, não abriu a boca; como uma ovelha sendo levada ao matadouro... Pois Ele foi cortado da terra dos vivos pelo pecado de meu povo que merecia a punição. E o seu sepulcro foi posto entre os ímpios e os ricos na sua morte - embora não houvesse feito injustiça e não houvesse falado mentiras... Fez para si mesmo uma oferta por culpa, podia ver descendentes e ter vida longa e que através dEle o propósito do Senhor podia prosperar. De sua angústia ele a verá; Ele deve aproveitar ao máximo através de Sua devoção. 'O meu servo justo faz os muitos justos é o castigo que Ele tem; Dar-lhe-ei os muitos como a sua porção; ele receberá a multidão como seu despojo. Pois Ele se expôs à morte e foi contado entre os pecadores, ao passo que Ele levou a culpa de muitos e intercedeu pelos pecadores.'" Isaías 53:3-12.

Há muito que digerir nestes versos. Seria bom reler novamente esses importantes versos antes de olhá-los ponto a ponto. Observe com que frequência o conceito do Messias como nosso substituto é aludido.

**Ponto Q: Nós não O consideramos de forma alguma; Ele não recebeu a honra completa que Ele merecia.

Ponto R: Sua sepultura estava com os maus e os ricos.

Ponto S: Ele seria ressuscitado dos mortos para ver a prole (seguidores) e ter vida longa.

Ponto T: Ele não fez injustiça e não falou falsidade.**

13. Que sinal incrível Adonai deu ao profeta Isaías para nos contar sobre o Messias?

"Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a jovem conceberá e dará à luz um filho e chamará o seu nome Emanuel." Isaías 7:14.

Muitos estudiosos interpretam "jovem" no sentido de que ela ainda era uma virgem. Se a moça mencionada aqui fosse meramente uma jovem que dava à luz a uma criança, isso não seria um grande sinal de Deus. A palavra hebraica usada aqui é "almah" (המלע). "Almah" é muitas vezes traduzida como virgem em vez de jovem. (Veja Gênesis 24:43, 16, por exemplo). É possível que uma virgem dê à luz? Lembre-se, Deus deu a Abraão e Sara uma criança miraculosa, Isaque, depois que Sara passou muito tempo da idade fértil. Nada é impossível para Deus.

A palavra “Emanuel” usada neste texto significa “Deus conosco”. Na questão 5, lemos que Elohim disse a Moisés que Seu estar conosco era um dos propósitos do Santuário. Mais uma vez nos é mostrado como o Santuário representou o Messias. Este filho miraculoso, que seria um “sinal” de Deus, nasceria de uma virgem e seria conhecido como “Deus conosco”. Quando o Santuário foi originalmente construído, foi colocado bem no centro de todas as tribos de Israel. Deus quer estar no centro de nossas vidas; Ele quer estar conosco.

**Ponto U: O Messias nasceria de uma virgem como um sinal de Deus.

Ponto V: O Messias seria Emanuel "Deus conosco".**

14. O que o profeta judeu Isaías nos disse sobre esse filho extraordinário?

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. E a autoridade se instalou em seus ombros. Ele foi chamado: 'Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.'" Isaías 9:5.

15. De que cidade era essa jovem para dar à luz essa criança notável que seria “Deus conosco”?

"E tu, ó Belém de Efrata, menor entre os clãs de Judá, de ti sairá um para governar a Israel por Mim - Suas origens são antigas." Miquéias 5:1.

**Ponto W: O Messias “cuja origem é antiga” nasceria na cidade de Belém.**

16. Temos outros exemplos da Torá onde Adonai tomou forma humana e viveu entre nós?

"Jacó foi deixado sozinho. E um homem lutou com ele... Disse o outro: 'Qual é o seu nome?' Ele respondeu: 'Jacó.' Disse ele: 'O teu nome não será mais Jacó e sim Israel, porque tens lutado com Deus e com o homem e tens prevalecido.' Jacó nomeou o lugar de Peniel, significando: 'Eu vi um ser divino face a face, mas minha vida foi preservada.'" Gênesis 32:25-28, 31.

Peniel significa literalmente o rosto de Deus. Jacó lutou face a face com Deus enquanto Deus estava velando a Si mesmo como homem. Quando Jacó percebeu que era Deus com quem ele havia lutado, chamou o lugar de Peniel - face de Deus. Outro exemplo é quando Deus apareceu a Abraão como homem. (Veja Gênesis 18:1-2).

**Ponto X: Ele seria o Messias como Emanuel, Deus conosco; contudo, Ele habitaria conosco como homem.**

17. De que maneira o profeta judeu Isaías e o rei Davi profetizaram que nosso Messias morreria?

"As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam... Minha vida se esvai: todos os meus ossos estão desarticulados; meu coração é como cera, derretendo dentro de mim; meu vigor secou como um caco de barro, minha língua se me apega ao céu da boca; assim me deitas no pó da morte... malfeitores me rodeiam; traspassaram-me as mãos e pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes." Isaías 50:6; Salmo 22:15-19.

O Messias seria açoitado e espancado. Ele seria insultado e cuspido. Ele teria suas mãos e pés machucados enquanto outros olhavam. É espantoso que o rei Davi tenha descrito essa forma de morte causada por ser perfurado e pendurado pelas mãos e pelos pés. Esta forma cruel de execução usada pelos romanos não foi inventada até centenas de anos depois que o rei Davi escreveu essa profecia.

**Ponto Y: Em sua morte, seus ossos sairiam das juntas.

Ponto Z: Suas mãos e seus pés seriam atacados.**

Quando as mãos do Messias foram pregadas na cruz por nossos pecados, Ele gravou nossos nomes em Seu coração. O amor de Elohim por você é profundo e eterno; Ele nunca vai esquecer de você. As palavras não podem descrever um amor que é maior que o amor que Deus tem por você.

Vamos rever os quinze modos pelos quais a vida de Moisés prefigurou o Messias e também olhar para os onze pontos identificadores que acabamos de ler da Palavra de Deus:

- **Ponto A:** Ele foi salvo da morte quando era bebê.

- **Ponto B:** Deus O chamou para libertar Seu povo da escravidão.

- **Ponto C:** Ele levou as pessoas a adorarem a Deus.

- **Ponto D:** Ele realizou milagres.

- **Ponto E:** Ele jejuou no deserto quarenta dias e noites.

- **Ponto F:** Ele foi rejeitado por muitas das pessoas que ele tentou salvar.

- **Ponto G:** Ele proclamou a lei de Deus para o povo.

- **Ponto H:** Ele intercedeu pelos pecados das pessoas.

- **Ponto I:** Ele estava disposto a morrer no lugar daqueles que pecaram.

- **Ponto J:** Ele viu a presença de Deus.

- **Ponto K:** Ele foi humilde.

- **Ponto L:** Ele fez a vontade de Deus e não a sua.

- **Ponto M:** Ele era um

 profeta.

- **Ponto N:** Ele falou as palavras de Deus em nome de Deus.

- **Ponto O:** As pessoas eram responsáveis por seguir o que ele dizia.

- **Ponto P:** O Messias morreria como sacrifício pelo perdão dos nossos pecados simbolizados pelos cordeiros do Santuário.

- **Ponto Q:** Nós não O consideramos de forma alguma; Ele não recebeu a honra completa que Ele merecia.

- **Ponto R:** Sua sepultura estava com os maus e os ricos.

- **Ponto S:** Ele seria ressuscitado dos mortos para ver a prole (seguidores) e ter vida longa.

- **Ponto T:** Ele não fez injustiça e não falou falsidade.

- **Ponto U:** O Messias nasceria de uma virgem como um sinal de Deus.

- **Ponto V:** O Messias seria Emanuel "Deus conosco".

- **Ponto W:** O Messias “cuja origem é antiga” nasceria na cidade de Belém.

- **Ponto X:** Ele seria o Messias como Emanuel, Deus conosco; contudo, Ele habitaria conosco como homem.

- **Ponto Y:** Em sua morte, seus ossos sairiam das juntas.

- **Ponto Z:** Suas mãos e seus pés seriam atacados.

As chances de todas as 26 dessas identificações de A a Z serem cumpridas em um indivíduo são quase impossíveis. Mas com um pouco de conhecimento da história, pode-se ver que de A a Z, o Messias judeu profetizado nas Escrituras Hebraicas é Y'Shua! Y'shua é a maneira como o nome dele é pronunciado em hebraico. Significa Salvador. Y’shua era como seus pais judeus se referiam a ele. Quando o nome Y'shua é traduzido para o grego e depois para o inglês, é pronunciado Jesus. Os judeus que aceitam que essas profecias bíblicas apontam para Y’shua como o Messias não deixam de ser judeus. Eles se tornam um judeu que sabe quem é seu Messias judeu. E depois de tê-lo aceito como seu Messias, você pode aceitar a Sua morte pelo perdão e expiação pelos pecados que cometeu. Y'shua se torna seu substituto, carregando seu fardo de culpa e vergonha. Através de Seu divino perdão e aceitação com Adonai, você tem a certeza da vida eterna com Deus. (Para ler como Sua vida cumpriu essas profecias, você pode examiná-la por si mesmo na Bíblia Sagrada sob as seções intituladas Mateus, Marcos, Lucas e João.)

Embora o Messias tenha sido deturpado muitas vezes por aqueles que professam segui-lo, Ele é muito judeu. Ele era circuncidado no oitavo dia, manteve a Páscoa e todos os Dias Santos Judaicos, e Ele regularmente compareceu aos cultos nas sinagogas no Sábado. Ele amava o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e Ele manteve os Dez Mandamentos perfeitamente. Ele nunca foi anti-semita e nunca encorajou ninguém a ser também. Mesmo que ele morreu como o cordeiro de sacrifício aproximadamente 2.000 anos atrás, Sua vida foi prolongada como a Escritura na questão 12 profetizou. Ele está vivo no céu hoje e te ama.

Devemos ter mais do que apenas uma compreensão intelectual das profecias. Você e eu precisamos aceitá-Lo, Y'Shua, como o sacrifício pelos nossos erros a fim de receber o perdão dos nossos pecados pelos quais Ele morreu.

19. Que cicatriz eterna Deus menciona especificamente para nos lembrar que Deus nunca pode nos esquecer por causa do sacrifício do Messias como nosso substituto?

"Eu nunca poderia te esquecer. Veja, Eu te gravei nas palmas das mãos..." Isaías 49:15-16.

20. Como posso receber perdão pelos meus pecados?

"Confesse seus pecados ao Messias, assim como foi feito com as ovelhas no Templo do Santuário."

***

Barbara Gurien estava trabalhando como técnica de ultrassom quando foi a um encontro com um judeu que acreditava em Y’shua como o Messias. Bárbara ficou chocada. Ela nunca conheceu uma pessoa judia que acreditasse dessa forma. Crescendo no Brooklyn, todos que ela conhecia eram judeus, incluindo os professores da escola pública e o carteiro. Embora ela nunca tenha saído com ele novamente, o que ele disse a incomodou profundamente. Ela sabia que se o que ele disse fosse verdade sobre o Messias, isso afetaria muito sua vida.

O que seu avô, um rabino, acharia se ainda estivesse vivo? Um dia, um colega de trabalho deu-lhe uma Bíblia como presente. Ela começou a ler os relatos de Moisés e seus antepassados vagando no deserto e nos tempos em que eles não manifestaram a fé perfeita e seguiram os ensinamentos de Deus. Bárbara começou a perguntar a Deus se ela estava fazendo o mesmo. Ela não estava cumprindo tudo o que Ele queria para ela? Ela estava resistindo ao amor dEle? Mais ou menos nessa época, ela recebeu um convite pelo correio para participar de algumas reuniões bíblicas realizadas em uma igreja chamada Miami Temple. Ela nunca tinha ido a uma igreja em sua vida. Ela não tinha certeza se poderia entrar. Ela se enfiou no fundo e tentou se esconder. Alguém sentou ao lado dela. Inicialmente, ela tentou não olhar para ele, mas descobriu que era alguém que ela conhecia do trabalho. Ele rapidamente a apresentou a dois amigos judeus que também participaram da congregação. Ela nunca prometeu comparecer a outra reunião, mas a cada noite ela se sentia atraída a comparecer. Ela estava sobrecarregada com o Deus amoroso que ela estava aprendendo e as profecias surpreendentes que Deus havia cumprido. Ela chorou de alegria quando decidiu aceitar Y'shua como seu Messias - mas e seus pais? O que eles diriam? Ela estava traindo seu povo? Será que ela poderia se encontrar e se casar com um bom garoto judeu? Ela adiou contar aos pais o máximo que pôde, mas quando não conseguiu mais, contou a eles o que agora acreditava e como estava mais feliz por aceitar o amor de Y'shua. Eles não ficaram nem um pouco felizes. O pai dela ameaçou nunca mais falar com ela nem comparecer ao casamento dela caso ela se casasse. Barbara ficou com o coração partido e chorou durante dias, mas o amor dela por Y'shua a confortou durante esse período difícil. Ao longo de muitos meses, sua família notou o quanto mais em paz Barbara estava desde que ela aceitou Y'shua. Ela estava muito mais segura e contente. Ela tinha mais alegria e amor em seu coração do que antes. Finalmente, depois de muitos meses, seu pai concordou em falar com ela novamente. E dez anos depois, quando Elohim trouxe um bom homem judeu que acredita em Y'shua para a vida de Barbara, seu pai, Irving, andou até o altar e dançou a horah em seu casamento. (Mais da história de Barbara pode ser lida no livro "Twice Chosen".)

***

Samuel Srolovic Jacobson nasceu na Lituânia em um lar judeu ortodoxo amoroso. Ele recebeu instrução religiosa durante toda a sua infância e foi observador de todos os mandamentos bíblicos e tradições judaicas. Sam e sua família participavam de cultos em sua sinagoga toda semana. Eventualmente, toda a família se mudou para a Terra Santa, onde Sam viveu por quatro anos antes de se mudar para o Zimbábue para um emprego mais bem remunerado. Agora, como adulto, Sam começou a ler a Bíblia por si mesmo pela primeira vez em sua vida. Ele estava muito familiarizado com os mandamentos do que fazer e do que não fazer, bem como todas as tradições e escritos rabínicos, mas ele não conhecia as Sagradas Escrituras. Muitos textos bíblicos sobre o Messias saltaram para ele durante os meses em que ele leu, orou e procurou. Sam resistiu fortemente à ideia de que o Messias já havia vindo e que era Y'shua. Mas quanto mais ele lia e estudava, mais difícil se tornava negar isso. Entre os muitos textos que se destacaram em sua mente incluem Daniel 9 (que será abordado em detalhes mais adiante neste livro), Ageu 2:9 e Gênesis 49:10; todos eles indicam que o Messias viria antes do segundo templo ser destruído e o último rei de Judá reinaria. Muitos medos assaltaram Sam enquanto ele pensava em aceitar Y'shua como seu Messias. Sua família o rejeitaria? Ele estava rejeitando eles? Eles ficarão com raiva? O rabino poderia estar errado? Eu ainda serei judeu? Eu serei um traidor? Por mais fortes que eram esses temores, Sam decidiu aceitar o que a Bíblia dizia independentemente das consequências. Quando Sam finalmente aceitou Y'shua, uma paz encheu seu coração. Várias pessoas tentaram persuadir Sam a rejeitar sua fé no Y'shua como o Messias. Um homem até ofereceu a Sam aluguel grátis por três anos se ele desistisse de sua fé. Mas a fé de Sam se tornou muito real e preciosa para ele e não valia a pena desistir disso. Quando Sam aceitou Y'shua, ele pensou que ele era a única pessoa judia no mundo que acreditava que ele o fez, até que alguém o colocou em contato com Frederick C. Gilbert. Gilbert escreveu para Sam, dizendo: “Eu nasci e fui criado um judeu ortodoxo. Mas quão grato sou por Deus que Ele me mostrou a luz do Messias e durante todos esses anos que alegria foi saber que através deste Messias é nosso privilégio ter certeza de que nossos pecados estão perdoados.” A história da vida de Samuel é registrada no livro "The Quest of a Jew."

***

Agora mesmo eu convido você a confessar seus erros a Ele; agradeça a Ele por morrer por você, agradeça a Ele por lhe dar perdão. Peça-Lhe para morar com você, para lhe dar paz e alegria em sua vida. Peça-Lhe para entrar em sua mente e encontrar suas tentações em sua carne humana por você! Receba Sua vitória como sua. Será o começo de uma nova vida para você.

É através do Messias, a semente ou descendente de Abraão, Isaque e Jacó, que todas as nações da terra foram abençoadas! O judeu mais famoso da história cumpriu a promessa de Deus de que todas as nações da terra seriam abençoadas pela descendência de Abraão. Cada pessoa nesta terra foi abençoada pelo perdão que Deus deu ao mundo quando Ele deu o Messias como sacrifício de cordeiro pelos pecados de cada pessoa que aceitar.

As próximas duas lições irão expandir as verdades trazidas nestas últimas duas lições e vão responder a mais perguntas que podem ter vindo à sua mente em relação à Judaicidade de aceitar Y'shua como o Messias.

A Páscoa é um dos momentos mais maravilhosos do ano. Para muitos, traz de volta memórias de tempo para a família, boa cozinha e um tempo para refletir sobre nossa herança judaica. Nossa próxima lição é intitulada "A Páscoa Final". Ela irá responder a muitas perguntas que podem ter vindo à sua mente ao longo dos anos, como: por que escondemos o afikomen? Por que existem três matzahs na cobertura de matzah? Por que Moisés disse ao povo para colocar sangue nas ombreiras das portas? O que eram as páscoas há 2.000 anos?

Lição 5. Revisão

Escolha as respostas certas e preencha todos os campos abaixo:

Invalid Input

Please type your name.

Invalid email address.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.